Inscrições abertas para concorrer a recursos da Lei Aldir Blanc em Sobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, torna pública a CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, objetivando o apoio e o subsídio de artistas e/ou grupos artísticos das áreas das ARTES CÊNICAS (TEATRO, CIRCO E DANÇA), MÚSICA, LITERATURA, ARTES VISUAIS, AUDIOVISUAL, CULTURAS PERIFÉRICAS, PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL, FESTIVAIS E MOSTRAS, PRODUÇÃO CULTURAL, CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS E EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS, visando a realização de programações culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio das redes sociais e outras plataformas digitais, em atendimento a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

As inscrições ficarão abertas até o dia 10 de outubro e serão selecionadas até 366 propostas nas diversas linguagens da arte e cultura, distribuídas em categorias individuais, duplas e coletivas.

Para acessar a ficha de inscrição, basta ter um perfil no Mapa Cultura Sobral e acessar o link: https://cultura.sobral.ce.gov.br/oportunidade/2063/ 

Festival Nordestino de Economia Criativa começa nesta segunda-feira

Festival Nordestino de Economia Criativa, é um evento online realizado pelo SEBRAE com o objetivo de integrar os setores criativos da Região Nordeste para o compartilhamento de conteúdos e experiências locais e regionais a partir da valorização e inclusão cultural.

De 28 a 30 de setembro o Brasil inteiro se encontra aqui! Conheça experiências de sucesso dos Empreendedores Criativos do Nordeste, estabeleça diálogos sobre temas fundamentais para o crescimento dos empreendedores, além de descobrir os principais produtos e serviços feito por gente talentosa de todo o Nordeste. Confira a programação completa em www.festivaleconomiacriativa.com.br.

Festival Ponto.CE e grandes nomes da música unidos em ação solidária

Depois de realizar sua primeira versão online com uma vasta programação gratuita com shows, oficinas e painéis reunindo grandes nomes da música e demais profissionais do meio musical,  o Festival Ponto.CE XIII segue com sua ação solidária.

Tendo a inovação como uma de suas marcas, nesta edição o festival realiza rifas solidárias e virtuais. O público pode participar e concorrer a prêmios como um shape de skate doado pela banda Charlie Brown Jr, doado por Alexandre Abraão, filho do vocalista; um tênis autografado pelo cantor Nando Reis e diversos objetos doados por bandas como Sepultura, Gabriel O Pensador,  Shaman e Edu Falaschi, que gentilmente cederam objetos de seus acervos e lojas para que todo o valor arrecadado seja integralmente revertido em cestas básicas, e doados para as instituições Fundação Espírita Maria de Nazaré e Sociedade Espírita de Fortaleza, que auxiliam e acolhem pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O sorteio acontecerá no dia 10/10/2020. Para participar basta acessar os perfis do festival nas redes sociais ou no link: https://linktr.ee/pontoce.

Festival Ponto.CE XIII foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará e conta com apoio institucional da Souza Cruz e apoio do estúdio Rock no Quintal.

Realização:  Inbeats e Bandeira R.

SERVIÇO

FESTIVAL PONTO.CE XIII

Rifa Solidária

Sorteio dia 10/10/2020

Para participar: https://linktr.ee/pontoce

REDES SOCIAIS

Instagram: @pontoce

Twitter: @pontoce 

Youtube/user/PONTOCE

Facebook: /PontoCE  

Site: www.pontoce.com.br

2º Anima Ceará recebe inscrições de curtas de animação até 9 outubro

Você tem um curta-metragem de animação com até 30 minutos de duração que foi feito a partir de 2018? Se a resposta for “sim”, é possível participar da mostra competitiva brasileira do 2° Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web. As inscrições gratuitas estão abertas até 9 de outubro pelo site oficial.

A premiação concede R$ 3.000,00 em dinheiro para o vencedor da categoria “melhor curta-metragem”. Além desta, a avaliação também indica: “Melhor Roteiro”; “Melhor Trilha Sonora”; e “Melhor Filme Infantil”. Sem limite de submissões por pessoa, cineastas brasileiros ou radicados no país podem competir com mais de uma obra.

O troféu físico é uma criação do artista plástico Dim Briquedim, apelido dado a Antônio Jader Pereira dos Santos em Camocim. Sua linguagem busca unir o lúdico e o estético a partir da interação com o espectador.

