
Dia: 8 de junho, 2021

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país e é organizada pelo Arquivo Nacional. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos durante uma semana do mês de junho em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado no dia 9 do referido mês, data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).
A Semana Nacional de Arquivos acontece em instituições de todo o país – que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. Ela aproxima os arquivos da sociedade, atuando como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos. Ademais, a Semana enfatiza a potencialidade dos arquivos como equipamentos culturais, aumenta sua visibilidade, divulga os valiosos trabalhos desenvolvidos nesses espaços, entre outros. A cada ano, o ICA lança um tema diferente para inspirar os eventos. O deste ano é “Empoderando arquivos”.
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (COPAM) e do Arquivo Público do estado do Ceará (APEC), também integrará o evento e no Dia Internacional dos Arquivos (09 de junho), às 16h, realizará um debate sobre a instituição de arquivos municipais e suas contribuições para o acesso à cultura e cidadania. Esse assunto levanta questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos. Também pode ser abordado, dentro dessa temática, como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar os arquivos e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido. Além disso, podemos discutir como desafiar a teoria e a prática arquivística atual para torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias.

Com acesso gratuito, o seminário contará com a participação de nomes de relevância nacional da área da Educação, do Livro e da Leitura.
Abordar diferentes perspectivas que envolvem a formação leitora na escola é a proposta do Seminário Virtual para Educadores do Territórios da Leitura, que acontece de 28 de junho a 2 de julho, com inscrição gratuita.
São cinco webinars abordando temas como a literacia, a leitura dialógica, a leitura na BNCC, a escolha de livros para crianças e adolescentes e as relações do livro e da leitura com questões étnico-raciais.
O evento online é promovido pelo Territórios da Leitura, projeto de incentivo à democratização do acesso ao livro e à leitura, em escolas públicas. Os encontros serão realizados pelo canal do Youtube da Invento Produções Culturais, sempre às 14 horas. Para participar, basta se inscrever no link abaixo. As vagas são limitadas!
Inscrição: https://territoriosdaleitura.com.br/inscreva-se-aqui/
O Territórios da Leitura é uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da DASS e Cagece, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria da Secretaria de Educação de Itapipoca, Ação Humanitária e Instituto Seara.

Sessões de cinema, aulas de astronomia e oficina infantil de construção de brinquedos de papel compõem a programação da próxima semana.
Ainda com funcionamento presencial suspenso, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, continua realizando programações exclusivamente no ambiente virtual. Nesta semana, o CDMAC lança novas aulas para os amantes da Astronomia, além de sessões de cinema e oficina infantil de construção de brinquedos. A programação detalhada pode ser consultada no site www.dragaodomar.org.br.
Na quarta-feira (9), a partir das 19h30, o Planetário Rubens de Azevedo lança no seu canal no Youtube (youtube.com/planetariorubensdeazevedo) mais uma aula do Curso Popular de Astronomia, que desta vez tem como tema “Os Eclipses”. Na quinta-feira (10), o Planetário do Dragão segue com a série “Conhecendo as Constelações”, que neste dia se dedicará a apresentar as “Constelações do Hemisfério Norte”.
Também na quinta, a sala virtual do Cinema do Dragão, por meio da Plataforma Cinema Virtual, traz mais uma estreia: o drama canadense “No Fundo do Poço”, produção indicada ao prêmio de melhor filme canadense no Festival de Toronto (2019), com roteiro e direção de Joey Klein, além de outros 11 títulos, em sessões a partir de R$ 19,90, disponíveis gratuitamente para assinantes do serviço de streaming NOW.
No domingo (13), o programa Dragão das Crianças traz mais uma oficina lúdica. A partir das 17h, no YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), o arte-educador Edson Vaz, da Cia Camarim de Teatro, ministrará a oficina “Construindo Brinquedos de Papel”.
Serviço:
Programação de 07 a 13 de junho de 2021 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horários diversos
Local: YouTube do Planetário (youtube.com/planetariorubensdeazevedo), YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e sala do Cinema do Dragão na Plataforma Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br).
Consulte a programação completa no site www.dragaodomar.org.br