Porto Iracema das Artes realiza live sobre legado de Paulo Freire em arte e educação

O encontro é online e acontece no dia 24 de agosto, às 15h, no YouTube da escola. Live reúne as professoras Célia Brito e Margarete Sampaio, do Núcleo de Educação Popular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e o antropólogo Carlos Rodrigues Brandão

A Escola Porto Iracema das Artes realiza mais uma live em homenagem ao patrono da educação brasileira, o professor Paulo Freire, e aprofundando seu pensamento. A partir do tema “Andarilhagens do Legado Freireano: Diálogos entre Arte e Educação’‘, as professoras Célia Brito e Margarete Sampaio, do Núcleo de Educação Popular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e o antropólogo Carlos Brandão discutem o pensamento de Freire. O encontro acontece no dia 24 de agosto, às 15h, no YouTube da escola.

Espetáculo de dança da Txai Cia de Danças Populares será apresentado nesta quarta-feira, 25, no YouTube

Espetáculo cultural ‘‘Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar”, realizado pela Txai Cia de Danças Populares, será apresentado nesta quarta-feira, 25, às 19h no Youtube com homenagens e depoimentos

O espetáculo ”Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar”, será transmitido ao vivo, pelo YouTube da Associação Txai Cultura e Arte, nesta quarta-feira, às 19h. O show retrata os pescadores nas narrativas de contação e seu delinear, descobertas e fazeres: amor, dificuldades, crenças, a ‘’Puxada de Rede’’ e a ciranda num contexto elaborado com teatro, dança e música. A estreia conta também com depoimentos de convidados 

A apresentação faz parte do projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” que consiste em ações culturais junto aos Mestres da Cultura, crianças, adolescentes e adultos em diversas atividades artísticas culturais online. 

Neste espetáculo, a Txai Cia de Danças Populares homenageia o ator e diretor cearense Walden Luiz, com mais de 55 anos dedicados ao Teatro. O show também conta com depoimentos da dançarina Ilssikleik Sales, que comenta sobre a sua trajetória no grupo.

A estreia online do espetáculo ”Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar” busca apresentar um dos principais shows da companhia. “Através da internet a propagação e o alcance veio para difundir mais ainda o nosso trabalho, levando para milhares de lugares que jamais esperávamos estar. É muito importante essa ferramenta para valorização de trabalhos artísticos e também para divulgação dos nossos trabalhos” explica Lairton Guedes, especialista em Arte, Educação e Cultura Popular e coordenador da Txai Cia de Danças Populares/CE.

O Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes é uma realização da Associação Txai Cultura e Arte e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte, uma parceria com Ciranda Mídia e IOV Brasil. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural Ceará, Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Sobre o Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes

O projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” por meio da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte promovem atividades dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como artesanato, audiovisual, capoeira, cultura tradicional popular e dança. As ações são inteiramente gratuitas e online, entre oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e mostra audiovisual. 

O projeto já realizou o encontro de Mestres e Mestras da Cultura ‘’Escutando e Sentindo o Mestre – Roda de Conversa com Mestres da Cultura do Estado’’ com os convidados, Mestre Rainha Almeida da tradição do Maracatu, Mestra Dina Martins da Cultura do Vaqueiro, Mestra Mazé Costa da Cultura Junina e Dylla Costa representando a manifestação cultural do Pastoril e mediação da arte-educadora Mirna Félix. A transmissão do encontro está disponível no YouTube da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA, para assistir clique aqui

Promoveu também a roda de saberes com os Mestres da Capoeira, a Atividade de Capoeira – Roda de Saberes com o tema ”Memórias da Capoeira: Histórias de Vidas que se cruzam” recebeu os convidados Mestre Bobby, Mestre Paulão Ceará, Mestre Bob, Mestre Cruel, Mestre Olho de Gato, mediação do Mestre Olímpio, para ver e rever clique aqui.

As ações gratuitas do projeto já proporcionaram trocas de saberes voltado para a linguagem da dança, com o Ponto de Cultura Maria Bonita, Ponto de Cultura CORDAPES e o Ponto de Cultura Casa da Reforma Agrária e mediação pelo Ponto de Cultura Associação Txai Cultura e Arte, que promoveram bate-papos sobre o frevo, o maculelê, a capoeira, o Maracatu Cearense e sobre o xaxado.

E para acompanhar as ações do projeto, acompanhe as mídias sociais Instagram e Facebook

A Associação Txai Cultura e Arte 

A Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA fundada em junho de 2012, atua na criação e execução de projetos culturais de formação e entretenimento. A Associação tem por missão formular, fomentar e executar atividades de pesquisas, documentação e apoio contínuo às expressões culturais populares brasileiras. Promovendo e divulgando as manifestações e festas populares de todas as categorias e gêneros, sejam tradicionais ou espetáculos de teatros, danças e musicais.

Serviço

Espetáculo Txai Cia de Danças Populares ”Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar’’

25 de agosto, às 19h, no Canal do Youtube Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA

Link: https://www.youtube.com/channel/UCQix3VUd9W_MSwUQuRZGI3w

Instagram @associacaotxaica

Festival de Humor Cearense garante quatro dias de muito riso

Nesta edição, o FHC acontece de forma virtual e traz pelo menos 16 shows de humor 

Que tal uma programação voltada especialmente para dar boas gargalhadas? Na terra do humor não poderia faltar um evento voltado apenas para fazer rir, por isso, o Sesc Ceará lança a 21ª edição do Festival de Humor Cearense (FHC), que acontece de forma online, nos dias 25 a 28 de agosto, a partir das 19h e transmitido pelo Youtube oficial do Sesc Ceará.

Serão pelo menos 16 shows de humor, com quatro atrações principais, que se apresentarão um a cada noite, e mais nove humoristas na Mostra Competitiva.

Nesta edição, o FHC traz um nome bastante conhecido do humor brasileiro, Dedé Santana. Ator, apresentadordiretor de cinemadubladorhumorista e roteirista brasileiro, ele ficou conhecido por ter integrado o grupo humorístico Os Trapalhões.

Também haverá uma exposição intitulada “As caras do Humor Cabeça Chata”, em formato online e guiada pelo humorista Zebrinha, no Museu do Humor Cearense, em Fortaleza. A exposição mostrará o acervo do Museu, contanto a história do humor cearense. 

Durante a visita, o público acompanhará desde a história de Paula Nei, o primeiro humorista brasileiro, até a história de humoristas contemporâneos, tudo contado através de um rico acervo de peças, que pertenceram aos artistas do riso e que foram doadas ao Museu. Dentre elas, o jaleco do Professor Raimundo, personagem de Chico Anysio.

Em 17 anos, o FHC reuniu humoristas nacionalmente consagrados e iniciantes. Para os artistas que estão no começo da carreira, o Festival é uma oportunidade para que eles ampliem seu contato com o público e com os humoristas que já são mais conhecidos.

Serviço

XXI Festival de Humor Cearense (FHC)

Data: 25 a 28 de agosto

Horário: 19 horas

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

Programação

Dia 25 – Quarta-feira

Dinah Moraes

(Mais 3 humoristas na Mostra Competitiva)

Dia 26 – Quinta-feira

Babá Marques

(Mais 3 humoristas na Mostra Competitiva)

Dia 27 – Sexta-feira

Zebrinha

(Mais 3 humoristas na Mostra Competitiva)

Dia 28 – Sábado

Dedé Santana

(Mais 3 humoristas na Final da Mostra Competitiva)