O evento será realizado entre os dias 5 e 9 de novembro deste ano por meio do canal do Youtube do Cineteatro São Luiz e nas redes sociais do próprio festival. Além de exibições, o Anima Ceará contará com uma programação de palestras, workshops, mesas redondas e seminários. Os nomes que irão integrar as atrações ainda não foram confirmados, mas a organização confirma que serão pessoas importantes do setor.

via o povo online

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga chega à 27ª edição em novo formato

Com apoio institucional da Secult, este ano o FNT acontece em quatro momentos chamados de “Estações”, entre os meses de setembro e dezembro. (Foto: Flecha Lançada Arte)

“É. Foi. Será. Teatro”. Com este tema, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) chega em 2020 à 27ª edição, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Diante das dificuldades das limitações impostas por conta da pandemia da Covid-19 em todo o mundo, o FNT se reinventa e acontece em novo formato, virtual e presencial, para manter sua realização este ano. O evento acontecerá em quatro momentos, chamados de “Estações”, de setembro a dezembro, mantendo a mesma estrutura da programação.

Em uma live no Instagram do FNT (@fntguaramiranga), realizada no dia 15 de setembro, quando foram anunciados os selecionados para a Mostra Nordeste, a coordenadora geral Nilde Ferreira explicou o processo para se chegar ao novo formato, frisando os compromissos do evento com a realização desta edição. Um deles é com a comunidade de Guaramiranga, de manter o festival no calendário cultural da cidade. O outro, com os artistas, entendendo o papel que os festivais de artes cênicas do Brasil representam para o trabalho.

1ª Estação: virtual em setembro

O primeiro momento será com a Mostra Nordeste, de 26 a 30 de setembro, totalmente virtual, com transmissão em diversas plataformas digitais, como Instagram, YouTube, Spotify e WhatsApp. O tradicional Ciclo de Debates, que a cada dia aborda os espetáculos da mostra exibidos no dia anterior, sai este ano da sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga e migra para as redes.

“Esse formato de fazer a Mostra Nordeste virtual tem relação com as questões da organização da nossa cidade para lidar com a pandemia, com o controle necessário para a não disseminação do vírus, explica Nilde. “Entendemos também toda uma dificuldade de viagem para os grupos”, continua.

Foram 99 trabalhos inscritos, dos quais, a curadoria selecionou dez espetáculos para a composição da Mostra Nordeste, além de cinco para a suplência. Dois dos selecionados participam pela primeira vez do FNT, os grupos Flecha Lançada Arte, do Ceará, e Companhia Teatro dos Novos, da Bahia. A curadoria coordenada por Paulo Feitosa (CE), foi composta por Celso Curi (SP), Thereza Rocha (CE) e Paula de Renor (PE).

Os 10 selecionados: Grupo Magiluth (PE) – “Tudo que coube numa VHS”; Coletivo Pico Preto (BA) – “Entrelinhas”; Clowns de Shakespeare (RN) – “Clã_Destin@ – uma viagem cênico-cibernética”; Inquieta Cia (CE) – “Metrópole On-Line”; Caixa Cênica (SE) – “Respire – A ManiFesta”; Teatro de Fronteira (PE) – “O Evangelho Segundo Vera Cruz”; Flecha Lançada Arte (CE) – “Influxo, Líquida, Carcaça”; Paula Yemanjá e Zéis (CE) – “Um São Sebastião Flechado”; Cia Pão Doce (RN) – “A Casatória C’a Defunta”; e Companhia Teatro dos Novos (BA) – “Fragmentos de um Teatro Decomposto”.

2ª e 3ª Estações: virtual em outubro e novembro

Várias atividades acontecem em outubro e novembro, envolvendo formação e música. Em outubro um Webinário discutirá o tema “Os desafios sustentáveis para o Século XXI”, no âmbito de festivais e mostras. O Encontro de Artistas Pesquisadores, uma das atividades mais enriquecedoras do festival, volta à grade do festival com apresentações de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Será o mês também da Mostra Música no FNT, que nesta edição, além de apresentações, será um momento de conversa trazendo um panorama sobre dramaturgia e música cênica. Em novembro haverá uma Mostra de Dramaturgia e um Programa de Formação.

4ª Estação: presencial em dezembro

Duas mostras terão programação presencial em dezembro na cidade de Guaramiranga. Uma delas é a Mostra FNT para Crianças, que no festival encanta o público infantil com espetáculos e contação de histórias. Também em dezembro acontecerá a Mostra Palco Ceará, que anualmente abre um importante espaço para a produção teatral cearense. O período de inscrições para esta mostra será anunciado posteriormente. No regulamento os grupos serão orientados sobre as características dos espetáculos que o festival poderá receber, conforme as condições dos espaços que serão destinados às apresentações. Para as duas mostras presenciais, serão seguidos os protocolos das autoridades sanitárias do Ceará e de Guaramiranga.

