Teatro Carlos Câmara divulga programação online de setembro

Cursos, teatro, shows e reisado  fazem parte da extensa agenda de atividades

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com nova programação, diversificada, gratuita e online.  Serão dez dias de intensas atividades que contemplam shows, espetáculos, oficina de toy-arte, curso de fotografia básica, entre outros. A programação tem início no dia 15/09 (terça-feira) e segue até o dia 26/09 (sábado). 

Encerrando o ciclo da Ocupação Tradição – do Cariri à Fortaleza, todas as atividades programadas para acontecer presencialmente no Teatro foram readaptadas para chegar ao público remotamente, mas sem perder a beleza e a poesia inerentes a linguagem artística. A programação tem início na próxima terça-feira (15/09), às 17h, com uma Live sobre o processo artístico das Ocupações, uma conversa aberta com representantes das 5 instituições que já assumiram a gestação do TCC: Pavilhão da Magnólia, Teatro Novo, Teatro Máquina, É o Gera e Associação Movimentos. A ideia é discutir este modelo de ocupação dentro de uma política pública da Secult. Mediada pela diretor do equipamento, Fernando Piancó, a Live terá ainda a presença do secretário de Cultura, Fabiano Piúba.   No mesmo dia, o TCC dá início ainda a um mini-curso de fotografia básica. Com carga horária de 20h/aulas a proposta é iniciar o aluno na fotografia profissional através de suas técnicas, elementos e recursos de como usar câmeras fotográficas DSRL. O curso tem duração de dez dias. 

Na quarta-feira (16/09), às 17h, a programação tem início com o espetáculo ‘Heróis em Casa’. Adaptado para as plataformas digitais, a obra ganha ares de documentário sem deixar de fora nenhum elemento da narrativa que conta com adereços, músicas e toda uma ambientação que compõe a aura artística do trabalho de Edvaldo Batista, que conta ainda com a participação especial do bailarino e percussionista Jonh Morais, responsável pela musicalização do espetáculo.  Logo após a apresentação, Edvaldo dá início a uma live com o diretor do teatro, Fernando Piancó, para falar sobre os processos artísticos do espetáculo. Às 20ha Orquestra Transversal apresenta o curta-metragem “Fé”. Nele, os artistas explicam o processo criativo para a concepção das músicas Fé e Isabella, concebidas durante o Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes (2019), sob tutoria da flautista, pianista e compositora Léa Freire. O vídeo é um bonito passeio pelas duas canções executadas coletivamente pelos músicos, cada um de suas casas, formando um mosaico musical emocionante. O curta ganha ainda a participação do aclamado flautista e coordenador da Orquestra, Heriberto Porto.  Logo em seguida, os músicos Heriberto Porto e Ailton Santana batem um papo na Live que tem como tema ‘O curso de música da UECE: o que você sempre quis saber e agora você pode perguntar’.

Na quinta-feira (17/09), às 17h, a programação é voltada para o público infantil com a Cia Luz do Conto, que apresenta o espetáculo ‘Entre Histórias e Cirandas’. Encenado por uma contadora de histórias e três músicos, o grupo de Juazeiro do Norte traz histórias colhidas da literatura oral de domínio público embaladas por cantigas e brincadeiras populares.  Na sequência , às 17h30, o público será convidado para um passeio virtual pelo Projeto Terreiro em Movimento. A exposição, idealizada pelo fotógrafo Emrah Kartal, traz o registro fotográfico de doze Mestres e Mestras de Reisado da Tradição do Cariri.  Às 20h, a banda Nossa Senhora de Nazaré apresenta o show ‘Sem música o sertão não dança’, que faz um passeio pelos clássicos da música nordestina.  Às 20h30, a Associação Movimento apresenta o ‘Projeto Canto de Reis’. Em formato documental, a Associação traz a trajetória do festival que acontece há seis anos na região do Cariri e que trabalha diretamente com os mestres e mestras do reisado. Após o doc, Beth Fernandes, coordenadora, e Dane de Jade, curadora, batem um papo na live sobre o processo de criação deste importante festival.    

