
Dia: 6 de agosto, 2021

O sarau será apresentado pelo poeta, editor e contador de histórias Talles Azigon (@tallesazigon – Editora Substânsia). Nesta edição, participam os escritores e poetas cearenses Madjer Pontes, Edilson Pereira, Patrícia Cacau, Marcondes Jamacaru e João Paulo Lima para lerem e recitarem algumas de suas próprias produções.
A programação faz parte da série de apresentações virtuais do programa Conecta SET, parceria do Centro Dragão do Mar] com a Fundação Amigos do Theatro José de Alencar.
Saiba mais no site secult.ce.gov.br
SERVIÇO
Dragão do Mar e Conecta SET apresentam “Sarau Substansial”
Dia 06/08 (sexta-feira),
às 18h➜ Canal do Centro Dragão do Mar] do YouTube youtube.com/dragaodomarcentro
Classificação: 14 anos
Duração: 24 minutosDisponível até 21 de agosto de 2021

Com o tema “Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente”, IX Curta o Gênero acontece durante 20 dias de programação online
De 10 a 29 de Agosto, o festival Curta o Gênero, uma realização da ONG Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero, promove a sua nona edição apresentando uma ampla grade de atividades completamente gratuita e online no seu canal do youtube: /curtaogênero, site oficial (curtaogenero.org.br) e perfil no instagram (@curtaogenero). Lembrando que as inscrições para momentos formativos estão abertas e seguem até o dia 17 na página do festival.
Saiba mais em:https://curtaogenero.org.br/

O quarto ciclo do Cine Sesc 2021, que acontecerá de primeiro a 31 agosto, trará filmes com foco em Patrimônio, com exibição pela Fecoplay, plataforma de streaming gratuita do Sistema Fecomércio-CE. Nesse período, o público poderá conferir seis produções audiovisuais, que abordam temas como futebol, pertencimento, sonhos e desejos, tendo como ponto de partida a relação dos cineastas – e personagens – com suas respectivas cidades e regiões.
Dirigido por Ana Clara Muner, o documentário “Kariri: Travessia da Cultura” (livre) retrata a condição atual dos mestres brincantes de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Além de mostrar as apresentações dos principais folguedos populares que esses mestres coordenam, o filme traz entrevistas com os mestres, especialistas e gestores culturais, que abordam as mudanças dessas tradições e as formas de preservação destas brincadeiras.
Outro doc que está na programação de agosto do Cine Sesc é “A Primeira Foto” (livre), de Tiago de Araujo, que também foi gravado na região do Cariri. A obra é um relato pessoal e emocionante de sua própria história, trazendo reflexões profundas sobre a realidade do País. Já o curta Coelho (livre), de Wellington Silva, mostra como a chegada de um estranho mexe com os sentimentos dos moradores, uma em especial, em uma comunidade.
O média-metragem de ficção “Incerto, voo” (livre), de Afonso J Oliveira Jr, trata da intersecção dos sonhos, desejos e receios de dois personagens do Vale Jaguaribano cearense (Zé Rapadura e Afonso), focando no surgimento da aviação e no cinema como pontos de interesse. Os fãs de cinema terão a chance de ver o vídeo-performance “Era” (livre), de Fabio Davi de Sousa Angelo, resultado das vivências dos artistas do Coletivo KlangoPreá com o sertão. Além disso, o Cine Sesc mostrará o documentário “O trem, a Bola e o Rádio” (livre), de Elistênio Alves, que registra processos da memória do radialista Viana Filho.
SERVIÇO: CineSesc – 2021 | Edição “Patrimônio”
Quando: 01 a 31 de agosto
Onde: Fecoplay