Lives da semana: Maiara e Maraisa e Péricles fazem shows para ver em casa

A dupla Maiara e Maraisa e o cantor Péricles estão na agenda de lives deste final de semana. Com as apresentações virtuais, os artistas reforçam a retomada dos shows online.

Veja agenda de lives que já estão programadas:

via g1.com

Filme live-action sobre as irmãs da Cinderela está sendo desenvolvido pela Disney

De acordo com informações publicadas pelo Deadline nessa sexta-feira (16), Kristen Wiig e Annie Mumolo estão se unindo novamente para escrever um filme sobre as irmãs postiças malvadas da Cinderela. Anteriormente, as atrizes trabalharam juntas no roteiro dos filmes “Missão Madrinha de Casamento” e “Duas Tias Loucas de Férias“. Ainda não se sabe se Wiig e Mumolo também atuarão no longa.

O novo filme da Disney será uma versão cômica da história da Cinderela, recontada através do ponto de vista de suas irmãs postiças. O clássico animado da Disney mostra Cinderela sendo maltratado por sua família adotiva após a morte de seu pai. No entanto, ao fim do filme, a Cinderela se casa com o príncipe tão cobiçado pelas irmãs. Ainda segundo o Deadline, o filme vai centrar-se nas dificuldades das irmãs Drizella e Anastasia Tremaine em tentar manter o legado da família.

via popeek

Filmes que a Globo vai passar no fim de semana (17 a 19/04)

O final de semana na Globo promete ser bastante agitado: na madrugada de sábado para domingo, a emissora exibe Família do Bagulhocomédia essencial para quem quer se distrair na quarentena. A trama inconvencional fala sobre um traficante tentando pegar uma carga de maconha no México. Para isso, ele precisará fingir que está de férias com a família no país.

O Bom Gigante Amigo — um dos melhores filmes recentes de Steven Spielberg — também está na programação. A história acompanha uma jovem órfã e um gigante de sete metros desenvolvendo uma amizade improvável. Juntos, salvarão a humanidade. Vale lembrar que a criatura é uma das mais fofas do cinema.

Os fãs da franquia Star Wars também ficarão felizes com a exibição de Os Últimos Jedi — protagonizado por Adam Driver e Daisy Ridley — no Campeões de Bilheteria. Desta vez, Rey precisa aprender a controlar a Força. Enquanto isso, Kylo Ren planeja um grande ataque à Leia e a resistência.

Confira a seguir, todos os filmes que a Globo vai passar no fim de semana: 

SUPERCINE – FAMÍLIA DO BAGULHO (18/04 ÀS 01H05)

Estrelado por Emma Roberts (Amor com Data Marcada) e Jennifer Aniston (Friends), Família do Bagulho fala sobre um traficante tentando pegar uma carga de maconha no México. Para que as autoridades não desconfiem, ele pede a uma stripper e dois adolescentes locais para acompanhá-lo, fingindo que são uma família em férias.

TEMPERATURA MÁXIMA – O BOM GIGANTE AMIGO (18/04 ÀS 12H45)

O Bom Gigante Amigo gira em torno da pequena órfã Sophie, que faz amizade com uma criatura bondosa de sete metros. Juntos, eles combatem gigantes malvados que planejam destruir a cidade e escravizar os humanos.

CAMPEÕES DE BILHETERIA – STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI (18/04 ÀS 15H50)

Em Star Wars – Os Últimos Jedi, a jovem Rey começa a mostrar fortes sinais da Força, o que a força a procurar Luke Skywalker, que é obrigado a tomar uma decisão repleta de consequências. Ao mesmo tempo, Kylo Ren e o general Hux lideram um ataque contra a princesa Leia e a Resistência.

DOMINGO MAIOR – 3 DIAS PARA MATAR (19/04 ÀS 00H00)

3 Dias Para Matar fala sobre Ethan Renner, um assassino internacional que decide abandonar a vida de espião para se reaproximar da família. Porém, antes de dar um fim a carreira, ele embarca em uma última missão a fim de recuperar uma droga que pode salvar a sua vida.

CINEMAÇO – CHAPPIE (19/04 ÀS 02H00)

Chappie se passa em um futuro distópico, onde o crime é combatido por uma força policial robotizada. Contudo, um dos robôs — chamado Chappie — é roubado e reprogramado, se transformando na primeira máquina com a capacidade de pensar e sentir autonomamente.

CORUJÃO NA GLOBO: O QUE VAI PASSAR NA MADRUGADA?

Cidade de Deus — considerado um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos — será exibido no Corujão de sábado para domingo. Além disso, Expresso do Amanhã — do icônico Bong Joon Ho — também entrou para a programação da madrugada. Confira:

Corujão I (17/04 às 01h45) – Capitão Phillips
Corujão II (17/04 às 03h50) – Expresso do Amanhã
Corujão I (18/04 às 02h45) – Cidade de Deus
Corujão II (18/04 às 05h05) – Natal Em Conway

via AdoroCinema

“Seminário Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade” é destaque na programação da BECE

As atividades acontecem no Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza entre os dias 19 e 23 de abril o “Seminário Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade”. Com mesas temáticas, sempre de 10h às 12h, o seminário promoverá a convergência de ideias e debates entre profissionais ligados ao campo do livro, leitura, literatura e bibliotecas. O seminário, que faz parte da programação online prévia à reabertura oficial da Biblioteca, acontecerá no Youtube da BECE.

