Projeto Território Cientifico realiza live com os historiadores Carlos Augusto e Flavio Cabral

Em continuidade ao Projeto “Historiando o Brasil” , a Editora Sertão Cult realiza mais um debate nessa sexta-feira (28) com a presença do Historiadores Flavio Cabral da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e de Carlos Augustos dos Santos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

A live acontece as 16h no site www.editorasertaocult.com e na fanpage facebook.com/EditoraSertaoCult/

Secult submete ao CEPC as linhas de ações do Plano de Trabalho da Lei Aldir Blanc

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) submeteu, no dia 26 de agosto, ao Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC), durante a 4ª Reunião Ordinária, o Plano Integrado de Gestão da Lei Aldir Blanc no Ceará, um importante documento que sistematiza as linhas gerais que serão inseridas na plataforma +Brasil para a operacionalização das ações previstas na Lei Aldir Blanc de forma articulada entre Estado, Municípios e Sociedade Civil.

O plano foi apresentado, em encontro virtual, e as linhas de ações e as propostas de editais foram aprovadas. No entanto, o processo de construção do documento seguirá para mais etapas de consulta, com diálogos e espaços de participação colaborativa agora com demais setores artísticos, coletivos e fóruns na construção dos editais, conforme calendário.

Saiba mais: https://www.secult.ce.gov.br/2020/08/27/secult-submete-ao-cepc-as-linhas-de-acoes-do-plano-de-trabalho-da-lei-aldir-blanc/>>

Fique atento!✅ Siga @leialdirblancce no instagram!

✅ Para mais informações, acesse: secult.ce.gov.br/lei-aldir-blanc/

✅ Email tira-dúvidas: contato.leialdirblanc@secult.ce.gov.br e imprensasecultce@gmail.com

Inscrições abertas para o 3º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar, lançou, nesta quinta-feira (27), o edital de seleção de projetos para o Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 27 de agosto a 4 de setembro , nos sites www.secult.ce.gov.br e www.gastronomiasocial.org.br.

O Laboratório de Criação é um espaço de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos transdisciplinares, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os pesquisadores recebem orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos, por meio de orientações, oficinas e palestras, que neste ano serão em formato on-line.

✅ Período de inscrições: 27 de agosto a 4 de setembro

✅ Inscrições gratuitas nos sites www.secult.ce.gov.br e www.gastronomiasocial.org.br.

✅ Edital completo: https://bit.ly/2Db4RMA

✅ Formulário para inscrição: https://forms.gle/6zGd3HoMyEpd4BVq6

✅ Início das atividades dos laboratórios: 16 de setembro

📌 Para mais informações, acesse: https://www.secult.ce.gov.br/2020/08/28/escola-de-gastronomia-inscricoes-de-projetos-relacionados-com-os-temas-da-cultura-alimentar-e-gastronomia-social-poderao-ser-realizadas-de-27-de-agosto-a-4-de-setembro-nos-sites-da-secult-e-da/

Netflix confirma desenvolvimento de série live-action sobre “Resident Evil”

Resident Evil

Depois de muitos rumores, a Netflix confirmou oficialmente a produção de uma série live-action sobre o mundo “Resident Evil“.

Baseada nos jogos da Capcom, “Resident Evil” terá sua primeira temporada composta por oito episódios de uma hora cada. Prometendo um “banho de sangue“, a produção executiva da série ficará a cargo de Andrew Nabb (Supernatural) e os dois primeiros episódios serão dirigidos por Bronwen Hughes (The Walking Dead). Seguindo duas cronologias diferentes, a adaptação também ganhou uma sinopse:

“Resident Evil contará uma nova história a partir de duas cronologias: na primeira, as irmãs de 14 anos Jade e Billie Wesker se mudam para New Raccoon City, uma cidade mecânica e corporativa que se impõe a elas justamente no auge da adolescência. Com o passar do tempo, Jade e Billie percebem que a selva de pedras é mais do que isso e descobrem que o pai pode estar escondendo segredos sombrios capazes de destruir o mundo. Na segunda cronologia, mais de dez anos depois, a Terra tem menos de 15 milhões de habitantes e mais de 6 bilhões de monstros: pessoas e animais infectados pelo T-vírus. Jade, agora com 30 anos, luta para sobreviver nesse novo mundo enquanto é assombrada por segredos do passado que envolvem sua irmã e seu pai.”