A realização dessas mostras presenciais em dezembro foi uma escolha do FNT para dar tempo para a comunidade de Guaramiranga se habituar novamente aos contatos sociais. “É uma cidade que passou muito tempo em isolamento, cumprindo rigorosamente, e que até hoje não voltou ao que a gente poderia chamar de uma normalidade”, explica a coordenadora geral. “Os trabalhadores estão de volta, mas as escolas não voltaram, as pessoas que não precisam sair de casa ainda não estão saindo, os idosos e as pessoas de grupos de risco ainda estão em isolamento. Então a gente entende que é preciso esperar o tempo da comunidade se reabituar aos contatos sociais. O FNT jamais se realizou sem observar primeiro como ele se dá com a sua comunidade de Guaramiranga”, comenta.

Quem faz o 27º FNT

O 27º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Tem a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas. Agradecimento especial: Enel.

SERVIÇO

27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – 1ª Estação: virtual de 26 a 30 de setembro de 2020 com Mostra Nordeste; 2ª e 3ª Estações:  virtual em outubro e novembro com Webinário “Os desafios sustentáveis para o Século XXI”, Encontro de Artistas PesquisadoresMostra Música no FNTMostra de Dramaturgias e Programa de Formação; 4ª Estação: e presencial em dezembro com Mostras FNT para Crianças e Palco Ceará. Informações: (85)3321-1405, e-mail: fnt@agua.art.br. Site: https://agua.art.br/fnt/. Facebook e Instagram: fntguaramiranga. GRATUITO.

Curta-metragem cearense “Eis-me aqui” está disponível para exibição online gratuita

Quem não gosta de ver um filme com uma pipoquinha? 🍿🎥

Aproveite para assistir ao filme cearense “Eis-me aqui”, do diretor Jotapê Lima e que tem apoio institucional do Sesc Ceará.

O filme foi selecionado no Festival Internacional “Lift Off Global  Network”, de Pinewood Studios de Los Angeles (EUA), considerada uma das principais vitrines globais para cineastas.

O filme ficará disponível para exibição online gratuita aqui: https://scup.it/njpq

Sinopse: Durante a quarentena, Benjamin descobre que está com coronavírus. Ele então passa a cobrar de Deus explicações para tantos eventos negativos em sua vida e acaba recebendo uma visita inesperada que pode mudar o rumo de todas as coisas.

Começa nesta quarta-feira (23) o 12° Festival de Dança do Litoral Oeste

Foto: Letícia

O Festival acontece de 23 de setembro a 03 de outubro, com exibições de espetáculos e conversas pelo YouTube, e no dia 09 com um Programa Live direto de Paracuru.

A rede foi lançada e a partir desta quarta-feira, dia 23 de setembro, às 20h, entra no YouTube, no canal do Festival de Dança do Litoral Oeste, a exibição que abre a 12ª edição do evento. Realizado tradicionalmente em Itapipoca, Paracuru e Trairi, importantes cidades-polo da dança do Ceará, o festival este ano acontece reformatado, totalmente online, evitando aglomerações em virtude da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Com o tema “Redes para dançar”, a 12ª edição acontece de 23 de setembro a 03 de outubro, e encerramento no dia 09, com um Programa Live direto da Escola de Dança de Paracuru. Na abertura será exibido o documentário sobre a edição de 2019, que foi realizada em Itapipoca, entre julho e agosto de 2019. Com cerca de 10 minutos de duração, o vídeo apresenta trechos de apresentações e depoimentos de nomes que participaram do evento, como Isabel Marques, diretora da Caleidos Cia de Dança (SP), e Carlos Antônio dos Santos, diretor do grupo N. Infinito (CE).

Conversa ao pôr-do-sol

No dia seguinte, 24, às 16h, o bailarino e coreógrafo Gerson Moreno, diretor da Cia Balé Baião, de Itapipoca, e um dos curadores do festival, abre a programação “Conversa ao pôr-do-sol”, que acontecerá diariamente, até o dia 03 de outubro, com a companhia de dança que teve espetáculo exibido no YouTube do festival na noite anterior e um mediador convidado, para dialogar sobre a história, a pesquisa, o processo e os desafios da companhia. A conversa com Gerson Moreno será sobre a edição de 2019 do festival.

