Programação do dia 23/02 do Seminário “O que pode a arte? Afetos, Autismos, Artes”

Dias 23, 24 e 25 de fevereiro, sempre às 19h, transmitido pelo Youtube e Facebook do Teatro da Boca Rica e as inscrições são gratuitas, link no perfil @teatrodabocarica.

Nos debates, pessoas especialistas em artes e autismos, que vivem na família experiências com artes no cotidiano de crianças autistas vão passar experiências e vivências. ⠀⠀

Participe e divulgue para famílias, artistas e profissionais que cotidianamente tratam do encontro entre arte e autismo, seja no seu trabalho, de forma lúdica ou em família.⠀⠀

Esse é um momento importante porque não é tão comum pesquisas e eventos sobre a prática artística com pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).⠀⠀

Os palestrantes são percussores nesses temas e estão pesquisando e fazendo arte com autismo aqui e Brasil afora.⠀⠀

Principalmente em tempos de pandemia, quando o cotidiano já impõe grandes mudanças e desafios, famílias e crianças neurotípicas ou com autismos podem ter no encontro da arte com o TEA um elemento de encantamento, concentração, vivências. ⠀⠀

Se você puder, compartilhe com mais pessoas. Até lá!⠀

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "19H ABERTURA REJANE REINALDO Doutora em artes cênicas atriz, diretora, coordenadora do seminário e do Ponto Cultura Teatro Ponoueodo da Boca"
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "19H15 PALESTRA "O JOGO DO PALHAÇO COMO SUBVERSÃO DAS PRÁTI-CAS USUAIS DE DOMESTICAÇÃO DA NEURODIVERSIDADE. UMA PERSPECTIVA ANTICAPACITISTA" CRISTIANE MENEZES MUÑOZ Atriz, palhaça, educadora e pesquisadora. Doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO."
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "20H15- PALESTRA "O AUTISMO COMO METÁFORA. PERSPECTIVAS A PARTIR DA FILOSOFIA POP". ROBERTO CHARLES DE OLIVEIRA FEITOSA Pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Potsdam-Alemanha e pela Universidade de Paris VIlI/França. Prêmio Jabuti 2005 pela autoria do livro "Explicando a Filosofia com Arte". DEBATEDORA -REJANE REINALDO"
Nenhuma descrição de foto disponível.

Novas tecnologias e inteligência emocional é tema de Congresso de Educação

O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio Ceará, acontece de 24 a 26 de fevereiro e traz profissionais renomados ligados à Educação

O Sistema Fecomércio, através do Sesc e Senac, realiza nos dias 24 a 26 de fevereiro, o II Congresso de Educação. Com o tema Inteligência Emocional em Tempos Adversos e a Atuação Docente, o evento abre oportunidade para lançar um novo olhar sobre a educação, ao mesmo tempo em que discute a necessidade do educador se perceber nesse cenário atual surgido a partir da pandemia. Ele acontece de forma online, com quatro palestras gratuitas e abertas ao público, com links exclusivos. As inscrições podem ser feitas através do site.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, ressalta que a missão educativa das instituições Sesc e Senac é sociointeracionista, valoriza a formação de cidadãos críticos, conscientes e ativos, ao mesmo tempo em que desenvolve uma formação integral perpassando pelos aspectos de saúde, cultura e lazer. Além disso, contribui não apenas com a aprendizagem dos alunos, mas também com a melhoria da sua qualidade de vida, tendo o professor papel essencial de facilitador de todo esse processo.

Para Maurício Filizola, o tema escolhido para o II Congresso não poderia ser outro. Com a adaptação maciça e generalizada dos meios digitais na educação, ele compreende que muitos professores tiveram que se adaptar não apenas à rotina devido ao Coronavírus, mas também ao modelo de aula remota, exigindo novas habilidades desses profissionais.

Maurício Filizola lembra que as tecnologias vieram para ficar e os educadores estão lidando com essa nova realidade. Além dessa adaptação, eles enfrentam os impactos da pandemia na vida pessoal, o que exige um olhar mais aprofundado sobre sua atuação profissional. “O Congresso vai provocar não apenas o debate sobre como fazer educação a partir dessas mudanças, mas também abrir espaço para os docentes perceberem suas habilidades emocionais. Tenho certeza que todo o debate trará reflexos positivos na maneira de ensinar e, consequentemente, no aprendizado dos alunos”, ponderou.

