Polo Educacional Escola Sesc anuncia a abertura da Escola Sesc de Artes Dramáticas

Estão abertas até o dia 31 de maio, as inscrições para a Escola Sesc de Artes Dramáticas, uma das iniciativas formativas do Polo Educacional Sesc. O projeto prevê a implantação de uma escola gratuita dedicada à formação de atores/atrizes para atuação profissional nas artes cênicas, com ênfase no teatro.

Com ciclos de estudos organizados em quatro semestres, carga horária total de 1.450 horas e montagem cênica de formatura, a Escola Sesc de Artes Dramáticas irá valorizar as dramaturgias decoloniais, incentivando, sobretudo, o aprofundamento na produção teatral latino-americana.

A Escola tem seus processos pedagógicos orientados a partir de projetos, incentivando a formação de atrizes e atores múltiplos, com visão dramatúrgica transversal e consciência cidadã da arte como disparador de reflexões e transformações sociais.

Com um corpo de professores altamente capacitado nas áreas de interpretação, corpo, voz, história da arte e produção teatral, a Escola conta ainda com uma excelente estrutura de salas e equipamentos de ponta para realização das aulas, além de um teatro e um anfiteatro dentro do Polo. 

O processo seletivo terá início em maio, com a oferta de até 50 (cinquenta) vagas, que contam com Bolsa de Estudo Integral com validade para 4 semestres consecutivos, cobrindo as despesas relativas à instrução e materiais didáticos. Caberá aos estudantes os custos com transporte e materiais de uso pessoal.

Para participar do processo seletivo os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio e ter 18 (dezoito) anos completos no ato da inscrição.

Em caráter extraordinário, zelando pela segurança de todos e respeito às recomendações das autoridades sanitárias para controle da pandemia COVID-19, todas as etapas do processo seletivo serão realizadas on-line.

O curso é presencial e terá início no segundo semestre/2021, com 2 turmas noturnas e aulas de segunda a sexta, das 18h30 às 22h.

Em caráter extraordinário e provisório as aulas terão início on-line, em modo síncrono. Contudo, o curso é de natureza presencial e, quando for seguro, as aulas serão ministradas no Polo Educacional Sesc em regime presencial.

A Escola Sesc de Artes Dramáticas integra o Polo Educacional Sesc, localizado na Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Clique AQUI e inscreva-se.

Escola Sesc de Artes Dramáticas

  • Formação profissionalizante gratuita
  • Curso presencial (podendo ter parte das aulas on-line durante a pandemia)
  • 2 anos de duração
  • Carga horária total 1450 horas
  • Montagem de formatura
  • Professores altamente capacitados
  • A Escola conta com salas equipadas, auditório, biblioteca, teatro, anfiteatro e equipe técnica.
  • Currículo amplo e integrado, contando com estudos de interpretação, corpo, voz, musicalização, figurino, cenografia, direção de arte, história da arte e produção teatral.
  • Realização de experimentações artísticas e projetos de pesquisa.
  • Intercâmbios com artistas e companhias profissionais da cena teatral brasileira e latino-americana. 
  • O curso é presencial e  a realização de aulas on-line é provisória, pois os candidatos precisam concluir o curso no Rio de Janeiro.

Cronograma do Processo Seletivo 

ETAPAPRAZOS
Pré-lançamento
Inscrições03/05 a 31/05/2021 
Validação das inscrições  01/06 a 11/06/2021 
Convocação para THEs 14/06/2021 
Realização dos THEs 28/06 a 09/07/2021 
Realização das Entrevistas 14 a 28/07/2021 
Divulgação dos Resultados 30/07/2021 
Matrículas 02 a 06/08/2021 
Reclassificação / Ambientação EaD 09 a 13/08/2021 
Início das aulas – 1º semestre – Turmas 1 e 2 16/08/2021 

Dragão apresenta espetáculo virtual sobre opressão e violência contra a mulher nesta quinta (20)

Com direção de Herê Aquino, “DES AMOR DAÇAR”, da Cia. Prisma de Artes, poderá ser assistido no YouTube do Dragão por até 48 horas.

Dando sequência aos projetos do ciclo programático #NaRedecomDragão, o Centro Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresenta o espetáculo cênico virtual “DES AMOR DAÇAR”, da Cia. Prisma de Artes, que une histórias vividas por um casal de atores-narradores, suas memórias pessoais e elementos ficcionais para falar sobre opressão e violência contra a mulher. A apresentação vai ao ar nesta quinta (20), às 20h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), e ficará disponível por 48 horas.

