Secult Sobral apresenta nesta sexta-feira (30/04) o vídeo “Saudação à cidade: Belchior” em alusão à data de falecimento do cantor sobralense

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, apresenta nesta sexta-feira (30/04), às 18 horas, o vídeo “Saudação à cidade: Belchior”, em homenagem à data de falecimento do cantor e compositor sobralense. O vídeo será exibido nas redes sociais do Fala Secult Sobral e também no canal da secretaria, no Youtube.

Belchior faleceu em 30 de abril de 2017, em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. Este ano lembramos os quatro anos de sua partida e de um sentimento que não mudou desde então: a saudade. O cantor sobralense deixou um vasto legado para a Música Popular Brasileira.

Entre as diversas homenagens prestadas ao cantor nos últimos anos, como a Exposição “Minha História com o Bel”, realizada em 2018, a Prefeitura de Sobral também prestou uma significativa homenagem, eternizando Belchior com uma estátua, em tamanho real (em bronze), exposta na Praça do São João. A peça foi produzida pelo artista plástico Murilo Sá e também é um dos destaques no vídeo de saudação ao cantor.

Para a Secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, a representatividade de Belchior para a cultura sobralense é extremamente significativa. “Para Sobral isso é importantíssimo. Ele é sobralense e Sobral tem uma identidade forte com Belchior. Ele é um ser humano gigante, quando você consegue entender as composições e perceber as conexões com outros tempos históricos. É incrível”, destaca Simone.

SERVIÇO

Vídeo disponível em:
Instagram @falasecultsobral
Facebook: Fala Secult Sobral
Youtube: Secult Sobral

Casa de Saberes Cego Aderaldo lança minicurso “Cego Aderaldo em Cordel”

No mês de maio, a Casa de Saberes Cego Aderaldo apresenta o minicurso “Cego Aderaldo em Cordel”, com o facilitador Prof. Dr. Rodrigo Marques. A cantoria e o cordel participam de uma tradição poética em comum, juntos integram parte significativa do cancioneiro nordestino. Embora possuam regras e gêneros específicos, é muito comum o diálogo entre as duas artes. Os cantadores, por exemplo, nos entremezes da apresentação, dispensam a viola e o improviso para declamar folhetos, sejam de sua lavra ou de cordelistas famosos; já os poetas, ora ou outra, escrevem a história de um desafio célebre, recriando na escrita o improviso de uma contenda consagrada. A Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho, de Firmino Teixeira do Amaral, é o exemplo mais bem sucedido do encontro do cordel com a arte de improvisar nordestina.

Neste curso, os e as participantes poderão acompanhar a vida de Aderaldo Ferreira de Araújo (1878-1967), o Cego Aderaldo, através dos folhetos de cordel, ao mesmo tempo que estudarão a sofisticada poética do cantador e do cordelista.

O minicurso terá certificação da Universidade Estadual do Ceará e carga horária de 8 h/a. Os encontros acontecerão de forma virtual, através da plataforma Google Meet. Você poderá ter acesso as inscrições no DOITY e corre que são vagas limitadas. Então, quem tem interesse não perde tempo e se inscreva já!!!

Onde? Google Meet.
Quando? 11 a 14 de maio de 19h às 21h.
Inscrições? De 28 de abril a 05 de maio, através do link:
https://doity.com.br/minicurso–cego-aderaldo-em-cordel

Um pouco sobre o facilitador: 
Prof. Dr. Rodrigo de Albuquerque Marques (UECE-FECLESC) – Autor de livros de poesia e ensaios. Professor de Literatura da Universidade Estadual do Ceará, Campus FECLESC, Editor da Aluá Cordéis.