
A mostra do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves reúne 30 fotomontagens com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza, entre 2015 e 2019.
Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança nova galeria virtual para celebrar o Dia Mundial da Fotografia nesta quinta-feira (19). Disponível a partir das 17h, no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br), a mostra “Quantos nomes tem a Rainha do Mar?”, do fotógrafo Luiz Alves, traz 30 painéis fotográficos com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza, entre 2015 e 2019, numa alusão aos festejos comemorados no dia 15 de agosto.
Celebrada desde a década de 50 na capital cearense, a Festa de Iemanjá é, desde 2018, reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade. Além de registrar os ritos de cortejo, louvor, entrega de oferendas e apresentações culturais tradicionais da Festa, que há dois anos não é realizada presencialmente em virtude da pandemia, a exposição destaca a importância dos festejos para a preservação da ancestralidade e reafirmação das matrizes religiosas africanas, muitas vezes marginalizadas. “A Fotografia, que além de arte é instrumento de memória e preservação, é também ferramenta de comunicação. Espero que os registros da Festa de Iemanjá ajudem a desconstruir estereótipos da manifestação e contribuam para reafirmar a diversidade e a riqueza cultural do povo cearense. O recorte apresentado é também um eco pelo fim da intolerância religiosa”, afirma Alves.
Sobre o fotógrafo
Desde 2014, dedica-se exclusivamente à fotografia. Iniciou seus estudos na Escola Porto Iracema das Artes, o que logo despertou seu interesse por eventos e manifestações culturais. Ao longo deste período, realizou inúmeras coberturas de festivais e espetáculos, como o Festival Manifesta, a Feira da Música, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival de Teatro Infantil, a Maloca Dragão, a Mostra Petrúcio Maia, dentre outros.
Desde 2015, atua como fotógrafo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desenvolve trabalhos autorais que buscam dar uma maior visibilidade às manifestações ancestrais como a dos povos Indígenas, maracatus, pescadores e povos de terreiros.
Serviço:
Exposição virtual “Quantos nomes tem a Rainha do Mar?”, do fotógrafo Luiz Alves
Data: 19 de agosto de 2021 (quinta-feira)
Horário: 17h
Exposição: Site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Classificação: Livre
Foto: Luiz Alves
