Online: Cineteatro São Luiz celebra Dia do Circo com a Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

O Dia do Circo será celebrado nacionalmente neste sábado (27). Em alusão à data, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe três espetáculos nos dias 27 e 28 de março. Na programação: palhaça Edith, Coletivo Cio das 5 e Bufa Ludomira Silva. Toda a programação tem acesso gratuito, acessibilidade em Libras e veiculação pelo canal de YouTube do Cineteatro.

Com curadoria de Sâmia Bittencourt e Carolina Holanda, o projeto nasce a partir de reflexões sobre o papel da mulher como protagonista de sua cena, de sua dramaturgia e de seus corpos. Esta edição tem o apoio da Lei Aldir Blanc e conta com a parceria inédita do Cineteatro São Luiz.

Programação corrida

27/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Piaf” com Radmila da Frota Cabral | Palhaça: Edith

Duração: 10 minutos | Classificação Etária: Livre

Vinda da França diretamente para o Cine São Luiz, Edith prepara um belíssimo espetáculo, para o delírio de seu público

● Espetáculo “A vida com o cio das 5” com Coletivo Cio das 5

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: Livre

Coletivo de palhaças que nasceu no dia 8 de Maio de 2018, com o apoio da escola Porto Iracema das Artes, que neste mesmo ano lançou como temática as Poéticas do Feminino e pelo encontro na Academia do Riso: Formação Extensiva em Palhaçaria, onde se formaram suas integrantes e onde começaram a costurar seus desejos e inquietações como coletivo. No primeiro ano, fizeram diversas experimentações nas ruas de Fortaleza e estrearam em uma temporada no anexo Morro do Ouro do Theatro José de Alencar, chamada “Um Espetáculo Germinal”, sob a direção de Carol Holanda. Atualmente, está em processo de montagem, sob a direção de Júlia Sarmento, e integra a produção da Rede de Comicidade Feminina do Ceará através do I Ciclo em Comicidade Feminina: A Palhaça em Jogo, projeto apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR.

28/03 (domingo)

20h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

“Bufa Ludomira Silva” com Maruska de Sousa Ribeiro | Palhaça: Bufa Ludomira Silva

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: 16 anos

Ludomira traz em si toda força, brutalidade e nenhum pouco de medo para falar da mulher e da opressão sofrida pelo machismo. Sem pudor ela fala, exibe tudo e ainda desafia qualquer homem espectador a entrar no jogo de cena, ela chega provocando e chamando a atenção para todos ficarem atentos e ouvir o que ela tem a dizer.

Serviço

Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará
Dias 27 e 28 de março
➜ Acessibilidade: Intérprete de Libras
➜ Onde: no canal no YouTube do Cineteatro
Acesso gratuito

NEABI promove, hoje (25), palestra sobre processo de escravidão, abolição e pós-abolição no Ceará

Há cento e trinta e sete anos, o Ceará foi o primeiro estado do país a abolir a escravidão. Feito memorável, símbolo de luta pela igualdade entre os seres humanos, mas uma luta ainda não acabada. Assim, no dia 25 de março, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do campus de Tianguá, promoverá a palestra “O processo de escravidão, abolição e pós-abolição no Ceará: o ‘nêgo’ nunca deixou o cativeiro”. O evento está aberto a todos os interessados pelo tema e tem inscrição prévia. Aos participantes será conferida certificação.

*Link da inscrição:* https://forms.gle/uMoVdPQZ6jmpq5Bu9
*Link do meet:* meet.google.com/msh-rdty-jsf

NEABI

A unidade do NEABI no campus de Tianguá foi instituída por meio de portaria e está estruturada para desenvolver ações e eventos educativos e culturais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão ligados às questões étnico-raciais. Atua nas temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena por meio de ações interdisciplinares e que direcionam para uma educação pluricultural e pluriétnica.

Via ifce.edu.br por Caroline Brito

Se liga: hoje (25) tem reunião extraordinária do Fórum de Agentes Culturais de Sobral – FACS

Hoje (25), às 19h, acontecerá uma reunião extraordinária do Fórum de Agentes Culturais de Sobral – FACS, tendo como pauta o debate sobre o pacote de medidas emergenciais anunciadas pela Prefeitura de Sobral ao setor cultural. ✍🏼💡

O encontro contara com a participação de representantes da Secretaria da Cultura e do Turismo e é aberto a participação de todas as pessoas interessadas. 🗣️👩🏽‍💻

📌 Quer participar e entender mais sobre as propostas? Chama no direct que enviamos o link da reunião, que também ficará disponível para visualização no YouTube do FACS.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9mRsaiWKte_uZM3UiOnoGw

Livro que destaca o protagonismo da cultura negra será lançado na noite desta quinta (25)

Nesta quarta-feira (25/03), às 19h, ocorre o lançamento do livro infantojuvenil “A DECISÃO DO REI sob a passagem de Obatalá – o bem na terra”. Essa obra integra as ações do projeto aprovado no Edital Arte Livre – Criação Artística da Lei Aldir Blanc. O lançamento acontecerá na página do Facebook do Autor: Vinicios Ferraz.

O livro A DECISÃO DO REI destaca o protagonismo da cultura negra e cultiva o imaginário infantil e jovem para a compreensão e respeito à diversidade de experiências de crenças e fé.

O livro também auxilia educadores e educadoras no trabalho pedagógico com as contribuições culturais e vivências dos povos de matriz africana, estando, assim, em harmonia com o que preconiza a lei 10.639/03 alterada pela lei 11.645/08 que atestam a importância de que a cultura negra e indígena tornam-se conteúdos obrigatórios na proposta pedagógica da educação básica das escolas públicas e particulares do país.

Em tempos de tanta violência, intolerância e racismo, uma história que expressa valores da cosmovisão e filosofia africana tais como a empatia, a humildade, a confiança e, sobretudo, a coragem de agir com verdade e amorosidade.

Um estória direcionada às crianças e jovens, mas que pode ser lida, compreendida e amada por toda a família. 

Não perca!

25 de Março – Feriado Data Magna no Ceará

Nesta segunda-feira, dia 25 de março, é celebrada a Data Magna do Ceará, feriado instituído em 6 de dezembro de 2011, por lei estadual publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O dia é feriado em todo o território cearense.

Saiba mais – O feriado celebra a abolição dos escravos no Ceará. A província foi a primeira do Brasil a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884. No Ceará, a abolição aconteceu quatro anos antes do restante do País. A famosa Lei Áurea foi sancionada em 13 de maio de 1888 e acabou invisibilizando uma série de personagens e setores da sociedade que lutaram por anos antes da conquista.