Confira as lives, transmissões ao vivo via redes sociais, programadas para hoje, sexta-feira, 16 de julho (16/07), de artistas do Brasil. Abaixo está a programação das lives de cada artista ou grupo, com hora e local da transmissão.
Edição em alusão ao Dia do Comerciante une música e solidariedade, com arrecadação de doações para o Mesa Brasil
Vem aí mais uma edição do “Estacionamento da Música Online”, projeto do Sesc Ceará que, mais uma vez, pretende unir música e solidariedade. Para celebrar o Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho, a instituição realiza no dia 23/07, às 20h, a live “Eu Sou Forró”, com o compositor e sanfoneiro Targino Gondim. A transmissão vai ser através do Youtube do Sesc Ceará e também no canal do próprio artista.
Na ocasião, o público que conferir a apresentação online vai ser convidado a contribuir com doações para o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc que completa 20 anos de atuação no Ceará. As doações podem ser feitas através do QR Code, disponível o tempo todo na tela do Youtube.
Targino Gondim tem uma história da vida que pode ser contada através do forró. Sua trajetória é marcada pelos passos da música, do talento e do destino predestinado ao sucesso. Nascido em Salgueiro (PE), distante apenas 100 quilômetros de Exu, terra de Luiz Gonzaga, desde pequeno começou sua trajetória musical. É autor da canção “Esperando na Janela”, que ganhou ainda mais visibilidade na voz de Gilberto Gil, inclusive sendo agraciada com o Grammy 2001.
Na live “Sou o Forró”, o artista promete apresentar toda a musicalidade tradicional do cancioneiro nordestino, com um repertório repleto de composições autorais e de grandes nomes da cultura popular brasileira. No repertório, destaque para “Esperando na Janela”, “Dance Forró Mais Eu”, “Pra se Aninhar”, “Culpa do Meu Coração”, “Fingindo Que não Tá” e “Simplesmente Assim”, dentre outras.
“Convidamos um artista que tão bem representa a música e a cultura nordestina para celebrar o Dia do Comerciante em grande estilo. Essa ação também não deixa de ser uma grande festa da solidariedade, ainda mais em 2021, quando o Mesa Brasil comemora 20 anos de atuação no nosso Estado. Nossa ideia é proporcionar esse momento de descontração, alegria e amor para todos os que acompanharem essa super live”, Heliane Aragão, gerente do Sesc Crato. A live também conta com a parceria da CDL Crato.
Mesa Brasil – 20 anos no Ceará
“Festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”. É com essa ideia na mente – e no coração – que o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, que arrecada alimentos onde sobra e leva pra onde falta, comemora 20 anos de atuação no Ceará neste ano. E é justamente por isso que a iniciativa promete seguir ainda mais atuante com o seu propósito de contribuir para a efetivação do direito humano à alimentação adequada de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Desde o seu surgimento, já foram distribuídos mais de 51 milhões de quilos de alimentos. Atualmente, o Mesa Brasil tem parceria com 600 de empresas doadoras, atendendo a mais de 450 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Saiba mais: https://mesabrasil.sesc-ce.com.br/
Serviço: Estacionamento da Música Online Live “Eu Sou Forró”, com Targino Gondim Dia: 23/07 Horário: 20h Transmissão: Youtube Sesc Ceará e Targino Gondim
E o “Projeto Música e Afeto” continua no seu trabalho de unir arte à solidariedade. Hoje, 16 de julho, a Banda Maestro José Pedro, sob a regência do Maestro Thiago Félix, irá se apresentar no Abrigo Coração de Jesus.
O Instituto ECOA e a Secretaria da Cultura e Turismo (SECULT) têm buscado com essas ações promover a empatia, colocar-se no lugar do outro, em momento tão difícil na vida de cada um. Pequenas ações importam muito àqueles que mais necessitam.
A programação do Projeto recebe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral (SMS).
Com programações online e presencial, o Festival deverá acontecer entre novembro e dezembro de 2021. As inscrições são gratuitas.
As artes circenses voltam ao picadeiro presencial e virtual do 8º Festival Internacional de Circo do Ceará, previsto para acontecer de 19 de novembro a 05 de dezembro de 2021, em formato híbrido, respeitando os protocolos sanitários adotados no período. As inscrições estão abertas até o dia 05 de agosto para artistas de todo o Brasil, com propostas de espetáculos, performances circenses e oficinas. Artistas estrangeiros residentes no Brasil ou em circulação no país também podem participar da convocatória. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Festival: https://www.festivaldecircoceara.com/. O resultado será divulgado no dia 15 de setembro.
Para esta edição do Festival Internacional de Circo devem compor a programação os artistas e grupos estrangeiros residentes fora do Brasil, que foram selecionados na convocatória de 2020 e que não puderam participar devido às restrições impostas pela pandemia. Estes, participarão da 8a edição do festival desde que as normas, acordos e decretos vigentes permitam.
Por tratar-se de uma edição híbrida, os artistas e grupos devem indicar na proposta de apresentação presencial se ela também se adequa ao virtual, caso não seja possível realizar o evento no formato presencial. Na área formativa, os interessados em participar podem propor oficinas, cursos e atividades relacionadas à linguagem circense.
O artista e grupo que tiver dificuldade em preencher o formulário online, pode entrar em contato com a organização do festival para receber orientação, através do contato de E-mail: festivaldecircoceara@gmail.com e WhatsApp (88)98151-7300. A escolha do processo de inscrição online é uma pequena contribuição para o equilíbrio do meio ambiente, além de evitar gastos com papelaria, impressão e postagem para os inscritos. Porém, se algum interessado não dispuser de meios para realizar a inscrição online, pode enviar o projeto, principalmente vídeo, para a Iluminura Produtora Cultural no seguinte endereço: Rua Aureliana Gomes da Silva, 525, São Bento, CEP: 60.875-545, Fortaleza – Ceará.
A organizadora do festival, Giza Diógenes, conta que está acompanhando o avanço da vacinação contra a covid-19 e a reabertura de atividades econômicas, a partir disso tem esperança de realizar a 8ª edição em formato presencial. “Já houve um pronunciamento do Comitê Gestor da Pandemia sobre a possibilidade do retorno das atividades culturais no mês de outubro. Então a gente tem esperança de fazer o festival presencial. De todo modo, estamos preparados para um formato híbrido, caso ocorra novas restrições. Na edição anterior, esse formato funcionou muito bem em várias atividades, como os seminários. Porém, realizar o festival de forma presencial, com todas as medidas de segurança que precisam ser implantadas é o nosso desejo e esperança”, completa Giza.
Apresentado pelo Ministério do Turismo, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass e da Lunelli, apoio da Jaguatêxtil e da Multicor e parceria da BG Soluções Sociais. A coprodução é da Indústria da Arte. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.