
Dia: 30 de março, 2021

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), disponibiliza, nesta quarta-feira (24/03), a cartilha de orientação para prestação de contas da Lei Aldir Blanc.
Conforme balanço realizado pela Secult, na chamada pública foram habilitados 192 projetos culturais e artísticos distribuídos em 13 linguagens (música, artes visuais, literatura, cultura popular, dentre outras), apresentados por meio de uma programação virtual encerrada no dia 27 de dezembro de 2020.
Na chamada de auxílio aos espaços culturais independentes foram selecionados 33 espaços, que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento e receberam subsídio para manutenção de suas atividades.
Ao todo, foram beneficiadas mais de mil pessoas, direta e indiretamente, e destinado o valor superior a R$ 820 mil para ações emergenciais do setor cultural do município.
A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural é fruto da articulação entre sociedade civil e instituições culturais. Surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da cultura, bem como espaços culturais brasileiros no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.
Cartilha de prestação de contas AQUI

Hermelinda Bezerra é funcionária pública, mas encontrou no seu gosto por cozinhar uma forma de gerar renda extra. “Foi fundamental pra me ajudar a atravessar um momento difícil na minha vida. Deu tão certo, que até hoje faço bolos e tortas por encomenda e já estou me aventurando pela cozinha quente”, conta. Aluna do Senac, fez pelo menos quatro cursos presenciais na instituição, mas aderiu ao formato remoto desde a pandemia. “Não pretendo parar. Pra mim, é como estar lá no Senac”, conta.
Desde o ano passado, ela já fez os cursos pela internet de Pães Caseiros; Ceia Natalina; Doces e Sobremesas; Saladas e Grelhados; e Cozinha Saudável. “As aulas online casaram perfeitamente com a minha rotina no isolamento social. Eu estudo em casa, não preciso ficar me deslocando e me organizo pra ter aquele horário livre”, explica a empreendedora. Como já trabalha sob encomenda, fazendo bolos, tortas e Ovos de Páscoa, ela acha bem interessante as orientações sobre embalagem e precificação dos produtos.
Outro diferencial, para ela, é a didática e a experiência dos instrutores. “Sempre faço cursos com o Matheus Vieira, por exemplo, e ele é muito generoso. Compartilha com a gente todas as dicas, tira nossas dúvidas”, destaca. Além do chat, na aula ao vivo, a aluna diz que a comunicação e a interação com os instrutores também são facilitadas pelo aplicativo Google Class.
Cozinhar para Vender
O Senac está com inscrições abertas, no site www.cursos.ce.senac.br, para nove cursos pela internet em abril e maio. Na área de Gastronomia, a série Cozinhar para Vender traz os temas Técnicas, Habilidades e Decoração em Chocolates; Cardápio para Cafeteria; Doces de Festa; e Cozinha Cearense Atual. “O mercado da Gastronomia foi um dos mais impactados pela pandemia. Um dos fenômenos que se acelerou foi o empreendedorismo, pois as pessoas estão buscando alternativas para geração de renda. Por isso, estamos focando em cursos que atendam a demanda de quem está empreendendo, mas também para pequenos e médios negócios que estão precisando se reinventar para enfrentar a crise causada pelo coronavírus”, destaca a consultora da área, Vanessa Santos.
A série Cozinhar em Casa, que pode ser uma porta de entrada neste ramo, também está com turma aos interessados em Cardápios para Receber.
Moda sustentável e Design assertivo
Nos segmentos de Moda e Design, novos cursos compõem a programação de 2021. Para quem atua no mundo da moda e deseja se atualizar, o Senac oferta Introdução à Moda Sustentável. “O curso vem para formar profissionais capacitados para atender às novas demandas do mercado, desenvolvendo um olhar consciente e sustentável, auxiliando na criação de produtos com responsabilidade social e ambiental, bem como na sua comunicação”, explica a consultora da área, Beatriz Guedes.
Os criativos também podem desenvolver suas habilidades manuais para criar produtos artesanais que estão em alta no mercado e empreender. Por serem feitos à mão, esses são únicos e podem ser personalizados, de acordo com a data, ocasião ou desejo do cliente. “O artesanato tem conquistado cada vez mais clientes que buscam peças exclusivas e originais”, destaca a instrutora Edenísia Figueiredo. Ela ministra o curso Patchwork Moderno: Criando Produtos Estilizados, que está formando turma para abril.
O instrutor Diego Mourão é o convidado para ministrar o curso Aprovado! Como Elaborar Projetos Assertivos em Design. Esse tem como objetivo resolver uma das principais reclamações dos designers gráficos: refazer trabalhos. “Além de trazer técnicas para geração de ideias, a ideia é trazer uma visão ampla e macro de como resolver problemas visuais e criar soluções únicas, baseado no entendimento do negócio dos clientes atendidos”, garante ele.
Vendendo pela Internet
Em seu blog oficial, o WhatsApp divulgou que mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o aplicativo ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios. Tendo em vista a aceleração da transformação digital dos negócios pós pandemia, o Senac Ceará oferta o curso WhatsApp Business como Central de Atendimento.
Nesse curso o aluno vai aprender a configurar o aplicativo WhatsApp Business para venda de produtos e serviços, assim como atendimento de clientes, utilização das funcionalidades em geral como catálogo, mensagens automáticas, listas de transmissão, tagueamento/rotulação de contatos (clientes, fornecedores, leads), configuração do status e de link curto, assim como a análise de métricas.
Mais informações e inscrições: www.cursos.ce.senac.br

