Escola de Música de Sobral realiza recitais online de encerramento do semestre letivo

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL) e Instituto ECOA, promove os Recitais Online da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil. A programação acontece de 16 a 18 de dezembro, celebrando o encerramento do semestre letivo da escola.

As apresentações iniciam na quarta-feira (16/12), às 19h nas redes sociais da Escola de Música de Sobral, com Recital de Musicalização Infantil com as professoras Marcília Rios e Ray Peixoto. Ainda serão realizados recitais com a participação de grupo dos núcleos de sopros, canto, cordas friccionadas, cordas dedilhadas, teclas, bateria e percussão.

SERVIÇO
Recitais de Fim de Semestre da Escola de Música de Sobral
Data: 16, 17 e 18 de dezembro de 2020 (quarta a sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Redes Sociais da EMS (facebook –
EscoladeMusicadeSobral | Instagram –
@escola_de_musica_de_sobral | YouTube – Escola de Música de
Sobral)

Jogadora Formiga terá um filme sobre sua vida

A jogadora de futebol, Formiga, 42 anos, atleta da seleção brasileira e do Paris Saint-German terá um longa-metragem sobre sua vida gravado.

Formiga é, junto com Marta, os dois maiores ícones do futebol feminino brasileiro e mundial. A jogadora baiana representou o Brasil em 6 Olimpíadas e tem o recorde de participações em Copas do Mundo com 7 presenças. A trajetória de Formiga é um exemplo de disciplina e talento.

Apesar de não ter sido ainda gravado, o longa-metragem sobre Formiga deve ser assistido por todos os fãs do futebol.

Dandara será nome de rua em Fortaleza e Ceará ganhará primeira via em homenagem a uma travesti

Dandara dos Santos, travesti, vítima de transfobia e morta brutalmente no ano de 2015 em Fortaleza, será homenageada com o nome de uma rua no bairro onde foi assassinada, no Bom Jardim. O projeto que regulamenta a homenagem foi aprovado nesta quarta-feira, 9, pela Câmara Municipal de Fortaleza. Quase quatro anos após perder a vida, Dandara será a primeira travesti a dar nome a uma rua no estado do Ceará.

O vereador Ronivaldo (PT) é o autor da proposta 64/2019 que regulamenta a nomeação da rua como Dandara Ketteley, em referência a forma como ela gostava de ser chamada. Ronivaldo destaca o simbolismo da nomeação da rua como uma ato de justiça.

“Nos sentimos na obrigação de registrar na memória da cidade seu nome, para que nunca esqueçamos o direito à dignidade e o respeito que devemos ter com essa população, que é negligenciada pelo poder público”, declarou o vereador.

A proposta, além de prestar homenagem a Dandara, é também “conscientizar sobre a necessidade de políticas públicas que promovam a proteção e a cidadania de todas e todos”, conforme reforçou o Legislativo municipal na reunião que aprovou o novo nome do logradouro.

Nas justificativas dos votos a favor do projeto, Dandara chegou a ser mencionada como um símbolo de resistência e luta contra a intolerância e o desrespeito sofridos por mulheres trans e demais LGBTQI+.

Mitchele Meira, integrante da Liga Brasileira de Lésbicas e do Fórum Cearense LGBT, ao comentar sobre a homenagem, frisa que a necessidade de que o caso seja constantemente lembrado para que “não aconteçam novas atrocidades”. Mitchele pontua ainda que a rua passará a ser símbolo da resistência contra o genocídio trans e agradeceu a iniciativa. Em 2017, o dia da morte de Dandara foi instaurado em todo o Ceará como o Dia Estadual de Combate à Transfobia.

A nomeação da rua ganha um fundo ainda mais simbólico quando comparado ao índice de violência contra pessoas trans do Ceará. Estado é apontado como o segundo mais perigoso para trans e travestis em todo o Brasil, de acordo com relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2020, em todo território cearense, foram registrados 19 assassinatos de pessoas trans. Ceará fica atrás apenas de São Paulo, onde, no mesmo período, tiveram 21 registros de assassinatos travestis e transexuais.

via O Povo Online

‘Fifa 21’ faz homenagem a ‘Chaves’ nos 50 anos da série

O jogo “Fifa 21” começa nesta quarta-feira (9) uma homenagem a “Chaves” nos 50 anos da série.

Jogadores podem coletar itens comemorativos, como escudos ou uniformes inspirados em Chaves e em Kiko, até o domingo (13).

As recompensas são conseguidas em três desafios no modo Ultimate Team.

Chaves era um dos personagens e segmentos do programa “Chespirito” que começou a ser exibido no México em 1971.

O primeiro capítulo de “El Chavo del Ocho” (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.

via g1.com

Porta dos Fundos apresenta “Teocracia em Vertigem”

Porta dos Fundos apresenta "Teocracia em Vertigem" | Euronews

“Teocracia em Vertigem” o novo especial de Natal do Porta dos Fundos estreia, esta quinta-feira, na internet.

O Brasil da era Bolsonaro, que continua altamente polarizado em termos políticos, numa nova sátira acutilante, que parte do documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa para uma paródia mais uma vez criada a partir de referências bíblicas.

No ano passado o filmem que estreou na Netflix acabou na barra do tribunal após muita polémica e críticas ferozes.

A sede do grupo chegou mesmo alvo de um ataque com coquetéis Molotov na véspera de Natal.

Em novembro, Cadu Barcello, cineasta de 34 anos que colaborava com este coletivo morreu após ser esfaqueado no Rio de Janeiro, presume-se que se tenha tratado de uma tentativa de assalto.

Confira o trailer: