Profetas da Chuva anunciam boas chuvas para o Ceará em 2021

Pela observação de quem conhece e traduz os sinais da natureza, Ceará deve registrar boas precipitações na quadra chuvosa de 2021.  As previsões foram feitas no 25º Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá, realizado na manhã deste sábado, 23. O evento foi realizado no Paço Municipal e transmitido pelo Facebook. 

“Os 12 profetas aqui presentes previram um inverno bom. Bom para acima da média. Só tivemos um profeta que colocou abaixo da média. E essa previsão é muito otimista, considerando que a ciência já deu a sua previsão e para mostrar que os profetas são independentes”, resumiu Helder Cortez, um dos idealizadores e organizador do evento.

“Nosso encontro sempre tem de 25 a 30 profetas. A maioria deles é muito idosa. Para a prevenção deles, alguns mandaram para mim e depois vou divulgar”, explica. Foram realizados ainda outros dois encontros: em Tauá, com 5 profetas, e no Orós, com 12 profetas. Segundo Helder, e a previsão foi a mesma, disseram que era o Ceará teria chuvas “na média para cima”. 

O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado nesta quarta-feira, 20, contudo, indica 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril de 2021.  A Funceme aponta 40% de perspectiva em torno da média e ainda 10% de possibilidade de as chuvas ficarem acima da média histórica.

Via O Povo

Certificação para o Ensino Médio: inscrições para o Encceja até segunda (25)

Inscrições para o Encceja são prorrogadas até 25 de janeiro - Jornal O  Estado MS

Termina amanhã (25) o prazo para a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril deste ano e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. A inscrição pode ser  feita pelo site.

O exame serve para conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para os jovens e adultos que não conseguiram obter na idade adequada.

O exame é constituído de quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia. O candidato também será avaliado por meio de uma redação.

O edital do Encceja diz que o participante inscrito que não comparecer às provas de todas as áreas do conhecimento no Encceja de 2020 e quiser participar do Encceja 2021 deverá justificar a sua ausência. Caso o participante não justifique a ausência, ele deverá ressarcir um valor determinado pelo ministério, conforme orientações divulgadas no site de inscrição do exame.

via agência brasil