
Dia: 5 de agosto, 2021

Como todas as artes, o Teatro é para tod@s sem exceção! Por isso, entre 4 e 7 de agosto ficam abertas as inscrições para a Oficina Teatro Inclusivo por Franck Terranova, uma ação formativa selecionada pelo Edital das Artes 2021 da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
A formação será totalmente on-line, via Google Meet. Para participar é necessário preenchimento de formulário digital disponível no link. Vale a pena reforçar que todos os nossos cursos e formações são gratuitos!
Não vai perder. As vagas são limitadas!
Link do formulário de inscrição: bit.ly/3ftrX0H

Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, o Festival é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos.
Depois de mais de dois meses viajando pelo rico universo das artes do Ceará, o Festival Online Festa do Sol encerra no próximo sábado, 07 de agosto, o circuito que contemplou 179 trabalhos artísticos das mais diversas linguagens. Na TVC, às 17h, será exibido o episódio Vênus, o último dos nove que compõem o programa Sistema Solar, com apresentações exclusivas gravadas na ONG Beatos, no Crato. Em cena, Coletivo Cantando Marias, com o show “Nasceu Marias”, João do Crato e Na Base da Chinela apresentando “Remoenda”, e o artista plástico Rafael Vilarouca com o trabalho “Sanctorion”. A TV Ceará pode ser assistida nos canais 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 17 Multiplay e 15 Brisanet.
O Festival Online Festa do Sol é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos, e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Parceria: Instituto Compartilha. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.
“Raios do Astro-Rei”, “Signos do Zodíaco” e “Sistema Solar”
A primeira categoria do Festa do Sol, intitulada Raios do Astro-Rei, foi realizada de 28 de maio a 06 de junho no canal do festival no YouTube, com 54 apresentações inéditas que ficaram no ar por 24 horas. Signos do Zodíaco foi o tema da segunda categoria, realizada de 11 de junho a 03 de julho com outros 54 artistas e grupos do Ceará. Cada um deles apresentou uma mostra com dois produtos artísticos, somando 108 apresentações únicas, também no canal do evento.
O programa Sistema Solar, que teve início no dia 24 de julho, é a terceira categoria do Festival. Os nove episódios, com exibições somente na TVC, foram gravados em importantes equipamentos culturais do Ceará, seguindo os protocolos recomendados nas datas pelas autoridades sanitárias do estado e municípios, com o acompanhamento do Instituto Compartilha, que atua na prevenção e cumprimento das normas. Conectando as regiões do estado, as cidades de Fortaleza, Paracuru, Sobral, Quixeramobim e Crato foram visitadas nesse giro com artistas de diferentes linguagens, onde o lugar de cada pouso foi simbolizado por um planeta. Participaram das gravações 17 atrações selecionadas e quatro convidadas.
Episódio Vênus
O Planeta Vênus, símbolo do amor e do apreço estético, é o regente do episódio que encerra o programa Sistema Solar, gravado na região do Cariri, que será exibido neste sábado às 17h na TVC.
O Coletivo Cantando Marias traz a música das mestras da tradição do Cariri cearense. Cantigas de domínio público e contação de histórias de vidas, entram em cena dentro de um espetáculo que homenageia Mestra Margarida, Mestra Marinês, Mestra Maria do Horto, Mestra Maria de Tiê e Mestra Edite do Coco da Batateira.
O músico João do Crato apresenta “Remoenda” com o grupo Na Base da Chinela. O show é uma louvação aos cantadores da música de raiz nordestina.
O artista plástico Rafael Vilarouca apresenta a videoinstalação Sanctoriun, um mosaico composto por vídeos e fotografias expostas em diferentes suportes para pensar esteticamente o sentido das imagens dos santos e a nossa relação com elas, em especial na cidade de Juazeiro do Norte.
Ônibus Espacial Festa do Sol
O Ônibus Espacial Festa do Sol representou as ações de formação e negócios criativos do festival, levando a bordo artistas e profissionais de cultura do Ceará para atividades online visando a troca de conhecimentos, experiências e estimulando a divulgação e comercialização de produtos criativos. O Ônibus Espacial Festa do Sol apresentou a Vitrine de Artes no site do festival, a série de lives Eclipses Criativos no Instagram e as Paradas Criativas, com painéis ao vivo no Youtube do festival. Em breve será lançado o e-book Festa do Sol.
SERVIÇO
Festival Online Festa do Sol – Programa Sistema Solar – Episódio final, dia 07 de agosto, às 17h, na TVC (canais 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 17 Multiplay e 15 Brisanet). Site: www.festadosolce.com. Instagram: @festadosolce. Facebook: Festa do sol CE. Informações: festadosolce@gmail.com.

A Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec) entregou, na última quarta-feira (28/07), o primeiro Registro Geral (RG) deste ano com o nome social na identificação do documento, ação voltada para pessoas travestis e transexuais do município (Lei nº 2074/2021). A beneficiada foi Lola Alves, de 26 anos, moradora do bairro Junco.
“O reconhecimento do nome social é um direito básico, especialmente para pessoas travestis e trans, que lutam ainda contra o constrangimento de serem chamadas pelo nome pelo qual não se identificam. Agora, quando eu for a qualquer lugar, será o meu nome, que eu escolhi, que aparecerá na identidade. A satisfação que dá em ver que no meu documento está escrito Lola é incrível”, comemorou.
O RG é expedido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Em Sobral, a Sesec realiza um trabalho de intermédio para solicitação do documento.
Para realizar o pedido de inclusão do nome social, os sobralenses podem procurar o setor de emissão de RG da Célula de Inserção Social da Coordenadoria da Cidadania, que funciona na Casa do Cidadão, ou o guichê da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) no Vapt Vupt. É necessário preencher um requerimento de inclusão do nome social e solicitar uma segunda via do documento, com o pagamento da respectiva taxa.
De acordo com a coordenadora da Cidadania, Emanuelle Carneiro, o direito das pessoas travestis e transexuais de serem reconhecidas por sua identidade de gênero tornou-se mais rápido e menos burocrático. “Desde abril, o município tem a determinação de adotar o nome social. Isso é respeito e garantia da cidadania”, finalizou.
NOME SOCIAL
A Lei nº 2074, sancionada pelo prefeito Ivo Gomes, reconhece o direito à inclusão e ao uso do nome social na identificação dos munícipes e de servidores e usuários do serviço público municipal que assim solicitarem, em especial para contemplar a identidade de gênero (aparência), em todos os registros relativos a serviços públicos, como cadastros, formulários, prontuários, registros escolares e documentos congêneres.
O servidor ou funcionário público tem direito à emissão de documentos administrativos de identificação (crachá ou cartão de acesso que conste a foto e o nome do servidor ou empregado público). No documento deve constar seu nome social ao qual se reconhece, pelo órgão de lotação, se solicitado.