De acordo com Herê Aquino, diretora do espetáculo, a peça parte de reflexões sobre o sistema patriarcal: “Apesar de ser sobre as mulheres, a obra também fala sobre os labirintos que o patriarcado constrói na sociedade para naturalizar essas opressões e violências”.

Ficha técnica  “Des amor daçar”
Direção Cênica: Herê Aquino
Texto: Criação Coletiva com organização dramatúrgica de Herê Aquino
Elenco: Raimundo Moreira e Luisete Carvalho
Produção: Luisla Carvalho
Assistente de Produção: Frederico Joca
Iluminação: Wallace Rios
Figurino: Lara Leon
Cenografia: Klebson Alberto
Trilha Musical: Flávio Soares;
Canções Letra e Música: Música 1 – Letra de Luisla Carvalho, Melodia de Luiza Nobel;
Música 2 – Letra de Luisete Carvalho e Herê Aquino;
Arranjos: Flávio Soares;
Arranjos e Mixagem
Música Final: Erivan Produtos do Morro, Voz de Flaviene Vasconcelos;
Filmagem e edição: Camarão Films

Sobre a Companhia
A Cia. Prisma de Artes foi fundada em 1985 na periferia da cidade de Fortaleza, no bairro Dias Macedo. Traz na bagagem espetáculos como: “Festa na Floresta Encantada”, “ Brincar é Arte Sonhar faz Parte”, “ O Conquistador de Planetas”, “ Mãe Hilda”, “A Pena e a Lei”, “A Menina e o Sino”, “Luto”, “As Aventuras de João Sortudo”, “ Não Verás País Nenhum”, “ Urubus”, “Putz, a menina que buscava o sol” e seu mais recente trabalho infantil “A Criança Mais Velha do Mundo”.

Serviço: Na Rede com Dragão apresenta “DES AMOR DAÇAR”, da Cia. Prisma de Artes
Data: 20 de maio de 2021 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 35 minutos
Classificação etária: 12 anos
Acesso gratuito
Disponível por até 48h

Projeto PALAVRAS realiza oficina de desenho com Daniel Dias

A programação do Projeto Palavras do mês de maio segue para sua terceira semana e realiza nesta quinta-feira, 20, às 15h, a oficina “Contando História com Desenhos”, com Daniel Dias. A oficina é gratuita e acontece no Instagram @palavras.projeto e Youtube da BECE  (Biblioteca Estadual do Ceará).

Ilustrador e artista gráfico, seu trabalho tem como base a pesquisa de materiais e estilos, envolvendo estudo de técnicas tradicionais de pintura, desenho, fotografia e colorização digital. Daniel dedica a maior parte de sua produção ao público infantil.

No dia 25, às 19h, o projeto PALAVRAS realiza a oficina “Escrita Criativa” com Vanessa Passos. A cearense, escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, produtora cultural e mediadora de leitura é doutoranda em Literaturapela Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve textos vencedores em concursos literários e participação em antologias. Vanessa é autora dos livros “Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga” (Letramento, 2018), “Fábrica de histórias” (Papellisa, 2019) e “A mulher mais amada do mundo” (Luazul, 2020). É fundadora do Pintura das Palavras, e por meio dele ministra o curso 321escreva. A página hoje já alcança mais de 12 mil pessoas nas redes sociais, aspirantes a escritores. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Concurso Literário Pintura das Palavras.

Encerrando a programação do mês de maio o projeto PALAVRAS recebe no dia 28/05 (15h) Madalena Gonçalves, doprojeto Fábulas e Contos de Fadas, mantido pela Secretaria de Trabalho e Ação Social (STAS) nos ABC´s. A contadora de histórias e pedagoga é admiradora da nossa cultura popular, das cirandas, cantigas de roda, brincadeiras, parlendas e acalento, é uma das responsáveis pelos projetos voltados para crianças e adolescentes da STAS, onde atores-mirins mostram sua experiência para educadores e coordenadores de creches, a fim de que estes possam incentivar as crianças através da contação de história de uma forma lúdica. Madalena Gonçalves é pedagoga e arte educadora, gosta de contar histórias, dizer poesias e parlendas.

O Projeto

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e apoio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

A partir de abril, o projeto conta com parceria da Biblioteca Estadual do Ceará e realiza uma programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores e mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, além do público em geral.

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h – GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras – 17h Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE