HRN promove Campanha de Doação de Sangue nesta terça-feira

O Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, promove, nesta terça (20) e quinta-feira (29), das 8 às 18h, uma campanha de doação de sangue na unidade. A ação acontece há sete anos em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e tem como objetivo sensibilizar a população e colaboradores para a importância de ser um doador e ajudar a salvar vidas.

Os doadores podem agendar um horário com a equipe do Serviço Social do HRN. “Nós acreditamos na responsabilidade social, no compromisso de salvar vidas”, ressalta Iara Pinto, coordenadora do setor. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, apresentar documento oficial com foto, estar saudável e bem alimentado. É recomendado evitar o consumo de alimentos gordurosos até quatro horas antes da doação e ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h.

Com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em componentes como hemácias, plaquetas e plasma. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem até três doações por ano.

Serviço

Doação de sangue no HRN

Agendamento pelo número  (88) 3677-9336

Conheça “AfriCantiga”, primeira exposição virtual do Coletivo Vestigium

A primeira exposição virtual do Coletivo Vestigium, a “AfriCantiga”, busca desafiar o inconsciente em uma conexão do passado com o presente.

No total, 21 artistas participam do “AfriCantiga”. Segundo a curadora e uma das fundadoras do Vestigium, Renata Holanda, o evento reúne uma diversidade de linguagens e experiências. “Tem trabalhos realistas, abstratos. Somos um grupo multidisciplinar totalmente diferente. Com experiências e arte também muito diferentes”, comenta.

Lançada em junho deste ano, a mostra estará disponível por tempo indeterminado. O objetivo do coletivo é agregar mais conteúdo online em todas as novas ações, realizadas a cada dois meses. “Na exposição virtual, você não vê os trabalhos completos dos artistas. Não sabemos quando vamos reabrir a galeria. Mas vamos manter nossos processos virtuais e presenciais, assim que possível”, afirma a curadora

Além de conectar o brasileiro com suas raízes, a “AfriCantiga” busca, também, abrir novos espaços de diálogo nas plataformas digitais. Por meio do site e das redes sociais, vídeos e imagens estão sendo divulgados.

confira o vídeo

via o povo online

Programa Escolas Criativas promove curso Arte e Educação

Com apoio da Secult, Escolas Criativas promove curso Arte e Educação

Especialistas da cena cultural traçam panorama das artes e culturas do Estado

Nos dias 26, 28 e 30 de outubro, o Programa Escolas Criativas promove, com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o curso Arte e Educação. A iniciativa recebe três convidados: Francis Wilker, Raimundo Nogueira e Silvia Borges, para tratar da temática cultural, fazendo um panorama histórico das artes e culturas do Estado do Ceará e compartilhando suas experiências e contribuições pessoais. O curso é destinado a educadores, demais profissionais e população em geral interessada na temática cultural. A formação, com carga horária de 6hs, é gratuita e oferecida de forma online no canal youtube.com/escolascriativas. Os detalhes da programação e link para inscrição estarão disponíveis no site do Escolas Criativas, acessando a aba cursos.

Programação (em finalização)

Palco de Giz: mediação de espetáculos.

Data: 26/10

Com quem: Francis Wilker, artista da cena, diretor, pesquisador, curador e professor no curso de Teatro do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. É um dos fundadores do grupo brasiliense Teatro do Concreto. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Abordagem: Em foco, a experiência do projeto de extensão Palco de Giz, iniciativa vinculada ao curso de Teatro-licenciatura e ao Teatro Universitário da UFC que desenvolve ações no campo da mediação de espetáculos com estudantes de escolas públicas.
Horário: 16h
Duração: 1h
Local: youtube.com/escolascriativas

A Caravana da leitura: promoção e incentivo à leitura

Data: 28/10Com quem: Raimundo Moreira.  Contador de Histórias, Ator, Diretor, formado em História pela UECE, mobilizador do Fórum Cearense de Teatro, coordenador do Festival Popular de Teatro e da Caravana da Leitura e do Autor Cearense, sócio do espaço de Artes Casa Absurda.
Abordagem: Caravana da Leitura como circulação do saber, do querer ler, contar e através da arte incentivar o hábito da leitura
Horário: 16h
Duração: 1h

Sobre o Programa Enel Escolas Criativas

Criado em 2018, o programa tem por objetivo ajudar a criar um ambiente escolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais. O Programa Escolas Criativas atua por meio da oferta de produtos, suportes e processos pedagógicos, atuando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE). O Escolas Criativas atua junto a educadores, estudantes e comunidade em geral, fomentando o aprendizado sobre cultura, inovação, consumo consciente e buscando contribuir para transformações efetivas em seus hábitos culturais.

Escolas Criativas é uma realização de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas. O programa possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, via lei de incentivo à cultura, agradece à Enel Brasil e possui patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica, através do seu programa de Eficiência Energética. Correalização: Prefeitura Municipal de Niterói; Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto BR Arte. Produção executiva: Cinco Elementos Produções.

