Inscrições abertas para a oficina “Dai-me licença: Dado por Deus e a Virgem da Conceição”

Que tal um encontro de corpos a partir de “arquétipos” da Umbanda como propulsores para a criação de cenas para atores e não atores, traçando paralelos entre o teatro e tradição cultural da Umbanda?

Sim, esta é a proposta da oficina “Dai-me licença: Dado por Deus e a Virgem da Conceição” que está com inscrições GRATUITAS até 25/11 com Fernanda Azuka e Ianka Oliveira.

 ACESSE E INSCREVA-SE!
sympla.com.br/hubculturaldoceara

AGENDE-SE E ESPALHE POR AÍ
04 de dezembro, sexta-feira, 8h às 12h
Oficina “Dai-me licença: Dado por Deus e a Virgem da Conceição
com Fernanda Azuka e Ianka Oliveira
Gratuita e online
Inscrições de 16 a 25/11 em sympla.com.br/hubculturaldoceara

Este conteúdo foi selecionado no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

via Secult/CE

Sylvester Stallone é confirmado em O Esquadrão Suicida

O Esquadrão Suicida de James Gunn acaba de ganhar uma adição no elenco: Sylvester Stallone. O astro foi confirmado no filme da DC e o cineasta já até publicou uma foto nas redes sociais.

A participação de Stallone no longa marca mais um encontro com Gunn depois que o ator veterano apareceu em Guardiões da Galáxia Vol. 2 como Stakar Ogord. Stallone se junta a um elenco que inclui nomes como Margot RobbieIdris ElbaJai CourtneyJoel KinnamanViola Davis e John Cena.

via adorocinema

Tela Quente exibe dois episódios de “The Mandalorian” nesta segunda(16/11)

baby yoda na tela quente de hoje
“The Mandalorian” terá seus dois primeiros episódios exibidos na Tela Quente de hoje, às 22h45min.

Criado por Jon Favreau (Homem de Ferro e O rei leão), o seriado que vai passar na Tela Quente de hoje gira em torno de uma trama inédita. Aqui, o espectador acompanha um caçador de recompensas, interpretado por Pedro Pascal, que viaja por territórios esquecidos e marginais do espaço em busca personagens procurados. O objetivo dele é conquistar dinheiro para o seu povo, os mandalorians.

Em The Mandalorian, Din Djarin é um guerreiro solitário que trabalha como caçador de recompensa. Ele embarca numa jornada pelos territórios esquecidos da galáxia, logo após a queda do Império e antes da criação da temida Primeira Ordem.  Na Tela Quente de hoje, acompanhamos as dificuldades de um atirador solitário nos confins da galáxia, longe da autoridade da Nova República.

Baby Yoda

Seu nome não é Yoda, e ele é apenas uma espécie de bebê, mas o personagem Mandalorian que foi apelidado de Baby Yoda , e é oficialmente chamado de “The Child”, é a estrela emergente do novo serviço de streaming Disney Plus . Muito bom para um personagem cujo nome e espécie talvez nunca saibamos.

Título Original Mandalorian, The – Compilation – Eps.1 E 2

Elenco Pedro Pascal, Carl Weathers, Gina Carano, Giancarlo Esposito

Direção Jon Favreau

Nacionalidade Americana

Gênero Aventura, Ficção científica

Theatro José de Alencar promove série de atividades virtuais alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra

Entre os dias 17 e 24/11, o Theatro José de Alencar realiza uma série de atividades virtuais alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11). Confira a programação completa:

📌 Dia 17/10 – Terça-Feira Theatro de Portas Abertas Virtual19h – [Gestão] Percurso das Pretas – Roda de Conversa com as atrizes Ana Marlene, Katiana Monteiro e Mara Raquel. Mediação: Yasmin Elica20h – [Música] Arte em Rede – Exibição do projeto “Preta Punk”, de Luiza Nobel 20h30 – Homenagem a Wellington RodriguesLocal: Youtube (/theatrojosedealencar)

📌 Dia 20 e 21/11 – Sexta-feira e Sábado 14h às 17h – [Formação] Arte em Rede – Oficina “Aterrissando a nave Afrofuturista no Ceará”, ministrante: Kinaya Black / Convidados: Alan Avelino e Samuel MacielPeríodo de inscrição: 06 a 19 de novembro (20 vagas)Inscrição gratuita por meio do link: encurtador.com.br/cew69

