Tomaz Andrey lança single “Souvenir” na quarta (03/02)

O músico e compositor, Tomaz Andrey, compartilha com todos para a capa do seu novo single “Souvenir”.

O trabalho carrega seu nome, mas é feito pela @inpulseproducoes que proporcionou esse feito! E tá fino viu!

O artista ressalta a contribuição dos seus brothers @alissonkyldare pelos arranjos e gravações de bateria e baixo, @mark_nunes pelos teclados e arranjos de cordas friccionadas. Além de agradecer a existência e apoio da sua “noivaesposa” @cinthiagurgel_ , que serviu de inspiração dessa obra.

Dia 03/02 tem lançamento de música sobralense, divulgação no Instagram @thomazandrey

Secult divulga a Cartilha IV – Orientação Prestação de Contas

A imagem pode conter: texto que diz "CARTILHA ⅣV LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL CEARÁ CARTILHA ORIENTAÇÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS APRECE DICULTURA dePolitica Cultural do Ceará ceara cultura SECULT GOvERNO DO ESTADO CEARÁ Secreteria Cufture"

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga a Cartilha IV – Orientação Prestação de Contas!

Nesta cartilha, a Secult CE disponibiliza orientações básicas para os procedimentos de prestação de contas aos proponentes selecionados pelos editais e chamadas públicas realizadas pelo Estado do Ceará.

É fundamental que consigamos finalizar de forma satisfatória a Lei Aldir Blanc Ceará e, para isto, precisamos ter muita atenção aos prazos e regramentos aplicáveis a esta última etapa do ciclo de execução dos projetos culturais.

Agora é hora de demonstrar nossa capacidade de gerir recursos e fazer arte e cultura nesse país.

Para saber mais, acesse: 💻 https://www.secult.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/43/2021/01/Cartilha-Prestacao-de-contas-Lei-Aldir-Blanc.pdf e confira!

Arte Urgente lança editais de chamamento público: a Cultura como Farol do Cear

Confira os editais de chamamento público da Plataforma Arte Urgente: a Cultura como Farol do Ceará. 

🔸 Ateliês de Criação
Inscrição para professoras/es com interesse em ministrar cursos técnicos (áreas de ensino nas imagens).

🔸 Janela Formativas
Inscrição para professores com interesse em ministrar cursos livres nas mais diversas áreas da Arte e da Cultura.

🔸 Agência de Futuros
Chamada para grupos, coletivos, instituições e empreendedores culturais das áreas de música, artes cênicas e artes performativas já existentes, com interesse em participar do projeto. Para realizar a inscrição, o proponente deverá ter no mínimo 18 anos. As propostas selecionadas vão receber consultoria e assessoria nas áreas: jurídica, contábil, administrativa, de comunicação, marketing, plano de negócios, recursos humanos e prestação de contas.

Acesse os editais pelo link da bio https://linktr.ee/arteurgente.labs

Lançado o edital para o 5ª Edição do Muvuca – Festival de arte e cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú

O Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), lançam nesta sexta-feira (29/1) o Edital para participação no Muvuca – V Festival UVA de Cultura.

O Edital vai selecionar propostas artístico culturais nas linguagens da Música, Literatura, Audiovisual e Cultura Periférica, que integrarão as Mostras Artísticas Competitivas do Festival. Além das Mostras, o Muvuca contempla atividades formativas, que vão conectar Minicursos e Mesas de Diálogos, a partir de diferentes temáticas das artes e da cultura, e seus desdobramentos.

As inscrições estarão abertas de 08 a 26 de fevereiro, no site iade.org.br, para alunos, professores e funcionários de Instituições de Ensino Superior, pública e privada, de todo Estado do Ceará.

Precisa de mais informações? Fale com a gente:
E-mail: festivalmuvuca@gmail.com
Telefone: (88) 3611.0402

Mestre Maizena realiza live sobre Aerografia neste sábado (30)

No dia 30 de janeiro de 2021, de 10 às 22h, no Facebook e Instagram do Maizena Marcus (@maizenamarcus) vai ocorrer a live Aerografia – Minha Arte com Capoeira com Marcus Eugênio de Castro (Mestre Maizena).

Projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Se liga!!!
Acesse linktr.ee/puraartesobral

Museu da Cultura Cearense celebra Dia Mundial do Braille com live, nesta sexta (29)

Projeto Acesso convida os especialistas Thamyle Vieira Machado, Marcos Rodrigues e Naila Maria de Oliveira para debater a importância do sistema Braille.

Abrindo as ações de acessibilidade do Museu da Cultura Cearense para 2021, por meio do Projeto Acesso, e em alusão ao Dia Mundial do Braille, comemorado no dia 4 de janeiro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) – traz, nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, os profissionais de educação Thamyle Vieira Machado, Marcos Rodrigues e Naila Maria de Oliveira para debater o tema “Braille, história e desafios nos dias atuais”. A conversa, que contará com mediação do jornalista e educador Carlos Viana, será transmitida ao vivo no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).

Os convidados discutirão a importância do sistema Braille ao longo da história. Desenvolvido no século XIX pelo francês Louis Braille, o sistema que recebeu o nome do seu criador revolucionou a vida dos cegos de todo o mundo, agora facilitada pelo acesso à leitura e à escrita.

