V MUVUCA – Festival UVA de Cultura lança edital para obras artísticas na linguagens do Audiovisual, Literatura, Música e Culturas Periféricas

Em formato inteiramente online, o Festival acontecerá durante os dias 22, 23 e 24 de março, linkando as linguagens artísticas em uma rede que se conecta através de Mostras, Minicursos e Mesas de Diálogos.

Considerada como um dos maiores polos universitários do interior do  estado do Ceará, Sobral concentra uma ampla diversidade de pessoas, cores e culturas, advindas das mais diversas comunidades e municípios do Estado do Ceará, que na busca da formação superior, contribuem para a constituição de uma “Cidade Universitária”.

Neste contexto destaca-se a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) enquanto instituição educativa que se sustenta no ensino, na pesquisa e na extensão, ou seja, na produção do conhecimento, tendo em vista a criação, a transmissão e a crítica da ciência, da técnica e da cultura; a preparação para o exercício de atividades profissionais e o apoio científico e técnico ao desenvolvimento social e econômico da sociedade, formando nos últimos 10 anos, mais de 14.000 profissionais.

Com uma ampla programação que engloba mostras de música, literatura, audiovisual, culturas periféricas, minicursos e mesa de diálogos, o  Muvuca 2021 – V Festival UVA de Cultura assume o papel de reconhecer e fomentar a produção cultural do Ceará, principalmente no interior do Estado, proporcionando o intercâmbio entre as diferentes formas de expressões artísticas. Durante os dias 22, 23 e 24 de março de 2021, as diversas linguagens culturais coexistem em um espaço que reúne artes e conhecimentos.

O Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), lançaram o Edital para participação no Muvuca – V Festival UVA de Cultura.

O Edital vai selecionar propostas artístico culturais nas linguagens da Música, Literatura, Audiovisual e Cultura Periférica, que integrarão as Mostras Artísticas Competitivas do Festival. Além das Mostras, o Muvuca contempla atividades formativas, que vão conectar Minicursos e Mesas de Diálogos, a partir de diferentes temáticas das artes e da cultura, e seus desdobramentos.

As inscrições estarão abertas de 08 a 26 de fevereiro, no site iade.org.br, para alunos, professores e funcionários de Instituições de Ensino Superior, pública e privada, de todo Estado do Ceará.

SOBRE O IADE:

O Instituto de Apoio do Desenvolvimento da UVA (IADE), é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, tendo como membros a Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, o Governo do Estado do Ceará-UFC, a Prefeitura Municipal de Sobral e a Diocese de Sobral.

A experiência de mais de 14 anos de atuação confere ao IADE uma profunda compreensão da região norte do Ceará e possibilita ser um importante vetor dessa aproximação, buscando diversificar e ampliar suas ações prestando serviços e assessoria e consultoria em diversas áreas, promovendo e organizando eventos científicos e culturais, cursos e concursos, recrutando, selecionando e capacitando recursos humanos para instituições públicas e privadas. 

SERVIÇO: 

V MUVUCA 2021 – V Festival de Cultura da UVA

Inscrições gratuitas a partir de 08 a 26 de fevereiro

Realização de 22 a 24 de março

https://www.iade.org.br/

Instagram: @festivalmuvuca

Facebook: @festivalmuvuca

Youtube: Youtube.com/FestivalMuvuca

Mais informações: festivalmuvuca@gmail.com 

‘Ti-Ti-Ti’ vai ser exibida no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ após ‘Laços de família’

Cena da novela 'Ti ti ti', com Alexandre Borges e Murilo Benício — Foto: Divulgação/TV Globo

“Ti-Ti-Ti” é a próxima novela a ser reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”. A TV Globo ainda não anunciou que dia exato a trama volta à programação.

O remake de Maria Adelaide Amaral mistura duas comédias de Cassiano Gabus Mendes: a primeira versão de “Ti-Ti-Ti” (1985) e Plumas e Paetês (1980). A direção-geral foi de Jorge Fernando.