Palestras

O Congresso abre com a palestra Novas Construções Sociais de Aprendizagem, no dia 24, a partir das 18 horas. Ela será ministrada pelo pedagogo português José Pacheco, um dos fundadores da Escola da Ponte, uma instituição pública de ensino que se baseia nas chamadas escolas democráticas e na educação inclusiva. Ela defende a promoção da autonomia e da consciência cívica dos alunos, privilegiando o seu progressivo envolvimento nas tarefas e na responsabilidade de gestão da escola.

A segunda palestra, dia 25, traz como tema as Tecnologias Educacionais Emergentes, com o professor José Motta, e acontece a partir das 17 horas. Consultor Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e palestrante em temas ligados à Inovação Educacional, José Motta é pesquisador e entusiasta na realização de workshops com práticas de metodologias ativas de ensino e desenvolvimento de competências socioemocionais.

Na sexta-feira, 26, haverá duas palestras. Às 17 horas, Izolda Cela, professora, psicóloga e vice-governadora do Ceará, fala sobre Formação Integral: Case de sucesso Virando o Jogo. O Virando o Jogo é uma política pública do Governo do Estado que desenvolve atividades de cunho social, cultural, esportivo e de qualificação profissional, além de incentivar os jovens para retornar à escola, e tem como um de seus parceiros o Sesc e o Senac

A palestra de encerramento inicia às 18 horas, e tem como tema as Competências socioemocionais na educação – integração entre o sentir e o aprender, com Eduardo Shinyashiki, palestrante, consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.

Jornada da educação

Segundo o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, Sidarta Cabral, as três palestras são uma jornada dentro do Congresso que busca refletir sobre um novo olhar em relação à postura profissional e a necessidade de se reinventar para atender novos contextos. 

“O Senac já vinha nesse processo, estudando as chamadas metodologias ativas, o uso de tecnologias na sala de aula. Então isso já estava fazendo parte da nossa visão. Mas não adianta pensar na tecnologia, só na ferramenta, sem pensar nos profissionais, é essa a discussão que o II Congresso traz”, pontua.

Formação humanizada

 A Diretora de Programação Social do Sesc Ceará, Patrícia Rinaldi, destaca que a escolha do tema para o Congresso deste ano busca debater as habilidades destes docentes perpassando pelas competências sócio emocionais, bem como a implantação novas de metodologias que contribuem com o processo de formação desses alunos. 

“Vamos discutir não apenas aspectos técnicos, mas também aspectos da formação integral do ser humano, assim como do cuidado com o profissional da educação no contexto da pandemia do Covid 19, e, assim, criar um ambiente propício ao diálogo e reflexão sobre as metodologias ativas em sala de aula e a atuação dos docentes neste novo cenário”.

Além das palestras, o II Congresso de Educação proporciona aos professores do Sesc e instrutores do Senac uma programação com ações formativas através de workshops, palestras e oficinas.

Serviço 

II Congresso de Educação – Inteligência Emocional em Tempos Adversos e a Atuação Docente

Data: 24 a 26 de Fevereiro
Inscrições: http://iicess.xtage.com.br/usuario/index
Programação: http://www.fecomercio-ce.com.br/congressodeeducacao/

Atelier Produtora abre inscrições para cursos de capacitação gratuita e on-line para trabalhadores da arte e da cultura de todo o Brasil

Atelier Produtora promove de 1º a 27 de março, Fôlego – Programa de formação e capacitação para profissionais da arte e da cultura. Um projeto de nove cursos gratuitos e on-line, destinados à atualização e aperfeiçoamento de trabalhadores da arte e da cultura de todo o Brasil. As inscrições acontecem de 1º  a 21 de fevereiro por meio do site: www.folegoprograma.com.br. As vagas são limitadas. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e possui idealização da artista e coordenadora do projeto, Ana Hortides, e da midióloga e produtora executiva, Joana Nantes. 