Sobre os participantes

Marcos Rodrigues, homem negro com baixa visão, é bacharel em Serviço Social, Especialista em Políticas Públicas e Seguridade Social e pós-graduado em Psicopedagogia. Atualmente trabalha como atendente no setor Braille da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).

Thamyle Vieira Machado, mulher cega, é pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. É analista de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e atua na Biblioteca Estadual do Ceará – BECE. Também  integra o grupo de Trabalho de Acessibilidade Cultural do Estado do Ceará. Tem experiência como formadora em cursos, oficinas e palestras voltados à inclusão de pessoas com deficiência.

Naila Maria de Oliveira, mulher branca com baixa visão, é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. É professora da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Carlos Viana, homem cego, é graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cearense, membro do Projeto Acesso, membro do GT de acessibilidade cultural pela Secult/CE e repórter do Jornal O Povo.

Serviço: Live “Braille, história e desafios nos dias atuais”, com Thamyle Vieira Machado, Marcos Rodrigues e Naila Maria de Oliveira
Data: 29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação: Livre

“Canabidiol foi um divisor de águas”, diz mãe de paciente no espectro autista

Logo aos seis meses o desenvolvimento psicomotor de Marcelo gerou preocupação em sua mãe, Selma Zorzella. É a idade em que os bebês começam a sentar sozinhos, sem apoio, mas Marcelo não conseguia. O tempo passou e nada da situação mudar. “Ele começou a ser assistido por todas as terapias que pudessem dar estímulo nesse desenvolvimento”, lembra sua mãe. 

Com o passar dos anos, seu quadro se agravou. Chegou ao ápice entre a infância e adolescência, quando começou a ficar agressivo. Tanto com os outros, como consigo. Foi diagnosticado dentro do espectro autista. Nenhum tratamento atingia o objetivo de entregar uma melhor qualidade de vida para o jovem. Pelo contrário, proporcionavam outros sintomas, como tremores e constipação.

Tentativas frustradas

“Durante anos foram várias tentativas de remédios. Por um período solucionava, outro não. O que me preocupou mais foi que o Marcelo se agredia cada vez com mais frequência”, conta Selma. “Até que chegou uma hora que, de tanto ele bater nas têmporas, próximo ao rosto, ele possui uma miopia muito alta, teve descolamento de retina e acabou perdendo, mesmo com cirurgia, as duas vistas.”

Perder a visão aos 18 anos agravou toda a condição de Marcelo. “Ficou ainda mais agressivo. Não conseguia entender o que estava acontecendo. Era mais uma perda para ele, além de todas as limitações que ele tem. Nós ficamos muito desesperados. A medicação não fazia mais efeito. Os efeitos colaterais eram muito grandes.”

Tratamento do autismo com Cannabis

De tanto tentar, já no final de 2019 a psiquiatra que atendia o Marcelo recomendou o tratamento com Cannabis. Selma não colocou barreiras, já que o filho de uma amiga já há muito controlava suas convulsões com a medicina canabinoide, e não se arrepende. “Praticamente um ano e alguns meses depois, posso dizer que o canabidiol foi um divisor de águas em nossas vidas. Em pouco tempo a reação foi extremamente positiva”, diz Selma.

Marcelo quase não podia mais sair do quarto. Bastava o latido da cachorra para que despertasse uma crise. “Ele se encontra calmo e feliz. Ficou mais tolerante aos sons, parou de se auto agredir. Voltou a ir na piscina que adora, participar das reuniões em família, sair de carro. Dormiu melhor, ficou mais feliz e disposto.”

Uma transformação na qualidade de vida rara ao longo dos 22 anos de Marcelo. Não só para ele, mas toda família Zorzella. “Passamos a ter uma vida normal com harmonia e paz”, comemora Selma. “Além de que, ao ver ele bem, todo mundo fica muito mais feliz.”

via cannabisesaude

Cantador Geraldo Amâncio faz abertura do Projeto Palavras em live para todo o Ceará

No próximo dia 29 de janeiro (sexta-feira), às 19h, acontece a Abertura-Live do Projeto Palavras, com a participação do cantador Geraldo Amâncio.

Geraldo Amâncio, 73, que também é repentista, é uma das principais referências do cancioneiro popular e violeiros do país, com mais de 14 livros sobre cantoria, repente, poesia, viola e cordel.

O evento será transmitido pelo Instagram @palavras.projeto e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube e no face da Casa da Prosa, onde o artista irá falar de suas crônicas, cantorias, livros e canções.

O projeto PALAVRAS é dos mesmos produtores do Baú de Leitura e da Feira da Literatura Infantil de Fortaleza, o escritor Almir Mota e a contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros. Pretende beneficiar não somente alunos da rede pública de ensino e universitários de várias instituições, mas, também, ao público adulto em geral com a oportunidade de conhecer os autores locais.Durante seis meses, o público cearense terá a oportunidade de conferir lançamentos de livros, bate-papo com autores, recitais poéticos com música ao vivo, rodas de histórias, numa programação múltipla e interativa. Toda a programação é gratuita e híbrida, parte online e itinerantemente nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

O Projeto Palavras tem apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com agradecimento à Enel.📌

SERVIÇO
Live de abertura do Projeto PALAVRAS com cantador Geraldo Amâncio
Dia 29/01, às 19h, pelo Instagram @palavras.projeto e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube e no face da Casa da ProsaProjeto PALAVRAS
Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h – GRATUITO
Programação infantil: quartas-feiras, às 9h e às 14:30h – Gratuito