Nos próximos dias, a Conversa ao pôr-do-sol terá como mediadores Cláudia Pires (Fortaleza), Rafaela Lima (Itapipoca), Izabel Gurgel (Fortaleza), Andrea Bardawil (Fortaleza), Luís Alexandre (Fortaleza), Ernesto Gadelha (Fortaleza), Zé Viana Júnior (Salvador/Itapipoca), Fauller (Fortaleza) e Jorge Luiz (Fortaleza). As conversas acontecerão sempre das 16h às 18h, por meio do Google Meet, com transmissão pelo canal do festival no YouTube. O link de cada encontro no Google Meet será gerado meia hora antes e compartilhado pelas redes do evento.

Espetáculos às 20h

Todas as noites, até o dia 02 de outubro, sempre às 20h, o público poderá conferir no YouTube do festival espetáculos de companhias cearenses de reconhecido trabalho na cena da dança. São eles:  “Parabach” com Paracuru Cia de Dança (Paracuru/CE), “Yugo” com Daniela Yara Cantillo Castrillon (Colômbia/Fortaleza – CE), “O tempo da paixão, ou o Desejo é um Lago Azul” com Cia da Arte Andanças (Fortaleza -CE), “Estado de luta” com Cia Balé Baião (Itapipoca – CE), “Entarde’Sendo” com Ângelo William (Fortaleza – CE), “Sylvia – A Ninfa de Diana” com Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza (Fortaleza – CE), “Caiçaras” com Arreios Cia de Dança (Trairi – CE), “O que deságua em mim” com Cia Alysson Amancio (Juazeiro do Norte – CE) e “Benção” com Grupo de Dança Rede Cuca Mondubim (Fortaleza/CE).

Programa Live no dia 09

No dia 09 de outubro, um Programa Live direto da Escola de Dança do Paracuru encerra a 12ª edição do Festival de Dança do Litoral Oeste, com transmissão pelo YouTube. No palco da escola, apresentação de um duo e dois solos de companhias das três cidades que são os pilares do festival. Os espetáculos são: “Entre pontos riscados“, Duo da Cia Balé Baião (Itapipoca – CE), “Caso por acaso”, Solo da Arreio Cia de Dança (Trairi – CE), e “Para que eu não esqueça”, Solo da Paracuru Cia de Dança (Paracucu – CE). “Samba pro seu Zé” encerra a edição com música.

O Festival de Dança do Litoral Oeste 2020 é uma realização da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), Associação Dança Arte e Ação, de Paracuru, e Associação de Dança Arreios, de Trairi, com a consultoria executiva da Quitanda das Artes. Tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811). Coprodução: WM Cultural. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

12° Festival de Dança do Litoral Oeste – De 23 de setembro a 09 de outubro de 2020 com exibição de espetáculos pelo canal do evento do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCGcb5WrsdZvJ3wkY2zFr8pw) e Conversa ao pôr-do-sol via Google Meet com transmissão no YouTube. Informações no Facebook: https://www.facebook.com/dancalitoraloeste/

Museu Casa de Quinca Moreira promove diálogo “Intercâmbio virtual entre museus”

Dando continuidade ao Encontro “Museu Casa de Quinca Moreira em Diálogo: Intercâmbio virtual entre museus”, o Museu Casa de Quinca Moreira convida para participar do “Diálogo 2 Museus e Comunidade” que ocorrerá nesta terça-feira, dia 22/09, em sua plataforma no You Tube (Museu Casa de Quinca Moreira).

Vale destacar que este encontro integra a programação da 14ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram que neste ano de 2020 ttraz como Tema: “Mundo Digital – Museus em Transformação”.

Desta maneira o Museu Casa de Quinca Moreira realiza esse encontro virtual com o objetivo de elaborar diálogos entre profissionais e instituições culturais do nosso país sobre a relação entre Museus e gestão, preservação, pesquisa, educação, acesso e comunidade. Os diálogos ocorrem de 21 a 26 de setembro, sempre às 17h, em nosso canal do Youtube!Para o Diálogo 2 Museus e Comunidade, teremos a participação dos convidados:

• José Luís – Aluno da Escola de Ensino Fundamental João Moreira Barroso (Salgado dos Moreiras/São Gonçalo do Amarante-CE);

• Aécio Diniz – Músico, produtor cultural, membro da diretoria da Fundação Casa Grande (Nova Olinda-CE) e estudante do curso de Artes Visuais na Universidade Regional do Cariri(URCA) e da especialização em Arqueologia Social Inclusiva promovida pela Fundação Casa Grande em parceria com a URCA ;

• Ana Luiza – Guia no Memorial do Homem Kariri e gerente da Biblioteca Infantil da Fundação Casa Grande (Nova Olinda-CE), além de atuar como apresentadora do programa de rádio Baú da Leitura na Rádio Comunitária Casa Grande FM.

Fonte: Museu Casa de Quinca Moreira.