
A Segunda Edição do Slam Ceará (Campeonato Estadual de Poesia Falada do Ceará) que, em 2020, assumirá caráter virtual em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Mesmo diante a todo esse turbilhão de informações ocorrendo no mundo inteiro, foi decidido, de maneira democrática e coletiva, entre a rede de Slams do Ceará, que esse ano não colocaremos o “bloco” do Slam CE nas ruas, mas sim nas redes!!!
Disputando as narrativas digitais e fazendo com que as vielas cibernéticas, por
vezes branca e cis-heteronormartiva, se tornem quilombos de encontro e resistência de corpas/es/os que ainda são empurrados à lugares de subalternidade.
Com a produção inteiramente coletiva e independente, o Slam Ceará é uma realização do @coletivoforadametrica, em parceria com o @slamdascumadi, @slamdaspocs, @slammandacaru, @slamentrelinhas, @slamvioleta, @slamdaokupa e @coletivoladob, e acontecerá nos dias 30 e 31 de Outubro, a partir das 19h via Google Meet. Posteriormente, a gravação será exibida no YouTube.
VAGA NO SLAM BR
Como nos anos anteriores, os participantes ocuparão a arena poética virtual na
busca de garantir uma vaga no @Slam_BR (Campeonato Brasileiro de Poesia
Falada) que acontecerá em dezembro de 2020, também de maneira virtual.
SOBRE SLAMMERS
Esse ano o Slam CE contará com a participação de 8 poetes/slammers de cinco cidades: Virgínia Oliveira, Flor e Bicha Poética, de Sobral; Débs Caroline, de Massapê; Iven Rodrigues, de Ibiapina; AnaLê, de Crato; e, Estrella e Poesia Viva, de Fortaleza.
A CENA SLAM NO CEARÁ
Desde 2017, vários slams foram criados ocupando a cena literária cearense, tendo início na cidade de Sobral-CE com o Slam da Quentura. Para quem não conhece, o Slam trata-se de uma disputa de poesias faladas autorais com júri popular que avaliam as poesias recitadas, semelhante às Batalhas de MCS. Atualmente no Ceará existem 11 Slams em diversas partes do Estado e unidos através da Rede Slam CE vinculada à Rede Slam BR (Campeonato Nacional de Poesias Faladas). Conforme afirma Fran Nascimento, produtora geral do evento em 2020: “A disputa poética é a desculpa para o encontro. Falar da Rede Slam no Ceará é falar sobre a potência do encontro das juventudes dos interiores e da capital do estado que carregam consigo diversos marcadores sociais. Também é assumir nosso lugar de escuta para ouvir o que estes jovens têm a dizer, o que elus tem escrito, quais são suas urgências.”
NOSSO GRITO DE PAZ
Como em todos os slams, nosso grito de paz é: ‘A POESIA ALUMIA E FAZ POETA RESPIRAR! SLAM CEARÁ! SLAM CEARÁ! COM LICENÇA CIDADÃO QUE OS POETAS VÃO PASSAR! SLAM CEARÁ! SLAM CEARÁ!
INFORMAÇÕES GERAIS
SLAM CE 2020
Dias 30 e 31 de Outubro, às 19h
Via Google Meet (Solicite o link no direct no @SlamCeara)
O Link será disponibilizados apenas no dia
A sala será liberada a partir das 18h30
PROGRAMAÇÃO
DIA 30/10
➔ Poesias de Calibragem
➔ Chave A
➔ Chave B
➔ Palco Aberto
DIA 31/10
➔ Poesias de Calibragem
➔ Semifinal
➔ Final
➔ Palco Aberto