Dragão do Mar lança galeria virtual em celebração ao Dia da Fotografia nesta quinta (19)

A mostra do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves reúne 30 fotomontagens com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza, entre 2015 e 2019.

Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança nova galeria virtual para celebrar o Dia Mundial da Fotografia nesta quinta-feira (19). Disponível a partir das 17h, no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br), a mostra “Quantos nomes tem a Rainha do Mar?”, do fotógrafo Luiz Alves, traz 30 painéis fotográficos com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza, entre 2015 e 2019, numa alusão aos festejos comemorados no dia 15 de agosto.

Celebrada desde a década de 50 na capital cearense, a Festa de Iemanjá é, desde 2018, reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade. Além de registrar os ritos de cortejo, louvor, entrega de oferendas e apresentações culturais tradicionais da Festa, que há dois anos não é realizada presencialmente em virtude da pandemia, a exposição destaca a importância dos festejos para a preservação da ancestralidade e reafirmação das matrizes religiosas africanas, muitas vezes marginalizadas. “A Fotografia, que além de arte é instrumento de memória e preservação, é também ferramenta de comunicação. Espero que os registros da Festa de Iemanjá ajudem a desconstruir estereótipos da manifestação e contribuam para reafirmar a diversidade e a riqueza cultural do povo cearense. O recorte apresentado é também um eco pelo fim da intolerância religiosa”, afirma Alves.

Sobre o fotógrafo
Desde 2014, dedica-se exclusivamente à fotografia. Iniciou seus estudos na Escola Porto Iracema das Artes, o que logo despertou seu interesse por eventos e manifestações culturais. Ao longo deste período, realizou inúmeras coberturas de festivais e espetáculos, como o Festival Manifesta, a Feira da Música, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival de Teatro Infantil, a Maloca Dragão, a Mostra Petrúcio Maia, dentre outros.

Desde 2015, atua como fotógrafo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desenvolve trabalhos autorais que buscam dar uma maior visibilidade às manifestações ancestrais como a dos povos Indígenas, maracatus, pescadores e povos de terreiros.

Serviço:
Exposição virtual “Quantos nomes tem a Rainha do Mar?”, do fotógrafo Luiz Alves
Data: 19 de agosto de 2021 (quinta-feira)
Horário: 17h
Exposição: Site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Classificação: Livre
Foto: Luiz Alves

Dramaturgia Encena: programação de agosto une música e teatro

Além de performances dramáticas, o projeto conta também com uma oficina de música gratuita e online

O diálogo entre a musicalidade e o teatro no cenário da dramaturgia marca a temática da edição de agosto do Dramaturgia Encena do Sesc. Com uma programação virtual e gratuita voltada para as artes cênicas teatrais, as apresentações promovem também políticas de acessibilidade com interpretação de libras.

Para abrir a agenda, no dia 19, às 19h, a atriz Débora Ingrid apresentará o projeto “Antonieta” no Youtube no Sesc Ceará. A performance é uma peça radiofônica em formato de Radionovela, com livre inspiração na vida da atriz cearense Antonieta Noronha (1936 – 2015). Uma história composta de desejos, aventuras e descobertas, fazendo um paralelo a discussões sobre a figura da mulher no meio artístico no cenário cearense do século XX. Tendo como convidados na criação dramatúrgica, o autor Rafael Martins e, na trilha sonora, Ayrton Pessoa.

Após a apresentação, às 20h, a artista participa de um bate-papo com mediação de Leuise, professora da Rede DAC do Sesc Fortaleza, com transmissão pelo Instagram do Sesc Ceará. 

No dia 24, às 19h, o ator, dramaturgo, diretor teatral e compositor, Orlângelo Leal, integrante do grupo Dona Zefinha, apresentará “Autômato – programado para divertir” no Youtube do Sesc Ceará. O trabalho tem um personagem excêntrico e compulsivo, uma espécie de esquizofrênico musical, que compõe e grava músicas em cena como pano de fundo para sua diversão, prazer e gozo e, aos poucos, vão surgindo trilhas para dançar, manipular objetos, andar de skate e para um diálogo visceral com os internautas numa divertida brincadeira irreverente. 

Na sequência, às 20h, o artista participa de um bate-papo com mediação de Wilquelina Ponciano, técnica de cultura do Sesc Fortaleza, com transmissão pelo Instagram do Sesc Ceará. 

A última apresentação da edição de agosto conta a história do Carroça de Mamulengo com o espetáculo “História de Teatro e Circo”, no dia 31, às 19h, no Youtube do Sesc Ceará. A trupe familiar viaja há 44 anos pelo Brasil, apresentando sua arte. Nesta performance, são três gerações de brincantes, dezenas de bonecos e milhares de quilômetros rodados da família Gomide. Pais, mães, filhos, netas, noras e genros vivem o desenvolvimento de uma arte que dialoga com a cultura popular do Brasil e do mundo.

Oficina de música

De 26 a 31 de agosto, o músico, compositor e pesquisador, Zéis, realiza a oficina “Música Em Cena: Criações Musicais Para Teatro”. Fruto de reflexões derivadas de sua pesquisa de mestrado, nesta oficina, Zéis, procura apresentar, de maneira prática, procedimentos e instrumentalizações para criação de sonoplastias originais para teatro. Destinada não somente a músicos, mas a todos os artistas ligados ao universo do teatro que tenham interesse pelo tema, a ação formativa tem 20 vagas e será realizada através do Google Meet, sempre às 14h. 

Sobre o Dramaturgia Encena

A ação consiste em reunir e disseminar obras multiplicadoras da dramaturgia teatral através de performances encenadas de textos dramáticos urgentes, pulsantes e necessários para atualidade. O objetivo é envolver artistas e grupos do cenário artístico do âmbito nacional, a partir da criação de soluções inovadoras e viáveis para o trabalho continuado desse segmento, assim como também possibilitará ao público a apreciar e a vivenciar a arte de maneira viva e criativa através de novas formas de acesso e de interação. Atualmente, é realizado no formato 100% online. 

Performance Dramática a partir do espetáculo “Antonieta”, com Debora Ingrid

Dia: 19/08 

Horário: 19h

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

Bate-papo às 20h no Instagram @Sescce

Performance dramática a partir do espetáculo “Autômato”, com Orlângelo Leal – Dona Zefinha

Dia: 24/08 

Horário: 19h

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

Bate-papo às 20h no Instagram @Sescce

Performance dramática a partir do espetáculo “História de Teatro e Circo”, com Carroça de Mamulengo

Dia: 31/08 

Horário: 19h

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

Bate-papo às 20h no Instagram @Sescce

Oficina: Música em Cena: Criações musicais para teatro, com Zéis


Dia: 26 a 31/08

Horário: 14h

Transmissão: Google Meet

Vagas: 20
Inscrições: https://forms.office.com/r/JDtD0rP9Vr 

Oficina gratuita!
Maiores informações através do email: participacaocultura@sesc-ce.com.br