📌 De 24/11 – Terça-feira 19h – [Teatro] Arte em Rede – Live Performance “Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro”, Grupo Nóis de Teatro Local: Youtube (/theatrojosedealencar)

Série de palestras marca Semana da Consciência Negra no Porto Iracema das Artes

Associado à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, existe não só para lembrar de um passado de resistência dos povos negros, mas para refletir sobre suas lutas, vidas e culturas na sociedade contemporânea. Para marcar a data, a exemplo de anos anteriores, o Porto Iracema promove, na próxima semana, uma série de quatro lives com artistas e pesquisadores de diferentes linguagens artísticas. As palestras serão transmitidas nos dias 17, 18, 19 e 20, sempre às 15h, pelo Youtube Facebook da Escola.

Com participação dos artistas e pesquisadores Rômulo Silva, Jorge Vasconcellos, Amélia Conrado e Janaína Oliveira, as discussões se voltarão para o protagonismo do povo negro no passado e no presente, por meio da literatura, do cinema, da dança e das artes visuais.

A programação será aberta na próxima terça-feira (17), com a live “Réquiem para não-artistes: quem respira a arte?”. Para pensar o campo artístico, o poeta e pesquisador Rômulo Silva traz como ponto de partida um olhar para os “não-artistes”, sujeitos submetidos a um processo de transformação por meio da destruição, que assumem uma condição ressurgente capaz de conferir significados para o futuro. Na live, ele refletirá sobre questões relacionadas a um passado traumático e colonial, que segue reencenado através do racismo cotidiano na contemporaneidade. A mediação será realizada pela coordenadora do Programa de Fotopoéticas do Porto Iracema, Iana Soares. 

Na quarta-feira (18), será a vez da live “Por um devir-quilombista das artes”, ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Vasconcellos. Com mediação da coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, Jorge falará sobre o quilombismo, não apenas como um momento histórico do Brasil, mas como uma força motriz do povo preto (negrxs/indígenas) Brasileiro. Abordando questões de contrapoder, história e atualizações em processos e linhas de força, ele apresentará o devir-quilombista das artes como manual (aberto) de autodefesa do povo preto no campo das artes.

O penúltimo encontro acontece na quinta-feira (19), com a professora e pesquisadora de Dança, Amélia Conrado, que debaterá o tema “Protagonismo das mulheres e consciência negra na dança”. A conversa abordará o lugar das mulheres negras na dança, seu protagonismo e os apagamentos na trajetória histórica dessa área. Mediada pela coordenadora dos Laboratórios de Criação, Cláudia Pires, a artista falará, também, sobre o contexto atual através de diversas danças, onde os corpos negros seguem afirmando identidades e perspectivas de criação, produção de vozes, vitórias e denúncias.

No Dia da Consciência Negra (20), sexta-feira, acontecerá a fala “Com a Alma no Olho: notas sobre o cinema negro brasileiro contemporâneo”. Com a curadora de Cinema e pesquisadora, Janaína Oliveira, a live discutirá o cinema negro nacional, movimento que se iniciou a partir do curta-metragem brasileiro “Alma no Olho” (1973), dirigido e performado por Zózimo Bulbul. Partindo de pesquisas sobre a temática, Janaína discutirá as dimensões estéticas presentes nas produções contemporâneas do cinema negro, sem deixar de lado as inflexões históricas, mas focando no entrelaçamento de referências nas obras e nos diálogos possíveis entre elas. A mediação será de Lis Paim, coordenadora do Laboratório de Cinema da Escola.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 de novembro, 15h
“Réquiem para não-artistes: quem respira a arte?”
Com Rômulo Silva

Dia 18 de novembro, 15h
“Por um devir-quilombista das artes”
Com Jorge Vasconcellos (UFF)

Dia 19 de novembro, 15h
“Protagonismo das mulheres e consciência negra na dança”
Com Amélia Conrado (UFBA)

Dia 20 de novembro, 15h
“Com a Alma no Olho: notas sobre o cinema negro brasileiro contemporâneo”
Com Janaína Oliveira

Mais informações sobre cada convidado estão disponíveis AQUI.

SOBRE A ESCOLA

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O que: “Série de palestras marca Semana da Consciência Negra no Porto Iracema das Artes”

Quando: 17 a 20 de novembro (quarta a sexta-feira), sempre às 15h

Onde: Canal do Youtube e Facebook da Escola Porto Iracema das Artes