Bienal Internacional de Teatro do Ceará transmite on-line espetáculos do Brasil, da Argentina, do Chile e da Espanha

Após ações formativas realizadas em novembro e dezembro de 2019 e setembro de 2020 (multiresidências, experimentos cênicos de intercâmbio entre criadores do teatro), a BITCE convida o público para os espetáculos de artistas e criadores de quatro países e seis estados do Brasil, Acre, Bahia, Pará, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE realiza entre os dias 04 e 14 de novembro, a mostra internacional de espetáculos. O evento é gratuito e a transmissão da programação será através do canal do Youtube e Facebook BITCE.

Segundo a coordenadora do evento e da Escola Livre Teatro da Boca Rica, Rejane Reinaldo, as montagens trazem o tema “Mostra Teatro, Mito e História” para a cena com vieses que atravessam a história da humanidade. “A criação teatral é atravessada pelo mito, assim como toda a história da arte, a psicologia, diversos saberes e fazeres, tudo envolve o mito”, destaca Rejane.

As mesmas cidades que antes receberíam espetáculos presenciais, no Ceará, agora serão pontos de difusão do teatro on-line para espectadores/as do Brasil e do mundo. São três cidades envolvidas, Fortaleza, que terá no Estúdio do Teatro São José o ponto de transmissão dos espetáculos, e Sobral e Juazeiro do Norte como pontos de difusão.

Ao todo, de dezembro de 2019 até 14 de novembro de 2020, as atividades da BITCE reunirão 300 pensadores criadores e técnicos, nas 40 apresentações artísticas, de oito (8) países, Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile, Itália e Brasil; e de nove (9) estados brasileiros, Acre, Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Edição on-line

No primeiro dia do evento, nesta quarta-feiradia 04, às 17h30, a solenidade de abertura vem com o espetáculo Périplo Varietés, do grupo Periplo Marionetas da Espanha. Em seguida, a partir das 19h, Quem matou Edward Munch, atuação e direção de Lucas Sancho, um espetáculo criado a partir da vida e obra do pintor norueguês Edvard Munch e sua pintura O grito.  A programação continua no formato digital. Na quinta-feira, dia 05, às 17 horas, outra companhia da Argentina apresenta a peça Enderas Masugui – A viagem de Luisa.  À noite, às 19 horas, A Sanfonástica Mulher Lona (Bahia/São Paulo) que mostra uma intervenção sonora em performance cênica circense.

O Ceará também está inserido na programação on-line. Na sexta-feira, dia 06, às 17 horas, em cena a atriz Daniella de Lavôr com a peça Florbela, do grupo Elas de Teatro (Ceará). No roteiro, a atriz revive vida e histórias baseados nos textos transcritos das cartas e do diário de Florbela Espanca.

A Bienal volta ao ar somente no domingo, dia 08, às 17 horas, com Iracema (Ceará), um espetáculo de dança voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar. Logo em seguida, às 19h, o espetáculo EPA! Estudos para Quase Nada (Rio de Janeiro) que apresenta um estudo das máscaras balinesas inseridas no universo urbano.

Começo da semana bem cearense. Na segunda-feira, dia 09, às 17 horas, a BITCE traz para o público Notas de Uma Terra Devastada, que mostra um cenário lamentável e de destruição do meio ambiente, e a partir das 19 horas, o espetáculo Marias de Mandacaru que através da Dança Étnica Contemporânea  (Tribal Fusion) referência a força da mulher do sertão transitando  no passado, presente e futuro.

Chegando dia 10/11, terça-feira, às 17 horas, tem na grade de programação Jão, Uma História na Terra e no Mar, do grupo Bricoleiros de Teatro de Boneco. Na sequência das apresentações, a partir das 19 horas, o Manifesto Seresteiro, uma conversa cantada, uma cantacão de histórias da companhia de Belém do Pará.

