Foto de Bernie Sanders sentado na posse de Biden viraliza

Foto do senador Bernie Sanders na posse de Joe Biden, na quarta-feira (20), viralizou nas redes sociais — Foto: Brendan Smialowski/AFP

A imagem do senador Bernie Sanders aparentemente entediado na cerimônia de posse do presidente dos Estados UnidosJoe Biden, viralizou nas redes sociais na quarta-feira (20).

Vestido com uma jaqueta bege, de braços cruzados e sentado em um banco desmontável afastado dos outros participantes, o senador — que chegou a concorrer com o novo presidente pela nomeação no Partido Democrata — parecia irritado com os protocolos da posse.

Inscrições abertas para o curso de Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica

Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em “Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica”, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). O curso gratuito é voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática. 

A aula de abertura será realizada no dia 5 de fevereiro. Elas serão realizadas ao vivo às sextas-feiras e aos sábados das 14h às 17h, durante os meses de fevereiro a maio, com transmissão pelo canal Tecnologias Digitais na Educação, no Youtube. As aulas também ficam gravadas no canal para os cursistas que não conseguirem assistir ao vivo ou para revisão dos conteúdos, que serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países.

Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da UFC para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Inscrições AQUI

Catálogo virtual “O Céu de Iemanjá” é lançado nesta sexta-feira

Foto/JeanDosAnjos

O catálogo virtual “O Céu de Iemanjá”, do fotógrafo cearense Jean dos Anjos, será lançado nesta sexta-feira (22/01), nas plataformas digitais. O evento será realizado em live no perfil do artista no Instagram (@jeanjos09), às 19 horas, momento em que ele conversa com a pedagoga, multiartista e mulher de axé Patrícia Adjokè

No evento virtual serão compartilhados os significados das festas para Iemanjá, assim como o processo de registros dos festejos pelo artista por mais de 12 anos e a importância da construção e organização da memória dessa manifestação como patrimônio imaterial de um povo.

O catálogo virtual reúne 30 fotografias das Festas de Iemanjá realizadas em Fortaleza e Salvador entre 2008 e 2014 e que foram parte da primeira exposição realizada pelo artista, em 2014.

“A exposição ‘O Céu de Iemanjá’ foi um divisor de águas na minha vida. Convivo com as imagens e com os afetos que elas produziram e ainda produzem. E Iemanjá segue comigo desde quando fui gerado. É como se eu colocasse um álbum de fotografias íntimas para o público ver”, comenta Jean, que é mestre em Antropologia e pesquisador do Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com seu trabalho de pesquisa sobre as festas para Iemanjá, Jean dos Anjos vem construindo pontes entre o 2 de fevereiro e o 15 de agosto e entre Salvador e Fortaleza. O processo de dedicação aos registros nas duas cidades cria importantes memórias sobre as festas, suas simbologias e significados partilhados.

O catálogo “O Céu de Iemanjá” conta com apresentação do professor de Antropologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do LAI/UFC, George Paulino. Para ele, as imagens do catálogo “são plenas de linguagem, pensamento, significados, poiética do olhar. Nascem de uma criação em que arte e antropologia dão as mãos, semeiam, frutificam”.

A obra tem ainda textos da professora da UFC, Glória Diógenes, da jornalista, fotógrafa e professora Iana Soares e da médica obstetra, Liduína Rocha.

O projeto gráfico do trabalho é do artista visual Jão. O catálogo virtual lançando esta semana é fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Jean dos Anjos fotografa os festejos para Iemanjá em Fortaleza desde 2008 e, de seu olhar para os encontros que esses momentos propiciam anualmente, foram realizadas exposições fotográficas. Também foi responsável pela pesquisa e inventário da Festa de Iemanjá de Fortaleza, parte do processo para o registro da festividade como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.

A partir de 2011, passou a visitar Salvador para registrar os festejos para Iemanjá, o que permitiu a construção de um olhar mais amplo e apurado para os encontros possibilitados pelas manifestações nas duas cidades.

Uma parte importante dessa jornada está contemplada no catálogo virtual “O Céu de Iemanjá”, disponível a partir da sexta-feira (22/11), nas plataformas digitais.

Serviço
Live de lançamento do catálogo virtual “O Céu de Iemanjá”, do fotógrafo Jean dos Anjos
Dia 22 de janeiro (sexta-feira), às 19h no perfil @jeanjos09 no Instagram.