Cheia de comédia e ironia, a novela das 19h, exibida entre 2010 e 2011, tinha Alexandre Borges e Murilo Benício como os rivais do mundo da moda: Jacques Leclair e Victor Valentim, respectivamente.

Outra trama que se destacou foi o triângulo amoroso formado por Marcela (Isis Valverde), Edgar (Caio Castro) e Renato (Guilherme Winter).

Claudia Raia, Malu Mader, Dira Paes, Nicette Bruno, Fernanda Souza, Humberto Carrão, Marco Pigossi e Tato Gabus Mendes também estão no elenco.

via g1.com

Secult abre inscrições para o XIII Edital Mecenas do Ceará

O edital irá beneficiar projetos artísticos e culturais de todo o Ceará, passíveis de incentivo via renúncia fiscal. As inscrições estão abertas de 3 fevereiro a 9 de março de 2021, pelo site de editais da Secult: http://editais.cultura.ce.gov.br/

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará abre inscrições, nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, para o XIII Edital Mecenas do Ceará, que regulamenta o processo de inscrição e seleção pública de projetos culturais que visem a captação de recursos por meio do Mecenato Estadual. O Edital busca garantir o fortalecimento das políticas culturais democráticas, inovadoras, plurais, sustentáveis e inclusivas, por meio do apoio a projetos artísticos e culturais e do fomento à cultura, utilizando-se, dentre outras ferramentas, do lançamento de editais e de seleção pública. As inscrições serão gratuitas e, exclusivamente, online pelo site http://editais.cultura.ce.gov.br, no período de 03 de fevereiro a 09 de março de 2021.

O XIII Edital Mecenas do Ceará autorizará até R$ 26.000.000,00 (vinte e seis milhões de reais) em valor total de projetos aptos a captarem recursos, por meio do Mecenato Estadual, mediante a conjugação de recursos do Poder Público Estadual e de particulares, obtidos por renúncia fiscal, nos termos do artigo 20, da Lei Estadual nº 13.811/2006.

Esta ação da Secult tem como objetivo fortalecer o setor cultural como eixo de desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará, em parceria com o setor privado (economia da cultura); assim como fomentar os processos de criação, produção, difusão, formação, pesquisa, intercâmbio e fruição das expressões artísticas no âmbito da diversidade cultural cearense; incentivar a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Estado;  e colaborar com o fortalecimento do circuito e do calendário cultural e turístico do Estado do Ceará, preservando e observando os Direitos Culturais.

Através do Edital, a Secult beneficiará projetos de todo o Ceará nas seguintes linguagens culturais: Arte digital e jogos; Artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística, incluindo moda e design); Artes visuais e fotografia; Audiovisual; Circo; Dança; Economia criativa; Literatura, livro e leitura; Música; Patrimônio material e imaterial; e Teatro e performance.

Novidades nesta edição

Em conformidade com as alterações promovidas pelo Decreto 33.611, de 03 de junho de 2020 – com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos mecanismos do Sistema Estadual de Cultura do Ceará – SIEC, a 13ª edição do Edital Mecenas do Ceará incorporou a redução do percentual mínimo de captação de 50% para 35%, a ampliação do prazo máximo para captar recursos de 180 para 240 dias e a prestação de contas única para os projetos aprovados.

O processo de habilitação e seleção de projetos traz avanços relacionados à democratização do acesso aos recursos públicos, uma vez que estabelece uma fase de retificação para sanar erros formais na documentação apresentada na inscrição.

Além disso, o novo edital estabelece mecanismos de aperfeiçoamento do monitoramento dos projetos, metas e indicadores por meio da previsão de fiscalização e do aprimoramento do relatório de execução física.

A acessibilidade cultural é outro quesito que ganha destaque no edital segundo a coordenadora de Economia da Cultura da Secult, Laízi Fracalossi. “Com esse novo edital, consideramos que há uma qualificação das políticas de acessibilidade, uma vez que passa a ser obrigatória a adoção dessas medidas para todos os projetos aprovados, com regras determinadas de acordo com o valor aprovado e captado”, ressalta a gestora.