No dia 22 de agosto se comemora o Dia da Cultura Popular e no dia 30, também de agosto, Gilmar de Carvalho celebraria 71 anos (esta não é a data oficial do seu aniversário, mas é a data que ele havia escolhido para celebrá-lo). Em alusão às datas, o @cineteatrosaoluiz realiza uma programação especial em que homenageia o legado do grande guardião da cultura brasileira, Gilmar de Carvalho.
A programação tem início no dia 14, às 10h, com a exposição inédita “As Xilogravuras” de Mestre João Pedro do Juazeiro, com curadoria de Izabel Gurgel e Rodrigo Gadelha.
Já no dia 24, o Cineteatro exibe o filme “Gilmar”, produzido pela TV Unifor.
Após a exposição, tem início a live “Viva Gilmar”, uma conversa e uma celebração de amigos à vida e à atuação do professor em diferentes campos artísticos e culturais. O momento será mediado pela jornalista Izabel Gurgel e contará com a participação do Secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult) Fabiano Piúba, da curadora e artista visual, Dodora Guimarães, e da professora Elba Frota Ramalho. A atividade terá acessibilidade em libras.
A programação encerra no dia 28.
Às 18h estreia uma edição especial do “Primeira Versão”, se trata da interpretação de Andreia Pires do texto “O Dia Em Que Vaiaram o Sol na Praça do Ferreira” de Gilmar de Carvalho.
Na sequência da leitura dramática, tem início uma live com dramaturgos sobre a peça interpretada, são eles: Andréia Pires, Ricardo Guilherme e Magela Lima (mediação).