
Dia: 16 de dezembro, 2020

Ampliando o alcance de artistas e aproximando novos públicos, a 2ª edição do Sesc Geek acontece nos dias 16 e 17 de dezembro de forma totalmente virtual. A programação será transmitida no Youtube do Sesc Ceará e também através do Google Meet. Entre palestras, oficinas, workshops e bate-papo, o Sesc Geek envolve temáticas do universo geek, nerd e pop, estimulando o hábito da leitura e da escrita através de diferentes manifestações artísticas.
Relacionada ao mundo de tecnologia, games, streams, cinema, literatura, quadrinhos, animes, k-pop, entre tantas outras expressões, a Cultura Geek tem ganhado cada vez mais espaço entre os jovens. De acordo com a pesquisa Geek Power 2019, realizada pelo instituto MindMiners em parceria com a Omelete Company, 38% do público desse segmento tem até 24 anos de idade, 40% entre 25 e 34 anos e 22% entre 35 e 54. O resultado aponta uma diversidade nas gerações e grande impacto entre a juventude.
Pensando nisso, de acordo com Cleudivan Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza, o projeto busca alcançar o público jovem que tem mudado a forma de se relacionar com o livro, baseado no crescimento de canais do Youtube especializados em literatura, os chamados booktubers, e a ampliação da quantidade de clubes de leitura na cidade de Fortaleza. “O intuito da programação do Sesc Geek é pensar essas expressões como afirmativas da arte e da cultura, sendo debatidas em ações formativas diversas. Além disso, é importante discutir literatura em conjunto, gerando maior aproximação com a obra e incentivando o hábito e o prazer pela leitura”, afirma.
Considerado por Paulo Coelho uma das estrelas dessa geração de escritores, o autor da série “Filhos de Éden”, Eduardo Spohr, participa nesta quarta-feira, 16, de um bate-papo com Jonas Aquino e Kami Girão com a temática “Escrevendo Magia – Literatura Fantástica Brasileira Contemporânea e Outras Histórias”. O encontro será de 18h30 às 19h30 no YouTube do Sesc Ceará.
Com mediação de Arianny Matos, o evento conta ainda com nomes como Daniel Brandão, Zé Wellington, Roberta Rodrigues, Max Ronald, Marcilene Damasceno, Hermano Cavalcante e Lucas Olly. Os interessados em participar das oficinas que acontecem no Google Meet devem se inscrever através do email participacaocultura@sesc-ce.com.br ou entrar em contato nos telefones (85) 3270-5400 / 3452-9090.
Programação 2º Sesc Geek
Quarta-feira (16/12)
9h – [Abertura] Apresentação da Programação Do Sesc Geek 2020: Cleudivan Noronha, Joselane Maciel e Louise Pedraça (Equipe Cultura Sesc Fortaleza)
Transmissão: Youtube Sesc Ceará
9h30 às 10h30 – Palestra: Escrevendo e Desenhando para Crianças | Com Daniel Brandão
Mediação: Arianny Matos
Transmissão: Youtube Sesc Ceará

Muito Ótimo Demais será transmitido no Youtube do Sesc Ceará, neste sábado, 19 de dezembro, a partir das 19h.
A última edição deste ano, da Campanha Sintonia do Bem, do Sistema Fecomércio, vai garantir ao público os sucessos da música brega e a irreverência em forma de humor e com muito bate-papo com o cantor cearense Falcão. O Stand Up Musical Muito Ótimo Demais será transmitido pelo canal no Youtube do Sesc Ceará, neste sábado, 19 de dezembro, a partir das 19h.
A apresentação de Falcão tem como principal objetivo resgatar uma importante etapa cultural da música brasileira. O enfoque do Stand Up Musical é trazer reapresentações de sucessos com novos arranjos, preservando a essência das construções, levando ao público o resgate de grandes sucessos da carreira do cantor. Tudo que é tocado e encenado no palco é extremamente compartilhado. O espetáculo é composto pelo artista e por sua banda.
A campanha Sintonia do Bem une música e solidariedade. Durante a apresentação, o público é convidado a contribuir com doações para o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, que funciona em todo o País. Quem assistir Stand Up Musical de Falcão poderá fazer doações através do QR Code, que ficará disponível o tempo todo na tela do Youtube.
Sobre Falcão
Cantor, arquiteto e compositor, nascido na cidade de Pereiro-Ceará. Criou-se e foi alfabetizado lá mesmo, no interior cearense, de onde saiu com onze anos e foi morar na capital Fortaleza. Apareceu no começo dos anos 90, com releituras satíricas da música brega em espetáculos que primavam pela teatralidade.
Seu primeiro disco, “Bonito, Lindo e Joiado” (1991), lançado de maneira independente (e depois relançado pela BMG Ariola), chamou a atenção do público brasileiro com “I´m Not Dog No”, versão em inglês macarrônico de “Eu Não Sou Cachorro Não”, sucesso do ícone brega Waldick Soriano.
Há pouco lançou o CD “Sucessão de sucessos que se sucedem sucessivamente sem cessar”, que, revela canonicamente, “até o Papa Francisco teria ouvido entre uma e outra aparição na Praça São Pedro”.
Falcão apresenta semanalmente o programa “Leruaite”, um talk show marcadamente moleque – com todos os ingredientes da celebrada “molecagem cearense”. No cinema, Falcão participou do filme “Cine Holliúdy”, sucesso de bilheteria e no Brasil, sob a direção do premiado Halder Gomes.
Também gravou os filmes “O Shaolin do Sertão”, interpretando um mestre de artes marciais, e “Cine Holliúdy 2 – A chibata Sideral”, em que faz o papel de um cego que é cinéfilo. Filmou também, recentemente, participações nos longas metragem “O amor dá trabalho” e “O candidato honesto 2”, com Leandro Hassum.
Sobre o Sintonia do Bem
Lançado em abril de 2020 pelo Sesc Ceará, o projeto de lives solidárias com grandes artistas brasileiros alcançou mais de dois milhões de visualizações no Youtube em nove edições. Além de cantores como Zizi Possi, Ana Carolina, Marcelo Jeneci, Waldonys, o Sintonia do Bem também contou com a participação do grupo Preto no Branco e de artistas como Jessier Quirino e Bráulio Bessa. Os shows online motivam doações para Mesa Brasil Sesc, programa de distribuição de alimentos realizado pelo Sesc Ceará há 19 anos e que atualmente atende cerca de 280 mil pessoas por meio de 430 instituições sociais cadastradas.