Abrindo a programação para o final de semana, na sexta-feira (18/09), às 17h, o público será convidado para um percurso criativo pela exposição ‘O incrível cinema de Chaplin’, da CIA Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras e Chaplin Cearense. Neste trabalho, o artista de rua Pablo utiliza toda a sua experiência de anos interpretando o muso do cinema mudo aliada aos mais diversos recursos tecnológicos. O resultado é um trabalho incrível e instigante pela obra de Chaplin. Logo após o espetáculo, às 17h30, o público será direcionado a outra plataforma para participar da Oficina de Palhaçaria no Universo Chapliniano. Por meio do Google Meet, Pablo ministrará o workshop que terá carga horária de 2 horas. Às 20h, o show fica por conta de Joana Lima Verde, que interpreta as canções do grande compositor cearense, Ednardo. Pavão misterioso, Beira mar, Terral, Ingazeiras e muitas outras canções do artista fazem parte do repertório de Joana, que canta acompanhada pelo violonista David Simplício. Em seguida, Joana Lima Verde e Mona Gadelha, batem um papo na Live ‘Os 40 anos do movimento Massafeira Livre’.

Já no sábado (19/09), às 17h, o realizador audiovisual e fotógrafo Txai Costa apresenta o ensaio fotográfico ‘Assaré Fragmentos’. Na adaptação para o online, o fotógrafo transmutou o que seria exposição em um trabalho documental sensível e visual onde fala sobre seu processo de pesquisa para a construção fotográfica do projeto. Logo em seguida, às 17h30, Txai participa de live no Instagram do equipamento. Na conversa com o também fotógrafo Emrah Kartal, os artistas falam sobre as novas narrativas em fotografia documental. Às 20h, a OFICARTE Teatro & Cia apresenta ‘Cuia’. Na adaptação os artistas Frank Lourenço, Flávio Gonçalves e Márcia Oliveira falam sobre o processo criativo do espetáculo. O doc intercala as experiências vividas pelos integrantes durante a concepção de Cuia com imagens da peça e adaptações de trechos do texto, dividindo os desafios da construção teatral com público. 

Quarta-feira (23/09), às 17h, a artista Simone Barreto ministra a oficina de Toy-arte ‘Artificium’, na qual ensina um tutorial para a construção de bonecas a partir de materiais que se tenha em casa. Às 20h, Ana Cristina Viana e Solange Teixeira apresentam ‘Trancafiadas’, que narra por meio de pequenas crônicas situações cotidianas. No projeto, as artistas explicam a possível origem do dicionário cearensês e ilustram por meio do vídeo “fumando numa quenga” a aplicação desse dicionário numa situação cotidiana, com direito a legenda pra quem não domina o “dialeto”. Na sequência, as atrizes iniciam a live ‘Processo Criativo na Quarentena’ para falar sobre o divertido projeto, que teve início durante o período de isolamento social.

Na quinta-feira (24/09), às 17h, a programação infantil fica por conta do Cangaias Coletivo Teatral com ‘O Regresso dum barquinho de papel’.  Na apresentação, os atores Gabi Gomes e Luis Carlos Shinoda, cada um de sua casa, utilizam recursos manuais e tecnológicos para dar vida ao ‘espetáculo’, que nesta adaptação ganha ares de leitura dramática com o bônus de uma live com os artistas para falar sobre processo criativo. Às 20h, o grupo Kafka Cractos apresenta o show Pluralidade Cariri, que traz para o virtual em formato mini-doc a trajetória do grupo, que conta ainda com imagens de diversos shows da banda, que versa sobre a pluralidade cultural da região. 

