Vem aí a primeira edição do Ciclo de Formação Cultura em Rede!

Secult Ceará convida vocês para o Ciclo de Formação Cultura em Rede, que tem como temática a “Gestão e Política de Acervos: desafios para a preservação digital no século XXI” e pretende discutir questões relacionadas à preservação, descarte e difusão de acervos diante das constantes inovações tecnológicas que impactam na gestão das coleções museais, conjuntos documentais e demais espécies de acervos das diferentes instituições voltadas à salvaguarda dos bens culturais materiais de nossa sociedade.

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória em parceria com o Museu da Imagem e do Som e a Biblioteca Pública do Ceará.

A programação está integrada a 14ª Primavera dos Museus (#PrimaveraDosMuseus), que acontecerá entre os dias 21 e 27 de setembro, e que se apresenta como ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que reúne instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido pelo Ibram para a edição de 2020 é: “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

Confira o que vai rolar nos dias 23, 24 e 25, sempre de 10h às 12h, no canal do Youtube da Secult Ceará:

📍 Dia 23 Tema: Preservação e difusão: experiências.Participantes:- Profa. Dra. Maria Angélica Zubaran (ULBRA-RS)- Prof. Dr. Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa (ULBRA-RS)- Ma. Thanise Guerini Atolini (ULBRA-RS)- Me. Everaldo Pereira Frade (MAST-RJ)- Me. José Benito Yárritu Abellás (MAST-RJ)Mediadora: Roberta Machado (SECULT-CE)

📍 Dia 24 Tema: Gestão e política de acervos.Participantes:- Ma. Elisabete Marin Ribas (IEB/USP)- Gislene Soares Guerra (Memorial/UFC)- Ma. Graciele Siqueira (MAUC/UFC)Mediadora: Carla Vieira (MUSCE)

📍 Dia 25 Tema: Preservação de acervos digitais: desafios.Participantes:- Prof. Me. Humberto Farias (UFRJ)- Patricia de Filippi (Consultora SECULT-CE)Mediadora: Raquel Caminha (SECULT-CE)

Não perca! Secult Ceará te espera

McDonald’s e Aberje abrem inscrições para o projeto Escalando o Futuro 2020

O McDonald’s e a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) anunciam a abertura das inscrições para a segunda edição do programa Escalando o Futuro, que vão até 08/10. Lançada em 2019, a iniciativa busca desenvolver jovens talentos da comunicação nas áreas de produção de conteúdo, storytelling e empreendorismo.

A empresa também informa que a websérie Meu Primeiro Emprego, uma das criações vencedoras do ano passado e que foi escolhida para ser produzida, estará disponível no site corporativo e no canal do Youtube da Arcos Dorados, empresa responsável por operar a marca McDonald’s na América Latina e Caribe.

Voltada a estudantes de comunicação e funcionários do McDonald’s de todo o Brasil, a edição de 2020 será realizada totalmente online. Para se inscrever, o candidato precisa preencher o formulário disponível no site www.escalandoofuturo.com.br e submeter um texto de até 1000 caracteres ou um vídeo de até 60 segundos pela própria página, contando uma boa história de tema livre. O material será avaliado pelo potencial criativo e a aprovação da participação chegará por e-mail.

Para conferir os cinco episódios, que serão disponibilizados a partir de hoje nos canais da empresa, acesse aqui.

Para conhecer mais sobre a primeira edição do Escalando o Futuro, acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RWIoDo4scDE&feature=emb_logo.

O regulamento completo do projeto pode ser consultado também no site: www.escalandoofuturo.com.br.

Morte aterroriza banhistas ao ser vista surfando em praia

A ‘morte’ foi vista surfando na praia de Maresias, em São Paulo, e assustou frequentadores do local.  Calma, Carlos Bahia era quem estava fantasiado e foi o responsável por colocar terror nas pessoas como uma forma de conscientização sobre aglomerações em espaços públicos durante a pandemia.

