Exposição Virtual de Trabalhos em Litografia acontece nesta quinta (19)

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO ABRE EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE TRABALHOS EM LITOGRAFIA

Participam artistas gravuristas iniciantes e também nomes conhecidos do campo das artes visuais. A litografia é uma técnica da indústria gráfica no século XVIII que utiliza pedra de calcário especial como suporte para desenho.

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, abre no dia 19 de agosto a exposição virtual ATELIÊ DE LITOGRAFIA – PRIMEIRAS IMPRESSÕES. A mostra, que acontece em formato virtual no site da Escola (www.eao.org.br), reúne 65 trabalhos de gravura produzidas com a técnica da litografia, processo gráfico inventado no século XVIII que consiste na impressão a partir de imagem desenhada sobre uma pedra de calcário especial.

Participam da exposição artistas iniciantes, estudantes que concluíram cursos de gravura da Escola e também nomes conhecidos na área da arte visual, como Sebastião de Paula, Roberto Galvão, Zé Tarcísio, Carlus Campos, Eduardo Eloy, Miriam Tolpolar e Hélio Soares (in memoriam), sendo estes três últimos artistas os homenageados pela exposição. Gerson Ipirajá é coordenador técnico da mostra. As obras foram impressas no Ateliê Livre da Gravura, espaço da EAOTPS dedicado a cursos, encontros e produção de obras para o desenvolvimento da arte da gravura. O Ateliê abriga a única prensa litográfica do Estado, um modelo fabricado na Alemanha há mais de 120 anos.

“O intuito da exposição é apresentar ao público um recorte da produção feita no Ateliê da Escola nos últimos anos e difundir uma técnica de gravura que ainda é pouco conhecida do grande público e que precisa ser preservada. Quando surgiu, a litografia foi usada pela indústria gráfica e hoje tem sido apropriada cada vez mais pela arte. Além disso, a mostra é um belo encontro de artistas renomados e iniciantes, possibilitando uma troca de olhares e experiências”, ressalta Marley Uchôa, coordenadora da Escola de Artes e Ofícios.

Para marcar o lançamento da exposição, será realizada uma live com Gerson Ipirajá, Eduardo Eloy e Miriam Tolpolar no dia 19/08, às 19h, com transmissão pelo instagram (@escolaarteseoficios.tps) e canal de youtube da Escola. A mediação será da Marley Uchôa.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO ATELIÊ DE LITOGRAFIA – PRIMEIRAS IMPRESSÕES 

A partir do dia 19/08, no site da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – www.eao.org.br

Live de lançamento: dia 19/08, às 19h, no Instagram e Youtube da Escola de Artes e Ofícios

Informações: (85) 3238 1244 – de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e de 13h30min às 16h

Cia Permanente de Teatro 4 Portas retoma ensaios e montagens

A Cia Permanente de Teatro 4 Portas retoma seus ensaios e montagens. Dessa vez, convidamos autores Sobralenses para escreverem os textos e o resultado não podia ser melhor. O tema que propomos para cada autor foi VIOLAÇÃO. Os textos foram desenvolvidos a partir do ponto de vista de cada autor e em forma dramática.

📃 Denis Melo nos deu o texto PAI PALAVRA, uma reflexão alegórica sobre o autoritarismo atual;
📃 Franck Terranova, preferiu dar sua opinião através de uma leitura livre do romance “Luzia Homem” com o texto LUZIA, FARDO DERRADEIRO;
📃O Texto de Luciano Bonfim ainda está em fase de composição e não foi entregue à Companhia.

Já estamos trabalhando, definindo equipe técnica e elenco para cada um dos textos. Obrigado aos nossos Autores, Amigos da Casa e Patrocinadores. Postamos mais novidades em breve.
Coordenação do Projeto
– Chico Expedito
– Fran Nascimento
– Leticia Muniz
– Elmo Ricardo

Quésia Carvalho ministra oficina gratuita ‘A voz que vem de dentro’

Nesta terça-feira (17/08), às 19h, Quésia Carvalho estará à frente da oficina A voz que vem de dentro, um laboratório de expressão e técnica vocal para cantores onde será trabalhado a emissão de voz e formas de se alcançar o “belting” (técnica de canto).

O encontro será realizado através de sala virtual no Google Meet. Não vai perder!

Esta oficina é mais um projeto contemplado pelo Edital das Artes 2021.