E na quinta-feira, dia 12, às 17 horas, segue com o espetáculo Pas de Temps, da Companhia de Teatro Epidemia de Boneco.  Logo após, às 19 horas, o público poderá assistir o drama #POLIFAZE_EDITH7X7, uma produção da Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Na sexta-feira, dia 13, às 17 horas, será transmitido o espetáculo DESCALÇA (CHILE), canção que mostra a jornada em que pessoas deixam para trás uma história para ter um novo recomeço. Um novo caminho. Em seguida, às 19 horas, vem o Grupo Ninho de Teatro com POEIRA (Ceará), que no roteiro vem com várias interrogações: do que somos feitos???

E o sábado (14) é o dia do encerramento da BITCE. Às 17 horas, pelo estado de Rio de Janeiro, o espetáculo Quatro Momentos do Sol, uma produção de Lea Schmitt. E pela companhia de São Paulo, às 19 horas, a AFINAÇÃO I, peça baseada nos textos de Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.

TEATRO ON-LINE

Em um formato híbrido, a BITCE se desafiou e conseguiu trazer para o formato on-line as experiências de artes cênicas e deixá-las como registro perene na internet. Além da disponibilidade do evento nos canais digitais, como registro, memória e pensamento da BITCE, será produzido o segundo livro catálogo abordando os mitos, a dramaturgia e seus desdobramentos na história, tal qual a BITCE de 2018. O lançamento dos dois livros está previsto para 2021.

“A nossa missão de proporcionar espaços formativos e a mostra sobre dramaturgia, mitos e suas criações/desconstruções está sendo cumprida. Como diz Aderbal Freire Filho, o teatro on-line veio para ficar e teremos um rico conteúdo disponível para ser apreciado”, ressalta Rejane. As palestras do Seminário Teatro e Mito, que aconteceram em setembro deste ano, bem como as multiresidências e experimentos cênicos ocorridos em novembro e dezembro de 2019, fazem parte da BITCE. Os seminários estão disponíveis no canal do Youtube e Facebook do evento.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da CEGÁS, da Caixa Econômica Federal, da Cagece e da Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda – Farmace.

SERVIÇO
Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE, “Mostra Teatro, Mito e História” 
– De04 a 14 de novembro de 2020. Acesso on-line gratuito através do Facebook (@bienaldeteatrodoceara) e do Canal do Youtube da BITCE:

(https://www.youtube.com/channel/UCdNP2NX28vqGkf1BmBrDQjA)
Informações e inscrições: bienaldeteatrodoceara@gmail.com ou (85) 9.8758-1374.

Programação: Instagram @bienaldeteatrodoceara e no site http://www.bitce.art

Quem desejar receber certificados de participação deverá fazer a inscrição gratuita pelo e-mail: bienaldeteatrodoceara@gmail.com

Conferir na programação do site da Bienal a classificação etária dos espetáculos.

A magia do circo e das histórias infantis encantam a programação da Mostra Sesc de Culturas Digital

A magia do circo e das histórias infantis encantam a programação da Mostra Sesc de Culturas Digital

Mantendo a tradição de alcançar todas as gerações, a Mostra Sesc de Culturas 2020 apresenta uma programação especial voltada para o público infantil com espetáculos, narração de histórias e performances teatrais. Em um formato totalmente online, as transmissões acontecem através do Youtube do Sesc Ceará e são compostas por artistas 100% Made in Ceará, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura cearense.

Bonecos de mesa e atores manipuladores guiam o público para o mundo da fantasia na performance “O intrépido Anãmiri”, do grupo Bricoleiros, no dia 05/11A apresentação tem início às 9h e cria uma atmosfera de encantamento para a criançada com a mistura de movimento, luz e som, dando vida aos bonecos. Às 10h, a companhia Maleta de Histórias abre espaço para a imaginação com as “Memórias de um Baobá”, reunindo três artistas que tocam, cantam, interpretam e contam histórias.

