Segundo ciclo do Cine Sesc aposta em filmes voltados para questões sociais

Programação de junho já está disponível gratuitamente na Fecoplay

Já está disponível na Fecoplay, plataforma de streaming gratuita do Sistema Fecomércio-CE, a programação do segundo ciclo do Cine Sesc. Até o dia 30 de junho, o público vai ter a chance de conferir 10 filmes nacionais com enfoque em questões sociais. Um dos destaques desta edição é o curta “A Beleza de Rose” (Livre), do cearense Natal Portela, que foi agraciado como Melhor Roteiro, além de ter recebido o Troféu Samburá Melhor Diretor, na edição de 2020 do Cine Ceará.

Os amantes da sétima arte também terão a oportunidade de conferir o documentário “Luci” (Livre), dirigido por João Carvalho, de Belo Horizonte. De acordo com o cineasta, essa é uma obra sobre memórias, espaços, espiritualidade e política, a partir da trajetória da personagem principal em sua própria moradia. Já o longa “O Valor do Tesouro Perdido” (10 anos), de Jaildo Oliveira, foi inspirando nos contos populares do Cariri.

Outra película que se passa na região do Cariri é “Ôxe” (10 anos), de Daniel Rizzi, que, entre amores, histórias entrelaçadas, fé e cura, mostra com pitadas de humor e drama os encontros que acontecem na terra de Padre Cícero. Também no Cine Sesc de junho está “Antes do Sol” (Livre), de Emmanuel Nogueira. Inspirado no mito de Fedra, o filme reconstitui as categorias do trágico num ambiente sertanejo a partir da história de amor trágico entre Rosália, Malaquias e João.

Para quem gosta de cultura popular, a dica é o filme “Caretas do Alto” (Livre), de Alexia Duarte. Trata-se de uma vivência artística que acontece em Iguatu, onde artistas e agitadores culturais de diversas linguagens se vestem de Caretas na Semana Santa e saem às ruas da cidade mantendo a tradição numa enorme brincadeira.

Além disso, a programação conta ainda com a Mostra Mulheres – Resistências e Afirmação” (12 anos), composta por quatro curtas exibidos no VIII Mostra Audiovisual Internacional Curta o Gênero. Pluma Forte”, ‘Hasta el fin del mundo”, “Procuram-se mulheres” e “Mucunã” apresentam um pequeno quadro dos desafios que mulheres negras, indígenas e periféricas enfrentam todos os dias por visibilidade, direito aos seus corpos, a terra, à vida.

SERVIÇO: CineSesc – 2021 | Edição “Social”

Quando: 01 de junho
Onde: Fecoplay – https://bit.ly/3yUYvJh

Recital de música marca aniversário de 96 anos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Fundada em 24 de maio de 1925, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) celebrou nesta segunda-feira seus 96 anos de portas abertas cuidando da saúde da população de Sobral e região. Um recital de teclado e canto que aconteceu na Capela do Hospital marcou a comemoração do aniversário, e uma bênção especial foi realizada pelo bispo da Diocese de Sobral e provedor do Complexo SCMS, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.

O momento contou com a presença da direção-geral da instituição, bem como de diversos coordenadores de vários serviços, seguindo todas as medidas de proteção no combate à Covid-19. A homenagem musical foi apresentada pela pianista Ivana Sá, e pela cantora Glauberiane Moreno.