
Grupo Akilombar apresentará o show “Os festejos da Vó Júlia” no sábado (26)
Ainda em virtude do isolamento social necessário para enfrentamento ao novo coronavírus, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não receberá, pelo segundo ano consecutivo, os tradicionais festivais de quadrilha junina que há anos ocupam os palcos do Dragão com muita cor e alegria. Para marcar a data num encontro que celebra a tradição com a releitura da geração da música cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibirá em seu canal no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), “Os festejos da Vó Júlia”, apresentação do Grupo Akilombar que traz um repertório de canções autorais e de outros compositores enraizado nas manifestações populares de nossas matrizes culturais.
Inspirado nos ideais de coletividade, acolhimento, pertencimento, resistência e luta, o grupo Akilombar desenvolve um trabalho de valorização à cultura nordestina afro indígena e aos saberes ancestrais, perpetuados a partir da oralidade, do canto, da dança, das rezas e mandingas. Combinando esses elementos, o grupo festeja a cultura do São João com uma rica seleção de músicas, entre próprias e interpretações, que cantam a ancestralidade do povo nordestino.
Sobre o grupo
O trio musical Akilombar, nasce de um chamado, um desejo de partilhar a força da música afro, dos tambores, do som dos terreiros e do forró de raiz que valoriza nossa herança afro indígena nordestina. Composto por Gil Pereira, Ernesto Cartaxo e Kadu Lopes, o coletivo nasceu em 2019, fruto da potência desse encontro e enraizado nas manifestações populares de nossas matrizes culturais.
Serviço: Na Rede com Dragão apresenta “Os festejos da Vó Júlia”, do Grupo Akilombar
Data: 26 de junho (sábado)
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso livre e gratuito