

Plateia Sobralense… Cultura e entretenimento em um só click!
Cultura e entretenimento em um só click!


As férias escolares vão chegando e os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), preparam uma programação especial para toda a família. O Theatro José de Alencar, o Cineteatro São Luiz, o Centro Cultural Bom Jardim e o Centro Dragão do Mar, trazem uma programação online em sua grande maioria, incluindo diversas linguagens artísticas e pensando especialmente no público infantojuvenil.
Theatro José de Alencar
Com a programação intitulada “TJA de Férias”, o equipamento cultural trará durante os sábados e domingos do mês, oficinas com arte-educadores e encontros com Mestres da Cultura, que irão aproximar o público infantojuvenil ao rico e criativo universo da tradição popular. As atividades acontecem no canal do YouTube do TJA (https://www.youtube.com/TheatroJosédeAlencar), numa parceria com o Instituto Teatro Público. Serão uma série de atividades que aliam diversão e aprendizado lúdico acerca dos vários elementos, danças, sons e manifestações que compõem a cultura tradicional popular.
Confira a programação em:
http://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br
Instagram: www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar
Facebook: www.facebook.com/theatrojosedealencar
Centro Cultural Bom Jardim
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) vem com uma sequência de programação online e gratuita nos canais do equipamento. A programação está sendo finalizada com início a partir do dia 05/07 com atividades artísticas e culturais extracurriculares nas linguagens de dança, teatro e música oficinas culturais, programação de lives com espetáculos e bate-papo com artistas infantojuvenis, vídeo estreias com conteúdos indicativos para criançada, conteúdos em alusão ao aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a programação do É o Brinca, um programa fixo do equipamento, destinado às ações voltadas para Cultura e Infância. A Escola de Cultura e Artes do CCBJ promoverá uma agenda aberta ao público de atividades artísticas e culturais nas linguagens de teatro, dança, teatro e música, no período de 05 a 16/07. Em breve, a programação detalhada cultural e formativa, disponível nas redes sociais CCBJ e no site www.ccbj.org.br.
Cineteatro São Luiz
No mês de julho, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), oferece sua clássica programação infantil “Férias no São Luiz”, neste ano em formato virtual e com duas atividades que ocorrem neste fim de semana. No sábado, dia 3, às 10h, o Museu da Boneca de Pano promove a oficina em formato virtual “A Flor do Mamulengo e as mini bonecas”. Já no domingo, dia 4, às 16h, o grupo Bricoleiros apresenta, na edição do Curta Mais Teatro, o espetáculo Quatro Patas. Ambas programações têm classificação indicativa livre, foram gravadas no palco principal do Cineteatro e poderão ser acompanhadas através do seu site e canal de YouTube.
Mais informações: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/.
Dragão do Mar
Com a volta do Cinema do Dragão, que recentemente retomou o funcionamento de uma das suas salas, agora com ocupação reduzida, o Dragão do Mar segue difundindo muita arte e cultura nos seus canais de comunicação. E para contemplar a criançada que está de férias, ao longo do mês, o Centro de Arte e Cultura reservou atrações de múltiplas linguagens que serão exibidas no seu canal no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no YouTube do Planetário Rubens de Azevedo (youtube.com/planetariorubensdeazevedo).
O Planetário Rubens de Azevedo abre a programação especial para a criançada nesta quarta (7) e quinta (8). Com exibição às 19h30, no YouTube do Planetário, a série “Viagem Sideral no Planetário” traz as partes 1 e 2 da atividade “A Quinca, o Pititi e o Albireu”. Os irmãos Quinca e Pititi partem para uma aventura no espaço. Na nave deles está Albireu, um supercomputador que vai guiá-los nessa viagem cósmica. Juntos, eles conhecem de pertinho a Lua, os planetas do Sistema Solar e seguem viagem rumo ao espaço extragaláctico, onde uma série de aventuras acontecem.
No dia 10 de julho, a partir das 17h, no YouTube do Dragão, o Dragão das Crianças traz a multiartista Raquel Santos para ministrar a “Oficina Abayomi: Encontro precioso”. Na oficina virtual, a facilitadora ensina o público a fazer bonecas de pano com nós em retalhos, uma oportunidade lúdica para dialogar sobre afrodescendência e exercitar a criatividade.
