
Dia: 1 de maio, 2021

A Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral (Secult) prorroga as inscrições para o Edital das Artes, até o dia 4 de maio (terça-feira).Ainda dá tempo de se inscrever!
Não vai perder essa oportunidade.
Inscrições em cultura.sobral.ce.gov.br/oportunidade/3174/

A Exposição virtual BARRACAS discute o mercado publico e seu arranjo, através de um dos seus principais objetos de composição, as barracas. O novo projeto do artista visual e produtor Negrosoousa levanta debate sobre como a organização social e a disposição do espaço no mercado público de Granja-CE, reflete a imagem e a cultura de composição do que, segundo o mesmo, vem a ser um dos maiores símbolos de representação local.
Ele comenta: “O ser humano intervém no espaço que ele compõe. Percebi isso fortemente ao me deparar com o mercado de minha cidade e como as barracas tem muito dessa afirmação. Há uma intenção de permanência e de sobrevivência, afirmada no local, mas para além dessa intenção, os barraqueiros encontraram um meio de se expressar, o que vai configurar a unidade de cada estrutura e a vibração desse espaço.
Os donos dessas barracas passam a imprimir uma expressão única em cada uma dessas estruturas – o que faz o nosso mercado ter uma singularidade. Apesar da densa informação visual e signos no espaço, nós encontramos, na oportunidade do contexto de lockdown, um encontro intimo com o mercado não ocupado. O vazio desse espaço tornou a experiência única, pois me possibilitou a analise critica do produto dessa intervenção humana.”

‘BARRACAS’ exibe uma Granja alinhada com a arte, história local e espaço, se propondo a destacar a originalidade do mercado, como objeto único na composição da cidade – construindo uma narrativa visual vibrante desse lugar. Trata-se de um conjunto de 21 fotos, com lançamento previsto para o dia 14 de Maio. A exposição estará disponível em uma plataforma denominada Galeria N, com design criado também pelo artista, com acesso disponível em sua conta no Instagram, no perfil @negrosoousa.
O conjunto da obra traz um recorte estrutural do espaço, onde coloca à disposição do visitante, expressões geométricas espaciais em combinação com as cores vibrantes que marcam o local. Tais construções visuais foram feiras de forma manual com o auxilio de uma câmera digital e se encontra disponíveis até dia 15 de Junho para a visitação.