O Jornal de Brasília apurou que Carlos é surfista conhecido na região, e junto com o amigo Rafael Oliveira, que fez o vídeo, fizeram a mídia a intenção da ação foi reforçar a importância dos cuidados para evitar a contaminação e disseminação da Covid-19.

Além de pegar as ondas, a ‘morte’, portando sua foice, também fez orientações nas pessoas que estavam nas praias.

Último dado divulgado pelo Ministério da Saúde, mostrou que o Brasil já passa das 134 mil mortes.

Artistas Cearense lançam Espaço virtual de difusão de imagem Cúpula Negra

No próximo domingo(20) será lançado o Espaço virtual de difusão de imagem Cúpula Negra, de forma virtual, que foi idealizado pelo artista visual Negrosoousa (Granja-CE) e criado em parceria com a arquiteta e urbanista Julia Saldanha (Fortaleza-CE). Na ocasião, será apresentada a exposição Anjos Caídos, primeira exposição virtual de Negrosoousa.

O projeto Cúpula Negra trata-se de uma galeria virtual com o intuito de difundir criações em imagem com as exposições das mesmas.

A ação é uma colaboração dos dois jovens cearenses, onde propõe expandir possibilidades de realidade, ao estreitar as fronteiras e possibilitar entrelaços de diferentes artistas visuais através de novas construções no campo virtual, espaço que ganhou maior visibilidade e experimentações em época pandêmica.

Segundo a arquiteta Julia Saldanha responsável pela criação do aplicativo, o ambiente partiu da necessidade de tratar a exposição como protagonista do projeto, sendo a estrutura do entorno apenas um apoio que garanta a imersão do conceito das obras. A Cúpula Negra, como o nome aponta, é um espaço de contemplação proporcionado pelo isolamento parcial.

Ao entrar na plataforma o público depara-se com a estrutura da Cúpula. Envolta de vidro transparente, é permitido que se tenha uma compreensão de que o entorno está em contato com a natureza, o projeto não ignora as raízes, e sim a íntegra. 

O lançamento oficial está marcado para o dia 20 de Setembro, às 19h, via Instagram pela conta do então idealizador, Negrosoousa (@negrosoousa). Negrosoousa será 1º Artista Visual a expor suas obras na plataforma Cúpula Negra com a exposição inédita Anjos Caídos, inspirada no questionamento quanto à nossa percepção às mudanças que ocorrem ao nosso redor e como lidamos com esse processo. Visualmente a construção da ideia se volta para o Conto dos Decaídos e projeta-se o pensamento para como podemos integrar uma linguagem e codificação mais pessoal, para começarmos a construção de uma narrativa autoral. 

Em um trecho do Manifesto Cúpula escrito por Negrosoousa encontramos a seguinte colocação do artista: 

“Encontro confiança em dar passos maiores, desafiar a possibilidade de estabelecer novos cenários e contextos. A prova disso tudo se dá a cada trabalho lançado, a cada pessoa tocada, a cada conexão feita e é um orgulho que vai além de mim, porque essa experiência já deixou de ser somente minha. Há uma verdade maior que a compreensível em desenvolver a imagem, a partir do imaginário referenciado na história, no social, integrando o passado e o presente na escrita para o amanhã. 

Sabemos que o cenário carece de mudanças e há muito que fazer, mas que tomemos tudo isso como combustível para uma evolução certa – nós precisamos nos colocar novamente no eixo de visibilidade, nos questionar quanto nossa força, e sermos criadores de nossa narrativa para efetuarmos eficientemente a criação desse novo mundo.

Criem novas narrativas, contem ao povo suas visões, seus questionamentos. Deixem todos saberem da sua força, da força sua historia, da historia de seu povo”.

Para ter acesso ao espaço é necessário realizar o download do material e instalação do aplicativo. O link para download estará disponível na data do lançamento oficial, dia 20 de Setembro via link na BIO do instagram de Negrosoousa (@negrosoousa). Com o tamanho de 2,5G – indicamos o uso de aparelhos como computadores para rodarem de uma melhor forma o aplicativo.