Na atual conjuntura da pandemia da COVID-19, muitos trabalhadores da área da cultura ligados às artes plásticas, às artes visuais, aos museus e aos espaços culturais, como artistas, produtores, gestores, técnicos, entre outros, foram atingidos pela falta de oportunidades. Em razão disso, o Fôlego Programa irá realizar uma série de cursos de formação e de  capacitação para esses profissionais. A proposta é que os professores que ministrarão os cursos, jovens atuantes no campo das artes, tragam um panorama histórico, crítico e também a sua prática e experiência pessoal para o debate, de modo a enriquecer a troca com os alunos inscritos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Hortides, “a proposta surgiu para capacitar e atualizar quem promove o campo cultural no nosso país. Com a pandemia, nós que somos trabalhadoras da cultura no Rio de Janeiro, sentimos na pele os seus efeitos, com demissões em massa, projetos cancelados e escassez de recursos. A Lei Aldir Blanc é uma grande conquista para todos nós e por meio dela conseguimos propor e agora colocar em prática esse projeto que possibilitará a ampla e plural formação dos profissionais brasileiros. Fôlego Programa vem aí!”  

Para incentivar e ampliar a acessibilidade no campo da arte e da cultura, Ana Hortides destaca ainda que um dos cursos será ministrado por Augusto Machado, educador e surdo: “temos como missão sempre desenvolver projetos pensando formas de fomentar a acessibilidade. Para um dos cursos, convidamos o Augusto, um professor surdo, muito didático, com experiência em arte-educação e no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes. O objetivo é introduzir a Libras para que os profissionais da nossa área possam recepcionar melhor os surdos nos espaços que atuam.”

As aulas serão ao vivo e oferecidas pelo Google Meet. O conteúdo será gravado e disponibilizado de forma gratuita ao público posteriormente no canal do YouTube do projeto.

Conheça os cursos:

MÓDULO ARTES VISUAIS:

1 –   História da Arte no Brasil, com Pollyana Quintella
Terças-feiras, dias 2, 9, 16 e 23 de março de 2021, das 19h às 22h (200 vagas)

2 –   Portfólio de Artista – Entre Prática e Apresentação, com Silvana Marcelina
Turma 1: sábados, dias 6 e 13 de março de 2021, das 15h às 19h (30 vagas)
Turma 2: sábados, dias 20 e 27 de março de 2021, das 15h às 19h (30 vagas)

3 –   Curadoria e História das Exposições no Brasil, com Bruna Costa e Vitor Gomes
Segundas-feiras, dias 1º, 8, 15 e 22 de março de 2021, das 19h às 22h (200 vagas)

MÓDULO PRODUÇÃO CULTURAL E MUSEUS:

4 – Gestão Cultural e Políticas Públicas no Brasil – Um Panorama Histórico e Cultural, com Julia Pacheco e Ohana Boy
Quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de março de 2021, das 19h às 22h (200 vagas)

5 – Patrimônio e Direito Cultural no Brasil, com Christiane Campos
Sextas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de março de 2021, das 19h às 22h (200 vagas)

6 – Arte-Educação em Museus – Possibilidades e Desafios, com Thiago Grisolia
Quintas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de março de 2021, das 19h às 22h (200 vagas)

MÓDULO ACESSIBILIDADE E FERRAMENTAS:

7 – Introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais) para Profissionais da Cultura, com Augusto Machado
Sábados, dias 6, 13, 20 e 27, e domingos, dias 14 e 21 de março de 2021, das 9h às 12h (25 vagas)

8 – Conversações – Inglês para Profissionais da Arte e da Cultura, com Stephany Campos Simões
Turma 1: quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de março de 2021 das 9h às 12h  (30 vagas)
Turma 2: quintas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de março de 2021 das 9h às 12h  (30 vagas)

9 – Plataformas de Redes Sociais e Marketing para a Cultura, com Fernanda Guedes
Sextas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de março de 2021, das 15h às 18h (200 vagas)

Serviço: 
Fôlego – Programa de formação e capacitação para profissionais da arte e da cultura
Inscrições: de 1º a 21/2
Cursos: de 1º a 27/3
Cursos gratuitos e on-line para todo o Brasil pelo Google Meet.
Site: www.folegoprograma.com.br 
Instagram: www.instagram.com/atelier.cultura/  
Facebook: www.facebook.com/aateliercultura
Classificação: 18 anos.
Dúvidas podem ser tiradas pelo  e-mail: contato@folegoprograma.com.br