Escola Porto Iracema das Artes abre 150 vagas para jovens de todo o Ceará em cursos virtuais de fotografia, desenho, pintura, audiovisual e teatro

O público-alvo são estudantes da rede pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, a partir de 16 anos. Metade das vagas é reservada a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros

Conectar criação, ensino e aprendizagem à vida dos jovens. Explorar espaços como a casa e a rua. Proporcionar uma formação ainda virtual, mas não isolada. Pensar e fazer fotografia, desenho e pintura, audiovisual e teatro com materiais que fazem parte do cotidiano. Estas são as propostas da edição 2021 do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes, escola de criação e formação do Governo do Estado, ligada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com 150 vagas para todo o Ceará, as inscrições gratuitas iniciam nesta segunda-feira (12) e seguem até o dia 23 de julho, pelo site da Escola. 

O público-alvo são estudantes da rede pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médioa partir dos 16 anos, que residam em qualquer município cearense. A partir deste ano, 50% das vagas serão destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros. Os percursos formativos serão realizados remotamente, de agosto a dezembro deste ano, e não é necessário ter experiência anterior em artes.

Criar e imaginar outros mundos possíveis

Nesta edição ainda marcada pelo ambiente da pandemia de Covid-19, que agravou a profunda crise social e política no País, os percursos formativos dialogam com as Poéticas de Travessia, tema norteador das ações e eventos do Porto Iracema este ano, e se voltam para as possibilidades da arte em relação com o contexto social, especialmente a partir das experiências da juventude. Assim, divididas em módulos independentes, mas interligados, as formações oferecem aos estudantes uma iniciação às artes que busca conectar as noções básicas das linguagens artísticas com os debates que envolvem suas vivências.

Os percursos de Desenho e Pintura, Fotografia Digital, Audiovisual e Teatro vão convidar os/as/es participantes a realizar experimentos de criação partindo de suas próprias singularidades, territórios, narrativas e recursos, como o celular, os álbuns familiares, os memes, a casa, a calçada, o bairro. A proposta é, na variedade da experimentação de técnicas, materiais e gestos de criação, no encontro com artistas de diferentes contextos, em processos de criação individuais e coletivos, explorar, questionar imaginários e representações e, ao mesmo tempo, imaginar outros mundos possíveis.

– DESENHO E PINTURA

O que é possível observar ao olhar com atenção o rosto de alguém? Que histórias podem estar guardadas nas mãos de uma pessoa? Quais são as linhas e as formas que estruturam um corpo? Que cores podem expressar a emoção que sentimos sob a pele? Neste percurso formativo, serão oferecidas noções básicas para trilhar um caminho de experimentação e criação no desenho e na pintura, com foco na figura humana. Além de ter acesso a técnicas e elementos da linguagem visual, será possível refletir sobre a diversidade de corpos e as inúmeras possibilidades de representá-los a partir do desenvolvimento de uma poética pessoal.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Efe Godoy
A figura humana no desenho, com Cecília Andrade
A figura humana na pintura, com Raisa Christina
Experimentações visuais, com Charles Lessa
COM FIGURA – Sessão de desenho com modelo vivo, com Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues

Vagas: 25
Carga horária: 110h/aula
Período: De 9 de agosto a 3 de novembro
Horário: Segundas, quartas e sextas – 14h às 17h

>>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professores AQUI.

– FOTOGRAFIA DIGITAL

A luz que entra pela janela, o sol do meio dia, uma lanterna, a sombra de uma árvore, o brilho das telas e das estrelas. Há muitas possibilidades de perceber as luzes que nos cercam e usá-las de forma criativa para descobrir e contar histórias, expressar sentimentos, guardar memórias, afirmar nossa existência e imaginar outros mundos. Neste percurso, partindo das imagens que cercam a vida e o cotidiano, serão apresentadas noções básicas de fotografia, dando ênfase aos elementos da linguagem visual e aos aspectos históricos, éticos e estéticos. Com uso do telefone celular e a partir de outras experimentações, os participantes poderão produzir seus próprios retratos, autorretratos e narrativas visuais.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Isis Medeiros e Márcia Charnizon
Fotografia Básica, com Tamara Lopes
Narrativas Visuais, com Marília Oliveira
Fotografia e áreas de atuação, com artistas, coletivos, profissionais da fotografia em diferentes áreas
Fotografia e edição, com Fernanda Siebra

Vagas: 25
Carga horária: 110h/aula
Período: De 16 de agosto a 17 de novembro
Horário: Segundas, quartas e sextas – 9h às 12h

>>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professoras AQUI.