Na sexta-feira (25/09), às 17h, a programação abre espaço para o Reisado dos Irmãos, do Mestre Antônio Evangelista, tesouro vivo da cultura, e da Guerreira Santa Madalena. Naturais de Juazeiro do Norte, os dois grupos trazem os cantos e os louvores que permeiam o ritual do ciclo de reis. Às 17h30, a coordenadora da Ocupação Tradição, Beth Fernandes, bate um papo descontraído, no mais saboroso estilo de conversa de terreiro, com o Mestre Antônio sobre as readaptações da cultura do reisado para o meio digital. Às 20h, Quinteto Agreste traz o vídeo espetáculo ‘Patativando’. Com narração e comentários do Maestro Tarcísio  Lima, o show traz boa parte do repertório do grupo, que passeia por obras de Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Edu Lobo, entre outros grandes nomes. 

Para fechar a programação com chave de ouro, no dia 26/09, às 17h, a Live de encerramento ‘Cabarés Cênicos’ reúne os principais diretores que participaram da Ocupação. Na conversa, o público poderá trocar experiências sobre o fazer artístico com os diretores Sidney Cruz (RJ) e Fernando Yamamoto (RN), com o ator e músico Orlângelo Leal e integrantes do Grupo Caixa Cênica (SE) e Comedores de Abacaxi (CE). A conversa será mediada pelo diretor do Teatro Carlos Câmara, Fernando Piancó e transmitida  através do canal do YouTube da Secult/Ce.

Mais sobre a Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza

Esta é a primeira vez que uma instituição fora de Fortaleza vence o edital de ocupação do Teatro Carlos Câmara. Originária de Juazeiro do Norte, a Associação Movimentos atua há sete anos na região do Cariri, desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais. 

É justamente este espírito que permeia toda a programação a ser executada até maio, no Teatro Carlos Câmara: pensar, atuar e provocar a cultura de tradição na perspectiva de circularidade cultural, propondo um diálogo entre erudição e o popular, o tradicional e o moderno, nas manifestações culturais da sociedade.

A Ocupação Tradição está estruturada em três eixos que entrelaçam linguagens e produtos artísticos e culturais: “Cenação”, voltada para as artes cênicas, propondo um intercâmbio entre grupos locais e nacionais; “Canto Popular”, unindo música e literatura, por onde ecoarão os sons e cantos dos Mestres da Cultura e de Repentistas, aliando performances a sons eruditos e populares; e “Tradição Integrada”, com foco nos folguedos e seus rituais, levando a cultura popular tradicional para um diálogo com as linguagens da fotografia, artes visuais e audiovisual.

Para levar este desafio adiante, a Associação Movimentos selecionou 28 grupos artísticos dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Itapipoca, Baturité, Aquiraz e Capistrano, que irão compor a programação do período da ocupação, refletindo um mosaico cultural que contempla desde os mestres de tradição popular e demais artistas aos articuladores, produtores e gestores culturais, além do público, com especial destaque para a região do Cariri.

Programação dia a dia TCC Online:

15 de setembro

Às 17h

Abertura programação – Live Processo Artístico das Ocupações 

Participantes: Fabiano Piúba, secretário de cultura, Pavilhão da Magnólia, Teatro Novo, Teatro Máquina, É o Gera e Associação Movimentos. 

Mediação: Fernando Piancó – diretor do TCC

ONDE: Canal YouTube Secult/ce – https://www.youtube.com/channel/UCVckZREupHqHkoS7MmxwH9w  

Início do Curso de Fotografia Básica

Inscrições: minicursodefotografiabasica@gmail.com

Plataforma: Google Meet

Carga horária: 20h/aulas

Duração: De 15 a 26 de setembro

16 de setembro

Às 17h

Espetáculo Heróis em Casa + Live com Edvaldo Batista e Fernando Piancó (Diretor do TCC)

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h

Orquestra Transversal apresenta curta-metragem “Fé” + Live ‘O curso de música da UECE: o que você sempre quis saber e agora você pode perguntar’