Contato:

  • E-mail: contato@escolascriativas.com
  • Quitanda CE:  Av. Historiador Raimundo Girão, 366. Praia de Iracema – Fortaleza/CE
  • Quitanda RJ:  Av. Rio Branco,115 – 19º e 20º andar. Centro – Rio de Janeiro/RJ

Yara Flor, nova Mulher-Maravilha dos quadrinhos, é brasileira

A editora de quadrinhos DC anunciou nesta quinta-feira (15) que vai apresentar uma nova Mulher-Maravilha, a brasileira Yara Flor.

“Ela é do Brasil, mas é uma imigrante nos Estados Unidos. Também tem esse elemento na história dela”, afirmou o editor do grupo de Superman, Jamie S. Rich, ao site IGN.

“Apesar da gente ver ela atualmente ativa como a Mulher-Maravilha, eventualmente vamos descobrir sua origem – parcialmente com ela entendendo o que isso significa, de onde ela é, por que ela é isso, como ela se relaciona com Diana e com as outras amazonas.”

De acordo com Rich, Yara vai ser o oposto da heroína original, Diana Prince.

“Diana Prince é uma deusa, então ela sempre está um pouco acima de nós. Esta é uma chance de meio que voltar a uma das raízes antigas da Mulher-Maravilha, na qual Diana tentava ser uma humana e aprender como ser humana. Agora vamos na direção oposta – como uma humana aprende a ser uma deusa?”

Em uma publicação de agosto da Mulher-Maravilha original, “Wonder Woman Annual #4”, uma nova tribo de amazonas foi descoberta no Brasil.

via g1 pop&arte

Mostra online apresenta o talento e as múltiplas sonoridades de jovens artistas cearenses

Mostra online apresenta o talento e as múltiplas sonoridades de jovens  artistas cearenses - Sesc

Dar visibilidade para a atual produção musical do Estado, entre os mais variados estilos, que, juntos, mostram o talento e a versatilidade dos nossos artistas. Foi com essa ideia em mente que o Sesc Fortaleza promove a Mostra de Bandas: Sonoridades Jovens Cearenses, que acontecerá de 19 a 24 de outubro. O evento, que acontecerá totalmente online, com transmissão pelas redes sociais das bandas, é uma iniciativa do projeto Sesc Sonoridades, que busca proporcionar espaços para o desenvolvimento e intercâmbio entre grupos musicais da região como forma de fortalecer a cena musical autoral e experimental.  

A Mostra contará com dois recortes temáticos. Um deles é o “No Ceará Tem Disso Sim”, que reunirá bandas autorais de Pop Rock, formadas por jovens nomes da cena musical local, como é o caso da Aborígenes Viajantes, Casa Maré, Vento Mareia, Miopia Não Tem Cura e Garotos da Capital, por exemplo. Já no “Sons da Terras”, o público poderá conferir grupos com trabalhos no universo da música regional, a exemplo da Cia. Bate Palma, Kafka Cracto e Desabrigados, dentre outros.  

“Consideramos importante a representatividade dos gêneros que brotam da identidade musical do Ceará. Queremos apresentar para mais pessoas os nossos diferentes sons e ritmos, feitos por jovens tão talentosos e que estão cada vez mais empenhados em mostrar suas fontes de criação artística e musical”, afirma Lorena Wendt, gerente do Sesc Fortaleza.

Confira a programação completa da Mostra de Bandas: Sonoridades Jovens Cearenses:

Dia 19/10

19h – Aborígenes Viajantes – Som, Silêncio e Saudade. Transmissão pelo Youtube Aborígenes Viajantes

20h – Caiô e OutraGalera – Original Fortal – Transmissão pelo Instagram @outragalera

Dia 20/10

18h – Banda Longarina – Transmissão pelo Youtube Longarina Banda

19h – Vento Mareia – Transmissão pelo Youtube Vento Mareia

20h – Casa Maré – Saia de Banda – Transmissão pelo Instagram @bandacasamare

Dia 21/10

18h – Santos de Uma Esquina – Transmissão pelo Youtube Santos de Uma Esquina e Instagram @santosdeumaesquina

19h – Gravatas Borboletas – Transmissão pelo Youtube Gravatas Borboletas e Instagram @gravatasborboletas

20h – Miopia Não Tem Cura – Pressa e Espaço – Transmissão pelo Youtube Miopia Não Tem Cura 

Dia 22/10

19h – Garotos da Capital – Transmissão pelo Instagram @garotosdacapital

20h – Cômodo Marfim – Transmissão pelo Youtube Cômodo Marfim

Dia 23/10

19h – Navegantes – Show Meu Navio (Crato) – Transmissão pelo Youtube Fabiano de Cristo Jr

20h – Cia Bate Palmas – Arte em Movimento (Fortaleza) – Transmissão pelo Youtube Parahyba de Medeiros

Dia 24/10

17h – Kafka Cracto – Pluralidade Cariri (Crato) – Transmissão pelo Instagram @kafkacracto

18h – Catingar – Janela da Alma (Crato). Transmissão pelo Instagram @cantigar_

19h – Desabrigados – O Som das Pedras (Itapipoca). Transmissão pelo Instagram @bandadesabrigados

Serviço:  

Sesc Sonoridades – Mostra de Bandas: Sonoridades Jovens Cearenses

Dias: 19 a 24 de outubro

Horário e local de transmissão: conferir programação

Ação aberta ao público 

Mais informações: 0800 275 5250 | www.sesc-ce.com.br