– AUDIOVISUAL

Imagens e sons por toda parte. Em telas pequenas, enormes, em casa, na escola, no trabalho, nos espaços públicos, no bolso, na mochila, as imagens e sons chegam, muitas vezes sem pedir licença. Podem nos incomodar, nos violentar, nos oprimir e diminuir nossa força de agir no mundo. Em outros momentos, nos apropriamos dos mesmos recursos que produzem imagens e sons e com eles inventamos nossos próprios jeitos de nos expressar, comunicar, viver, amar e experimentar a vida, o tempo e as relações. O Percurso de Audiovisual convida as pessoas participantes a vivenciar e construir experiências audiovisuais individuais e coletivas mobilizadas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Por meio dessas experiências, orientadas por jovens artistas de diversas áreas, serão apresentadas as múltiplas possibilidades de criação em torno das dimensões técnica, estética e política da linguagem audiovisual.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Everlane Moraes
Territórios Audiovisuais, com Letícia Simões e Sophia Pinheiro
Visualidades, com artistas e profissionais de diversas áreas do audiovisual
Sonoridades, com artistas e profissionais de diversas áreas do audiovisual
Montagens, com artistas e profissionais de diversas áreas do audiovisual

Vagas: 75 (a partir do segundo módulo, a turma é dividida em três grupos de 25)
Carga horária: 115h/aula
Período: 05 de agosto a 03 dezembro
Horário: Módulo 1 / Dias 06, 11, 12 e 13 de agosto: 09h às 12h. Demais módulos: Segundas, quartas e sextas – 16 de agosto a 03 de dezembro: 10h às 12h

>>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professores AQUI.

– TEATRO

Numa perspectiva decolonial, que amplia referências culturais, artísticas e conceituais brasileiras e latino-americanas como Teatro Experimental do Negro, Teatro do Oprimido e o Teatro Popular, o percurso propõe um trajeto formativo articulado a partir de três dispositivos: A Casa – poética do particular, do eu – o lugar onde é possível sonhar e construir narrativas a partir de quem se é; A Rua – poética da comunidade – onde se constrói laços, relações de vizinhança, pertencimento; A Cidade – poética dos “corres” – espaço do compartilhamento de saberes em/com o coletivo em sentido ampliado, de construção de redes. Esse trajeto convida as/os/es participantes a discutir e experimentar a criação teatral em estreita relação com o lugar onde se vive: o território.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Maria Fernanda Sarmiento
Jogo, corpo e criação, com Pedra Silva
Textos, territórios, cenas, com Leonardo Silva
Teatro e outras linguagens, com Clébson Francisco
Círculo de partilhas com coletivos artísticos

Vagas: 25
Carga horária: 140h/aula
Período: De 4 de agosto a 22 de novembro
Horário: Segundas, quartas e sextas – 14h às 17h

>>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professores AQUI.

Seleção

O processo seletivo acontece em duas etapas. A primeira consiste na análise do formulário de inscrição de candidatas/os/es. Essa avaliação será feita entre os dias 26 e 28 de julho, quando será divulgada a lista de pessoas selecionadas. A segunda fase será realizada nos dias 29 e 30 de julho e corresponde a uma entrevista virtual e em grupo.

Serão considerados como critérios para a seleção das turmas a adequação aos requisitos, como faixa etária, perfil socioeconômico, reserva de vagas, disponibilidade e motivação para a inscrição.

SERVIÇO

O quê: Inscrições para Programa de Formação Básica do Porto Iracema das Artes 2021
Inscrições: 12 a 23 de julho
Processo seletivo
– primeira etapa 26 a 28 de julho
– resultado primeira etapa: 28 de julho
– segunda etapa (entrevistas): 29 e 30 de julho
Início das atividades: 02 de agosto
GRATUITO E ONLINE

Almir Mota, Eduardo Azevedo, Bia Bedran e Ronaldo Correia de Brito encerram a primeira edição do Projeto PALAVRAS

Depois de seis meses de uma programação intensa voltada para a literatura cearense e nacional, Projeto PALAVRAS  realiza sua última semana de programação finalizando sua primeira edição. Nesta quarta-feira, 14 de julho, às 16h, recebendo a dupla Almir Mota e Eduardo Azevedo com o lançamento do livro O Galo Peregrino e a Oficina Página Ilustrada no Instagram @palavras.projeto no  canal do  Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).  