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h30

Live ‘O curso de música da UECE: o que você sempre quis saber e agora você pode perguntar’ com Heriberto Porto e Ailton Santana

Onde: via @teatrocarloscamara

17 de setembro

Às 17h

Infantil

Espetáculo Entre Histórias e Cirandas – Cia Luz do Conto 

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 17h30

Passeio Virtual pela Exposição do Projeto Terreiro em Movimento

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h

Show ‘Sem Música o Sertão não Dança’

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h30

Apresentação do Projeto Canto de Reis (documentário) + Live sobre o processo de criação deste importante festival da Região do Cariri

Onde: via @teatrocarloscamara

18 de setembro

Às 17h

Percurso Criativo pela exposição ‘O Incrível Cinema de Chaplin’

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 17h30

Oficina de Palhaçada no Universo Chapliniano com Apolinário

Onde: Google Meet/ https://meet.google.com/cuw-rqze-eys   

Às 20h

Show com Joana Lima Verde canta Ednardo 

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h30

Live ‘Os 40 anos do movimento Massafeira Livre’ com Joana e Mona Gadelha

Onde: via @teatrocarloscamara

19 de setembro

Às 17h

Exposição Documental de ‘Assaré Fragmentos’, do fotógrafo Txai Costa

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 17h30

Live Novas narrativas em fotografia documental com Txai Costa e Emrah Kartal 

Às 20h

Oficarte Teatro & Cia apresenta ‘Cuia’

Onde: via @teatrocarloscamara

23 de setembro

Às 17h

Oficina de Toy-arte Artificium com Simone Barreto

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h

Projeto Trancafiadas apresenta ‘Fumando numa Quenga’ + Live ‘Processo criativo na Quarentena’ com Ana Cristina Viana e Solange Teixeira

Onde: via @teatrocarloscamara

24 de setembro

Às 17h

Infantil

Espetáculo ‘O Regresso dum barquinho de papel’ com Cangaias Coletivo Teatral + Live com Gabi Gomes e Luis Carlos Shinoda

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h

Show Pluralidade Cariri

Onde: via @teatrocarloscamara

25 de setembro

Às 17h

Apresentação Reisado dos Irmãos e da Guerreira Santa Madalena

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 17h30

Live com Mestre Antônio Evangelista, tesouro vivo da cultura, e Beth Fernandes (coord. Ocupação Tradição)

Onde: via @teatrocarloscamara

Às 20h

Quinteto Agreste apresenta espetáculo ‘Patativando’

Onde: via @teatrocarloscamara

26 de setembro

Às 17h

Live de Encerramento: Cabarés Cênicos

Onde: Canal YouTube Secult/ce – https://www.youtube.com/channel/UCVckZREupHqHkoS7MmxwH9w  

Escola de Gastronomia Social oferta 240 vagas em cursos gratuitos on-line

As inscrições on-line acontecem nos dias 16 e 17 de setembro (quarta e quinta)

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, de 16 e 17 de setembro, inscrições para quatro cursos on-line voltados para o empreendedorismo em gastronomia.

No total, são 240 vagas distribuídas nos cursos “Gestão de Pequenos Negócios em Gastronomia” (20h), “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos pós pandemia” (12h), “Fichas Técnicas: Precificação e Custos” (20h) e “Postura Pessoal e Orientação Profissional” (15h). Todas as aulas serão ao vivo e on-line e os candidatos precisam ter disponibilidade e acesso à internet nos horários definidos para cada curso.

Damaris Barros, coordenadora pedagógica, destaca que as vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição enquanto as vagas estiverem disponíveis. “Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos participantes em habilidades, conhecimentos, técnicas e práticas gastronômicas voltadas para o empreendedorismo”, afirma Damaris.