No dia 17 de julho, será a vez do ator e músico Evan Teixeira apresentar o espetáculo virtual “O barquinho e o seu pescador”, a partir do qual convida o público a navegar na encenação de um poema repleto de teatro, música e gratidão pelas vidas do oceano.
O Planetário Rubens de Azevedo lançará também, nos dias 21 e 22, também às 19h30, no seu canal, dois novos conteúdos da série “Viagem Sideral no Planetário”, que agora traz, em duas partes, episódios da série “Dois Pedacinhos de Vidro”. A partir de uma noite de observação astronômica, a atividade narra a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos. São apresentados os diversos tipos de telescópios, a partir do funcionamento e da observação que cada um permite, sempre destacando a importância deles para o conhecimento que temos do Universo hoje. Também no dia 21, o Cinema do Dragão receberá a única programação presencial para a criançada. Seguindo todos os protocolos sanitários, o Cinema exibirá sessões do projeto “Cine Miau”, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, às 15h e 16h30.
Fechando a programação infantil, o Dragão das Crianças realizará, no dia 31 de julho, a partir das 17h, no Youtube do Dragão, a “Oficina de Origami”, ministrada por Lia Mota.
Saiba mais: http://www.dragaodomar.org.br/.
via secult.ce.gov.br

Confira as lives, transmissões ao vivo via redes sociais, programadas para hoje, sábado, 03 de julho (03/07), de artistas do Brasil. Abaixo está a programação das lives de cada artista ou grupo, com hora e local da transmissão.
9 horas: Espetáculo “Eu Lírico”, por André Morais
Onde: André Morais no YouTube
10 horas: “A Flor do Mamulengo e as Mini Bonecas” com o Museu da Boneca de Pano
Onde: Cineteatro São Luiz no YouTube
10 horas: Encontro com a Mestra Mariinha da Ló
Onde: Theatro José de Alencar no YouTube
17h30min: Mostra Senhora das Cabaças – Tieta Macau (Dança)
Onde: Festa do Sol no YouTube
18 horas: Mostra Fotográfica por Dan Seixas (Fotografia)
Onde: Festa do Sol no YouTube
18 horas: Xande de Pilares e Mumuzinho
Onde: Sistema OCB RJ no YouTube
18 horas: Capital Inicial
Onde: Living Empreendimentos no YouTube
19 horas: Sesc Sonoridades com Flávio Leandro e banda
Onde: Sesc Ceará no YouTube
19 horas: Mostra Mel Mattos (Música)
Onde: Festa do Sol no YouTube
19 horas: Casa Absurda – “Os Grandes Vulcões” (Coletivo Comum – SP) e “Prosopopeia” (Andreia Pires)
Onde: Casa Absurda no YouTube
19 horas: Luedji Luna
Onde: @sescaovivo no Instagram e Sesc SP no YouTube
19 horas: DJ Marcio Fernandes – Noitada Live
Onde: DJ Marcio Fernandes no YouTube
19 horas: Leonardo
Onde: Leonardo no YouTube
20 horas: Marcelo Jeneci no Palco Virtual
Onde: no Sympla
20 horas: Festival Internacional de Teatro de Sombras
Onde: FIS Teatro de Sombras no YouTube e em seu site
21h30min: Tangos Hermanos – 100 anos de Astor Piazzolla
Onde: site Cultura em Casa
22 horas: Projeto Duetos com Edu Asaf, Edmar Gonçalves e Zé Alexanddre
Onde: Projeto Duetos no YouTube
via o povo online

“Dedico esta obra a todos os pacientes que receberam e recebem da Santa Casa de Misericórdia de Sobral o alívio corporal e espiritual às suas dores e doenças”, é com essa dedicatória que Padre José Linhares Ponte inicia os dois volumes de seu livro “A História da Santa Casa de Misericórdia de Sobral”, lançados no dia 26 de junho em uma solenidade que aconteceu no auditório da instituição da qual ele foi administrador por 33 anos, e que com 96 anos de existência acolhe todos os municípios da região norte do estado do Ceará, estendendo sua ação a Estados vizinhos como Piauí e Maranhão.
