Lei Aldir Blanc CE: Porto de Memórias – de casa em casa – Exposição mult-web-mídia itinerante

Foto: Emrah Kartal

A partir do dia 04 de abril de 2021, o projeto PORTO DE MEMÓRIAS ancora na comunidade Moura Brasil na cidade de Fortaleza CE, e inaugura a Exposição Virtual Itinerante “PORTO DE MEMÓRIAS – DE CASA EM CASA”, em uma temporada de 10 dias, onde a partir de intervenção na fachada frontal das casas dos moradores protagonistas da pesquisa e placas informativas com código QR (sigla do inglês Quick Response, “resposta rápida” em português),  o visitante é direcionado para a exibição virtual no site http://www.portodememorias.com.

Devido ao isolamento social, a exposição utiliza essa tecnologia do código QR , que é uma versão bidimensional do código de barras e pode ser facilmente lido pela maioria dos telefones celulares com câmera, para fortalecer a rede de propulsão e afeto, fazendo chegar a toda sociedade essas 10 estórias que identificam e revelam um bela perspectiva da comunidade Moura Brasil, pelos olhos de quem ali vive.

O “PORTO DE MEMÓRIAS” é um projeto de escuta de estórias vividas e relatadas por moradores de uma determinada região.  Estórias que juntas, formam um mosaico rico e plural revelador de hábitos e culturas inerentes ao ser humano e que no recorte do tempo, se transformam em memórias.  A exposição é fruto de pesquisa realizada nesta comunidade no período de dezembro de 2019 a março de 2020, por meio de entrevistas com moradores que ali nasceram, habitam e que até hoje tem esse local como suas raízes.

O principal objetivo do projeto “PORTO DE MEMÓRIAS” é valorizar e divulgar estórias que possam contribuir para fortalecer o senso de pertencimento das populações de comunidades, promovendo a valorização dos seus moradores, do território e contribuindo na projeção de outras possibilidades e realidades dessas localidades com olhar sensível e próprio dos seus moradores, nos aspectos sociais, culturais ou econômicos.

O “PORTO DE MEMÓRIAS” é uma investida nessa oralidade, na imersão do cotidiano, na possibilidade do encantamento. As Memórias, aqui apresentadas, fazem parte de mais um Porto navegante iniciado na cidade do Rio de Janeiro, em 2013, que agora ancorou na cidade de Fortaleza no estado do Ceará.

Serviço:

De: 04 a 14 de abril de 2021.
Local: Comunidade Moura Brasil
@porto_dememorias

Deixe um comentário