“Os cursos on-line oferecem aos alunos a possibilidade de ter acesso a formações na área de gastronomia, especialmente dentro do momento atual em que vivemos, com suas transformações e adequações necessárias”, afirma Selene Penaforte, superintendente da Escola. Ela afirma ainda que por meio da programação, a Escola estabelece suas atividades on-line para seguir com o propósito de oferecer formação de qualidade e gratuita para jovens e adultos na área gastronômica.

Inscrições Cursos On-Line da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco:

Dias 15 e 16 de setembro 2020 – gratuitas, on-line e por ordem de inscrição pelos sites http://www.secult.ce.gov.br ou http://www.gastronomiasocial.org.br. Mais informações: (85) 3248-8091 ou @escolagastronomiasocial.

Programação de cursos, dias e horários:

1 – Gestão de Pequenos Negócios em Gastronomia (20h)

Desenvolve conhecimentos básicos para gestão e administração de pequenos negócios, compreendendo o conceito de negócio, os resultados positivos da formalização, fluxo de caixa, formação de preço, como acessar o mercado e estabelecer uma comunicação assertiva para realização de vendas.

Período: 21 a 30.09.2020 – Horário: Manhã – 9h às 11h15 | Modalidade: Formato on-line e Ensino Remoto | Vagas: 60 alunos

Pré-requisito: A partir de 18 anos, ensino fundamental concluído e disponibilizar de celular, tablet ou computador com acesso à internet

2 – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos pós pandemia (12h)

Possibilita ao participante conhecimentos sobre Programa de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com as orientações sanitárias vigentes pós pandemia.

Período: 22 a 25.09.2020 – Horário: Noite – 19h às 21h30 | Modalidade: Formato on-line e ensino remoto | Vagas: 60 alunos

Pré-requisito: A partir de 17 anos, ensino fundamental concluído e disponibilizar de celular, tablet ou computador com acesso à internet

3 – Fichas Técnicas: Precificação e Custos (20h)

Aprenda neste curso como elaborar e preencher corretamente os modelos de ficha técnica de preparação e precificação. A padronização das receitas, a organização das preparações, o controle de custos e a definição do preço de venda são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Período: 21 a 29.09.2020 – Horário: Noite – 19h às 21h30 | Modalidade: Formato on-line e ensino remoto | Vagas: 60 alunos

Pré-requisito: A partir de 17 anos, ensino fundamental concluído e disponibilizar de celular, tablet ou computador com acesso à internet

4 – Postura Pessoal e Orientação Profissional (15h)

Contribuir no desenvolvimento do potencial do aluno para a percepção e discussão de valores éticos objetivando sensibilizar na formação da cidadania além de desenvolver o senso de responsabilidade com relação à vida, à saúde, as relações sociais e profissionais para o ingresso e permanência no mercado de trabalho.

Período: 23. a 30.09.2020 – Horário: Noite – 19h às 21h30 | Modalidade: Formato on-line e ensino remoto | Pré-requisito: A partir de 17 anos, ensino fundamental concluído e disponibilizar de celular, tablet ou computador com acesso à internet | Vagas: 60 alunos

Live “Todos Cantam Mastruz” também vai ter participações de Zé Cantor e Mirella Vieira

A banda Mastruz com Leite confirma a participação dos cantores Zé Cantor e Mirella Vieira na live “Todos Cantam Mastruz”. Com um repertório de grandes sucessos, os artistas vão dar voz a canções que marcaram gerações ao longo dos 30 anos de carreira. Além dos cantores, a transmissão ainda vai contar com mais alguns nomes na transmissão que acontece no dia 26 de setembro, a partir das 19 horas no canal oficial da banda no Youtube.

A live faz parte da comemoração dos 30 anos de carreira da banda, que coleciona hits que embalam gerações como “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Saga de um Vaqueiro”, “Na Praia” e “Onde Canta o Sabiá”. Este será o oitavo show virtual da banda desde a interrupção na agenda de apresentações presenciais. Mais informações sobre a live-show serão divulgadas no canal oficial da banda.