“Com nomes locais e nacionais, a atividade  proporcionará um espaço de ideias, reflexão e debate sobre a realidade das bibliotecas brasileiras em tempos de pandemia, literatura e representatividade indigena, literatura infantil e ancestralidade afro-brasileira, dentre outros tema”, destaca Suzete Nunes, gestora executiva da Biblioteca.

O seminário é a primeira atividade do Núcleo de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Coordenado por Rodrigo Alves, doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC e pós-doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, o núcleo promoverá a política de preservação, promoção e difusão do acervo da biblioteca, tendo foco na produção de conhecimento por meio de seminários, estudos e publicações e atuando de forma articulada com outras ações de valorização da prática da leitura e suas mediações com os demais setores da biblioteca.

A abertura do seminário conta com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; da diretora da Biblioteca, Enide Vidal; da gestora executiva da Biblioteca, Suzete Nunes e da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor.

Confira a programação:

Dia 19/04  – O papel social das bibliotecas: travessias possíveis em tempos de crises

Convidados: Elisa Machado (SP), bibliotecária e professora da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Aline do Nascimento (MA), bibliotecária e diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (MA) e Cristina Castro (CE), educadora popular em Saúde pela Fiocruz e vice coordenadora da Biblioteca Comunitária Papoco de Ideias.

Mediação: Talles Azigon (CE), poeta e contador de histórias, criador da Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió.

Dia 20/04 – Acessibilidade em bibliotecas no contexto de pandemia: como atuar de forma inclusiva e democrática?

Convidados: Angelita Garcia (SP), bibliotecária, Fundação Dorina Nowill; Clemilda Santos (CE), bibliotecária da Universidade Federal do Ceará – UFC e Andrea Barros (CE), pedagoga, Biblioteca Braille Josélia Almeida.

Mediação: Marcos Rodrigues (CE), Bibliotecário da Biblioteca Estadual do Ceará – BECE

Dia 21/04 –  Literaturas e representatividade indígena

Convidados: Janice Thiél (PR), professora e pesquisadora de literatura infanto-juvenil indígena da PUC; Auritha Tabajara (CE), escritora, cordelista e contadora de histórias e Suene Honorato (CE), professora e pesquisadora da representação dos povos indígenas na literatura brasileira da UFC.

Mediação: Ceiça Pitaguary (CE), Liderança Indígena. Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará. Assistente técnica do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR.

Dia 22/04  – Literatura infantil e ancestralidade afro-brasileira

Convidados: Kiusam de Oliveira (SP), escritora e professora da Universidade Federal do Espírito Santo; Íris Amâncio (MG), escritora e professora da Universidade Federal Fluminense e Sandra Petit (CE), professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará – UFC;

Mediação: Patrícia Adjokè (CE), cantora, percussionista, contista infanto-junvenil, poetisa e contadora de histórias

Dia 23/04 – Livros e telas: a imaginação infantil na era da hiperconectividade

Convidados: Inês Vitorino (CE), professora e pesquisadora em infância e mídia e Socorro Acioli (CE), escritora.

Mediação: Dauana Vale (CE), psicóloga e escritora

Sobre as mesas: https://bit.ly/3tvsQec

Serviço
“Seminário Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade”
De 19 a 23 de abril, das 10h às 12h
Youtube BECE

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFCE Sobral promove evento sobre literatura negra

Evento, promovido pelo NEABI do IFCE Sobral, será no dia 22 de abril,
de forma remota

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) inicia as atividades de 2021 com uma aula inaugural, abordando o tema “Literatura negra: um caminho para a discussão das relações étnico-raciais”. A palestrante é a escritora e professora do campus de Crateús do IFCE, Valéria Lourenço.

O evento será no dia 22 de abril (quinta-feira), às 16 horas, via Google Meet. Quem tiver interesse em participar (seja da comunidade interna ou externa) deve solicitar inscrição pelo email neabi.sobra@lifce.edu.br, mencionando como título do e-mail “Inscrição para aula inaugural do NEABI”. O evento, aberto ao público externo, pretende possibilitar um momento de formação e de troca de experiências sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Sobre o NEABI

O NEABI atua na promoção de ac¸o~es afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e Histo´ria do Negro no Brasil (Lei nº 10.639/2003) e nas questões indígenas, respaldada na Lei nº 11.645/2008, e diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

O núcleo foi criado pela Resolução n° 071, de 31 de julho de 2017, que aprova o regimento interno dos Núcleos nos campi do IFCE. A missão dos NEABIs é sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações e a ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no IFCE.