Sesc Ceará realiza residência em paleoarte

Ação tem o objetivo de aproximar o público do processo de criação artística da vida de animais da pré-história

Manifestação que alia arte e ciência, a paleoarte consiste na reprodução visual da vida de animais pré-históricos por meio de esculturas e pinturas, dentre outras técnicas. Essas representações são feitas a partir da observação e da interpretação de fósseis e evidências científicas, com o objetivo de retratar, de forma fiel, o organismo extinto. E é justamente por meio da paleoarte que temos, hoje, a oportunidade de ver como eram esses seres e como eles viviam há milhões de anos.

Como forma de apresentar para o público mais sobre o assunto, além de mostrar na prática o processo de criação, o Sesc Ceará vai realizar uma série de residências artísticas com Francisco dos Santos, que acontece em Juazeiro do Norte (09 a 13 de agosto)Crato (13 a 18 de setembro) e Fortaleza (08 a 12 de novembro). Na ocasião, os interessados vão ter a chance de participar de uma oficina para a confecção de réplicas de fósseis, em tamanho natural, que foram encontrados na Bacia Sedimentar do Araripe. 

As inscrições para a Residência Artística em Paleoarte em Juazeiro do Norte já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (88) 3512.3355 – Ramal: 241 e presencialmente na unidade, com mais informações pelo Instagram @shanaduatelie. As vagas limitadas a 20 participantes, com idade a partir de 16 anos, por ordem de inscrição. O único pré-requisito é possuir noção em escultura.  

As obras produzidas pelos alunos durante as residências artísticas vão fazer parte da exposição “Gigantes do Kariri – Um Voo pela Paleoarte”, que passará por Crato e Fortaleza, após ficar em cartaz de primeiro a 30 de julho no Sesc Juazeiro do Norte. Com curadoria de Edvânia Martins, a mostra traz obras de Francisco dos Santos que retratam os seres pré-históricos que habitaram a região há milhões de anos.

SERVIÇO
Residência Artística em Paleoarte – Juazeiro do Norte

Dia: 09 a 13 de agosto 
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Galeria de Artes do Sesc Juazeiro do Norte (R. da Matriz, 227 – Centro)
Inscrições: (88) 3512.3355 – Ramal: 241 e presencialmente na unidade
Vagas: 20, por ordem de inscrição
Classificação: 16 anos
GRÁTIS

Fernanda Montenegro lamenta incêndio em Cinemateca Brasileira: ‘Das cinzas, vamos renascer’

Fernanda Montenegro usou as redes sociais para lamentar o incêndio que atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quinta-feira (29).

Segundo informações dos bombeiros, o fogo começou quando uma empresa terceirizada fazia manutenção do ar condicionado. Não houve vítimas.

Fernanda fez um post em que diz: “Eu quero falar aqui o que eu escrevi. O incêndio na nossa Cinemateca Brasileira em São Paulo, é uma tragédia anunciada”.

“Toda a nossa cultura das artes sofre um ‘cala a boca’ neste momento. Mas vamos renascer, tenho certeza. Nós temos certeza”.

“Das cinzas, vamos renascer. É sagrado o eterno retorno. Das artes, então. Na cultura das artes, então. Um país não existe sem cultura ligada as artes.”

Ao longo de toda sexta-feira (30), famosos e autoridades lamentaram o incidente na Cinemateca Brasileira.

Em conversa com o G1Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha, relatou que parte do acervo do cineasta foi perdido no incêndio.

Paloma contou ainda que lutava junto à secretaria de Cultura para salvar acervo do pai mesmo antes do incêndio na Cinemateca: “Até que pegou fogo”, lamentou.

Via g1.com

Bell Marques fará homenagem à mãe em live do Dia dos Pais

Data especial na vida pessoal de Bell Marques, o Dia dos Pais será do jeito que ele gosta: em cima de um palco. Ainda sem plateia, o artista transmitirá live em clima mais intimista, com repertório em roupagem acústica, no domingo, 8 de agosto, a partir das 16h. “Será um som totalmente diferente do que você conhece, mas vai ser bom demais”, antecipou o cantor sobre a live, batizada de “Ao Bell Prazer”.

Pai-coruja orgulhoso, Bell receberá os filhos Rafa e Pipo Marques e promete uma série de homenagens, entre elas à sua mãe, com a canção “Negue”, de Nelson Gonçalves. “Quando eu tinha 6 anos, escutava minha mãe cantando os sucessos da época, Vicente Celestino, Nelson Gonçalves e outros. Ela gostava muito”, revela o cantor. Segundo ele, a canção, que foi regravada por Maria Bethânia, será uma homenagem a todas as mães que, por algum motivo, cuidaram sozinhas dos filhos, ocupando também a figura paterna.

Apaixonado por Rock, gênero no qual deu início à sua carreira em 1980, com a Banda Scorpius, Bell também aproveitará para resgatar essa veia, transformando alguns dos seus grandes hits, que ganharão versão Pop/Rock. A apresentação será transmitida pelo seu canal no YouTube.

Foto: Victor Mascarenhas

via Público A