Com mais de 20 anos de publicação no Brasil, premiado com Concurso Literatura para Todos do Governo Federal no Brasil em 2009, Almir Mota atualmente se divide na atividade de escrever para crianças e jovens, contar histórias e produzir projetos culturais na área do livro e leitura. Já lançou mais de 23 obras, uma delas, A Fera do Canavial, vencedora do prêmio Literatura para Todos. Pelo Projeto Palavras, o autor apresentar a obra em parceria com o ilustrador Eduardo Azevedo “O Galo Peregrino”, uma história que se passa no interior de Portugal, precisamente no Caminho de Santiago de Compostela, na cidade de Barcelos. Um dia, um galo que sempre observava as pessoas passarem, é convidado por um peregrino a seguir com ele até Santiago de Compostela, na Galícia. No caminho, essa dupla encontra os amigos para seguir até a cidade do santo apóstolo. Eduardo Azevedo, ilustrador, desenhista, pintor, designer gráfico e diagramador, graduado em Geografia e Pós-Graduado em Gestão Pública Municipal, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, atuam como ilustrador desde o início dos anos 2000. Trabalhou na Editora Tupynanquim elaborando capas de folheto de cordel e ilustrações de livros de literatura histórico-religiosa. Em 2005, ilustra os primeiros livros de literatura infantil para a Editora Imeph. Coordenou duas edições do Festival de Ilustração de Fortaleza, durante as Bienais Internacional do Livro do Ceará em 2019 e já teve suas ilustrações publicadas em mais de cem títulos.

Na quinta-feira, dia 15 de julho, é a vez da cantora, compositora, atriz e escritora fluminense Bia Bedran, às 19h, encantar com suas canções e histórias do universo infantil.  A apresentação acontece no Instagram @palavras.projeto no  canal do  Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).  

Bia Bedrané mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística. Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. Como pesquisadora, lançou o livro A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico.

Encerrando a programação do projeto PALAVRAS, nesta sexta-feira, 16 de julho, às 17h, com mediação do secretário de Cultura do Estado Fabiano Piúba, encontro com o romancista, contista, dramaturgo, diretor de cinema, médico e psicanalista Ronaldo Correia de Brito, no Instagram @palavras.projeto no  canal do  Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).  

Ronaldo Correia de Brito, autor de romances, contos, peças teatrais, filmes, crônicas e livros infantojuvenis publicou, entre outros, os livros de contos Faca e o Amor das Sombras e os romances Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura – e Dora sem Véu. Natural de Saboeiro/CE, atualmente vive no Recife. Seus trabalhos abordam traços da cultura popular nordestina, onde destacam-se em suas tramas experiências e não pertencimento de indivíduos marcados por deslocamentos geográficos e transformações históricas. Desde cedo, instruído pelo pai, aprende a ler em casa e a influência do texto religioso traz o contato com as narrativas orais da região, despertando seu interesse para os diferentes mitos fundadores da humanidade. Conhece o Movimento Armorial, que busca criar uma arte erudita com base em referências da cultura popular do Nordeste, Ronaldo de Brito encontra novas possibilidades de elaboração do repertório adquirido em sua infância sertaneja. Ao ingressar no curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passa a frequentar o Departamento de Extensão Cultural (DEC) da universidade, dirigido pelo dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014). No grupo interdisciplinar, conhece artistas com quem colabora em diferentes campos de atuação, como teatro e cinema. Em 1974, realiza o curta-metragem Cavaleiro Reisado, rodado na cidade do Crato/CE, o filme documenta a festa popular de mesmo nome. Com foco na experiência subjetiva dos personagens, inicia a construção de uma realidade instável e modulada pela dimensão afetiva das experiências, uma escrita marcada pelo máximo de concisão, e considera ter uma “respiração de um contista” até lançar o premiado Galileia (2008), seu primeiro romance. 

O Projeto:

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto e parceria da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto PALAVRAS conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 16h, 17h e 19h – GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras – Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE

Prefeitura de Sobral divulgará o resultado final do Concurso Destaques Juninos nesta quarta-feira (14/07)

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), divulgará, nesta quarta-feira (14/07), o resultado final do Concurso Regional Virtual de Destaques Juninos do Sertão de Sobral, realizado em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (FEQUAJUCE). O evento será transmitido pelo canal da Secult no YouTube, a partir das 19 horas.

O concurso contemplou três modalidades e onze quadrilheiros de São João inscritos, distribuídos nas categorias: Casal de Noivos, Rainha (adulta) e Rainha da Diversidade. O concurso contou também com a participação de outros dois municípios: Coreaú e Cariré.

PREMIAÇÃO

Os candidatos que conquistarem o primeiro lugar receberão troféu e premiação em dinheiro, sendo: Casal de Noivos, R$ 300,00; Rainha, R$ 150,00; Rainha da Diversidade, R$ 150,00. Também será ofertada uma vaga (para cada categoria) para representar a Região Sertão de Sobral no Concurso Cearense de Destaques, promovido pela FEQUAJUCE.