Exposição virtual apresenta atletas olímpicos brasileiros em cartuns

A Olimpíada de Tóquio, no Japão, chega ao fim essa semana. Mas as homenagens aos atletas que fizeram história nessa edição olímpica não param. Uma delas é a exposição online Nossos Heróis Olímpicos, que apresenta os atletas brasileiros retratados por diversos cartunistas.

Glen Batoca desenha o medalhista Ítalo Ferreira.

Glen Batoca desenha o medalhista Ítalo Ferreira. – Glen Batoca/Reprodução

Nesses traços estão representados atletas como a ginasta Rebeca Andrade, medalhista de ouro e de prata em Tóquio; a skatista Rayssa Leal, de apenas 13 anos, que conquistou a prata; e o surfista Ítalo Ferreira, medalhista de ouro. Há também homenagens a outros medalhistas de esportes como o judô e a natação.

As caricaturas e as charges foram feitas por desenhistas como Dálcio Machado, Cau Gomes, Mauricio de Sousa, Nei Lima, Glen Batoca, Bruno Honda, Rodrigo Brum, Synnove Hilkner e Thiago Lucas, dentre outros.

A ideia da exposição é ser uma celebração: uma grande festa do humor gráfico nesses tempos tristes da pandemia. Novos cartuns serão acrescentados ao site conforme os atletas se destaquem nos jogos.

A exposição online foi organizada pelo cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Alberto Lovetro, mais conhecido como JAL. “O humor gráfico sempre foi uma festa e nossos artistas são os melhores do mundo. Merecem medalha de ouro sempre. Estamos batendo o recorde mundial de sorrisos”, disse ele.

via Agência Brasil

“atemporais.com”: Programa de Ação Integrada (PAI) realiza lives trimestrais no Youtube do TJA

Iniciando nesta quinta, 5 de agosto, o projeto irá reunir em um bate-papo idosos que buscaram desenvolver diferentes expressões intelectuais e desejam compartilhar suas experiências.

Visando demonstrar que o idoso é um ser produtivo, repleto de conhecimentos, saberes e experiências a serem compartilhados com outros idosos e com a sociedade em geral, o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), com apoio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (COPAI), lançam a segunda edição do projeto “atemporais.com”.

Buscando promover o protagonismo na velhice, possibilitando que estes idosos assumam o papel de agentes de transformação, a atividade terá apresentação de Mazé Figueiredo, integrante do Programa PAI, e será transmitida no próximo dia 5 de agosto, às 16h30, pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Na ocasião, os entrevistados irão dividir um pouco de suas trajetórias e inspirações de vida. O projeto quer inspirar os idosos e desenvolver atividades que lhe dêem satisfação pessoal, elevem sua autoestima e, como resultado, sejam reconhecidos como cidadãos que são, reivindiquem de seus direitos, adotem uma postura mais autônoma e se percebam parte da comunidade onde vivem.

A programação virtual será livre e terá como alvo idosos comuns que prezam pelo desenvolvimento através da expressão cultural, intelectual, artística, política e/ou profissional e que demonstre o desejo de compartilhar conhecimentos e experiências com outras pessoas em um bate-papo de reflexão e aprendizagem.

Sobre Mazé Figueiredo

Gerontóloga, pedagoga e atriz, mossoroense de nascimento, cearense de coração, mulher brasileira e cidadã do mundo. Aposentada como bancária, voltou aos palcos depois de 30 anos, como fênix a renascer das cinzas, por ter a idade que  seu coração sente, não importando se está com 82 janeiros. E caminhando pelos palcos, ao longo de quase 30 anos, sente-se feliz como atriz da Maturidade porque acredita nos sonhos e na capacidade de realizá-los. E é uma maravilha saber que a arte da vida consiste em fazer de dia, uma obra de arte, porque não imporá a cor do céu, quem faz o dia bonito é você.

SERVIÇO

Programa “atemporais.com” (2ª edição)

Quando: dia 5 de agosto, às 16h30

Apresentação: Mazé Figueiredo

Transmissão:  YouTube do TJA