A solenidade de lançamento seguiu os protocolos de segurança no combate à Covid-19, e contou com a presença da direção-geral do hospital, de médicos e amigos do autor, e da sociedade sobralense. Na ocasião, a mesa de honra foi formada pelo bispo da Diocese de Sobral e provedor do Complexo Santa Casa, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, pelo diretor-geral do Complexo Santa Casa, Klebson Carvalho Soares, pela religiosa Filha de Sant’Ana, Irmã Ana Expedita de Jesus Oliveira Lopes, pela diretora de Enfermagem do Complexo Santa Casa, Dra. Maria da Conceição Nunes da Silva, e pelo diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, Dr. Joaquim David Carneiro Neto. A apresentação da obra foi realizada pelo médico Dr. Evangelista da Ponte, que explicou os principais temas abordados pelo autor e como a obra está dividida.
Na ocasião, o autor dos livros ainda recebeu uma comenda de agradecimento pelos 33 anos de dedicação ao desenvolvimento do hospital, pelas mãos do bispo da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Emocionado, Padre Zé revelou o sentimento por trás de produzir os livros: “Quem não guarda a sua memória, perde a sua história. É o que tem nesses livros. Em uma modéstia muito pessoal gostaria de deixar isso agregado à belíssima história de Sobral. Esta obra tem uma pequena parcela desse hospital que sempre recebeu Jesus Cristo. Nesses corredores transita o Senhor Jesus, que está presente junto à bênção da mãe Nossa Senhora Auxiliadora”, enfatiza.
Os Livros
O Volume I do livro “A História da Santa Casa de Misericórdia de Sobral” aborda aspectos históricos como a origem e inauguração do hospital, a formação da mesa administrativa, descrição do prédio, os primeiros aparelhos cirúrgicos, além da história das religiosas Filhas de Sant’Ana que estão presentes desde o início da obra. “Padre Zé dividiu muito bem a história dessa instituição por meio daquilo que lhe rege – sonho, saga e sacramental”, relata o médico Dr. João Evangelista da Ponte.
No volume II, Padre Zé apresenta os objetos que ressaltam o valor e importância que a instituição possui. A história passa pela entronização da bandeira do hospital, o hino da Santa Casa, a medalha Dom José, os projetos desenvolvidos durante sua administração, bem como alguns relatos sobre o corpo clínico da época.
Testemunha e protagonista
Para o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho Soares, o momento de lançamento dos livros escritos por Padre Zé foi especial para a instituição. “Padre Zé escreveu dois livros que contam a história da Santa Casa. Esse homem fez e continua fazendo a diferença na vida das pessoas. A Santa Casa estende a mãe a todas as pessoas, principalmente às mais necessitadas”, destaca.
O bispo da Diocese de Sobral e provedor do Complexo Santa Casa Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, ressaltou o papel da Igreja como detentora do mérito de preceder o Estado e oferecer dedicação aos enfermos, fundando hospitais, educando crianças adolescentes e adultos, e acolhendo pessoas e situações vulneráveis com a criação de abrigos e orfanatos. “Em Sobral não foi diferente, e seu primeiro pastor, Dom José Tupinambá da Frota, cumpriu com zelo sua missão apostólica. Os anos se passaram e as obras de Deus construídas com as mãos de Dom José permanecem de pé, destacando-se a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, cuja história nosso querido Padre Zé é testemunha ocular e protagonista”, detalha o bispo.
Emoção e pedido
Padre Zé estava emocionado desde o momento em que entrou na Santa Casa. “Fico emocionado toda vez que boto os pés nos solos dessa instituição. Derramei suor, sangue e lágrimas para construir este hospital. Estive aqui por 33 anos, e voltar aqui sempre fará barulho no meu coração”, aponta o ex-administrador.
Ao final de sua fala, depois de agradecer a todos que contribuíram para que suas obras ganhassem vida, Padre Zé realizou um convite especial aos presentes: “A Santa Casa foi feita com a intenção de agasalhar, acolher, proporcionar ternura e afeto ao povo da nossa região. Lembrem-se que essa casa é uma Casa Santa. Quando vocês encontrarem alguém com gotas de sangue, enxugai-as. Quando encontrarem pessoas com lágrimas , enxugai-as, quando encontrarem pessoas com suor, sejam generosos, estendam a mão. Enxuguem as lágrimas e os sangues, porque atrás de vocês está o Cristo Jesus, que pelas vossas mãos salva os que mais sofrem”, conclui o emocionado autor das memórias da Santa Casa.