Já às 11h, também no dia 05, é a vez de Rosa Primo dar vida ao espetáculo “Iracema”. Nome conhecido na literatura cearense, a performance traz possibilidades para a personagem que vai além da história de José de Alencar. O trabalho envolve luz, sons e muita imaginação em uma performance contemporânea e estimulante, que é ao mesmo tempo dança, visual e poesia.

Com a arte da palavra e da atuação, a Carroça de Mamulengos conta a história de “MariAna” no dia 06/11, às 9h. Nesse cenário, Maria é a mãe, Ana a filha, duas mulheres que compartilham histórias ancestrais de avós, tios e de muitos bonecos. Na sequência, às 10h, a Companhia Tetêrêtetê interpreta “As Presepadas de Benedito”, um espetáculo de teatro de bonecos que brinca com cenas lúdicas e engraçadas próprias do Nordeste, embaladas pelos sons da zabumba e pífano. Para fechar o dia 06, a magia do circo entra em cena com a Cia Lamparim apresentando “A Incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, às 11h. Os palhaços, Bombirom da Silva e Estilingue apresentam um show formado por números cômicos de palhaço e de malabarismo, onde o púbico é convidado a viajar no universo lúdico do circo.

Entre rei, rainha e um gigante adormecido, o universo dos contos de fadas ganha vida com a “História ao contrário”, interpretada por Rodrigo Tomaz e Vinicius Pinho, dia 07/11, às 9h. Depois de perceberem que o dia havia sido roubado, a família real se aventura em busca de normalizar o tempo. Depois de passear pela realeza, os palhaços do K´OS Coletivo chegam para aprontar às 10h com o espetáculo “Circo do K`OS – Os Clássicos da Palhaçaria”, quando Pinguelão, Pipiu e Tramela prometem desenrolar números tradicionais do palhaço brasileiro.

Finalizando as apresentações infantis da Mostra Sesc de Culturas, às 11h, a Carroça de Mamulengos entra novamente em cena com a performance “Babauzeiro”. Nessa apresentação, Carlos Gomide revive o mamulengo, dando vida a bonecos que foram recebidos das mãos de mestres desse folguedo. Com uma linguagem singela, capaz de falar de assuntos profundos e tocar com delicadeza e poesia o coração dos meninos olhos dos homens.

“Se amostra pro mundo, Ceará!” 

De 01 a 08 de novembro, a Mostra Sesc de Culturas Digital acontece como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Dessa forma, a Mostra traz shows, apresentações teatrais, bate papo, ações formativas, exposições, visitas aos Mestres da Cultura, histórias de grupos de tradições. Tudo 100% Made in Ceará.

Além do site e das redes sociais, a programação completa pode ser conferida no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS.

Serviço: Mostra Sesc de Culturas – Programação infantil  

Ação: “O intrépido Anãmiri”, com o grupo Bricoleiros

Dia: 05/11

Horário: 9h

Ação: “Memórias de um Baobá”, com o grupo Maleta de Histórias

Dia: 05/11

Horário: 10h

Ação: “Iracema”, com Rosa Primo

Dia: 05/11

Horário: 11h

Ação: “MariAna”, com o grupo Carroça de Mamulengos

Dia: 06/11

Horário: 9h

Ação: “As Presepadas de Benedito”, da Companhia Tetêrêtetê

Dia: 06/11

Horário: 10h

Ação: “A Incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, com a Cia Lamparim

Dia: 06/11

Horário: 11h

Ação: “História ao contrário”, com Rodrigo Tomaz e Vinicius Pinho

Dia: 07/11

Horário: 9h

Ação: “Circo do K`OS – Os Clássicos da Palhaçaria”, com o K´OS Coletivo

Dia: 07/11

Horário: 10h

Ação: “Babauzeiro”, com o grupo Carroça de Mamulengos

Dia: 07/11

Horário: 11h