Não é a primeira vez que tentam adaptar “Resident Evil” para as telas. A série de jogos também já ganhou uma série de filmes para o cinema com Milla Jovovich, que mesmo não sendo muito fiel, tem seus fãs.

via popeek

LIVE Cultura Dendicasa: Mulheres Negras e suas práticas culturais em tempos de pandemia

Nesta quinta-feira, 27/08, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Portal @culturadendicasa, realizará uma roda de conversa sobre cultura afro-brasileira no Ceará. A live acontecerá às 16h, no YouTube da @secultceara (youtube.com/SecultCearáGov).

Convidadas:
Maria de Tiê – Mestra da Cultura do Ceará (Cultura afro-brasileira) – Projeto “Terra chão: dança e arte”
Ma Njanu – Poeta (Cultura afro-brasileira) – Projeto “ Pretarau apresenta: Em casa também tem Sarau das Pretas!”
Lorena Lyse – Cantora (Cultura afro-brasileira) – Projeto “Show “Pra Elas”

Mediação:
Rosana Marques – Assessora técnica do Comitê Gestor das Expressões Culturais da Secretaria da Cultura.
Acompanhe: https://youtu.be/6O-n-XMEKsA

Para conferir os trabalhos artísticos das convidadas acesse o Portal Cultura Dendicasa:
culturadendicasa.secult.ce.gov.br⠀

O ensino de Flauta Doce em Sobral é tema de live nesta quarta (26)

Nesta quarta-feira, dia 26/08, conversaremos sobre a “Orquestra de Flautas doce”, parceria entre o Curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral e a Escola de Música de Sobral (EMS). Teremos como convidadas Laiany Rodrigues, Mestranda no Curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Ray Peixoto, graduanda do Curso de Música – Licenciatura da UFC e professora da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.

O projeto “Orquestra de Flautas doce” é vinculado ao programa de Extensão e Cultura “Formação Orquestral no Desenvolvimento Social da Região Norte do Ceará” do Curso de Música – Licenciatura (UFC – Sobral) e possui apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC através do Programa de Promoção da Cultura Artística “Bolsa Arte”.

A live acontece as 16h no instagram @osufcsobral.

Cineteatro São Luiz recebe em sua galeria virtual a exposição “Atrás da empanada: memórias virtuais sobre o teatro de bonecos no Ceará” do Grupo Ânima

A exposição encerra a programação do equipamento voltada às celebrações do mês da cultura popular.

Histórias de botar boneco, a exposição “Atrás da empanada” é o resultado de uma pesquisa fotoetnográfica com grupos e artistas que fazem a cena titeriteira em Fortaleza, um olhar documental sobre esta prática tipicamente cearense e a partir de memórias de atores, atrizes, bonequeiros e bonequeiras. Realizada pelo Grupo Ânima que completou 22 anos em 2020, a exposição, que foi selecionada na convocatória “Arte em Rede”, vai ao ar nesta sexta-feira (28), às 18h, no site do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Agindo como alguém que escava memórias e discursos, Cleomir Alencar ator, bonequeiro, educador e fotógrafo, e Tatiane Sousa, atriz, bonequeira, poeta, encenadora e pesquisadora, ambos integrantes do Grupo Ânima, traçaram, a pedaladas, um percurso poético, etnográfico e documental, de mais de 150 km, seguindo rastros deixados pela palavra e pela imagem e que resultaram nesta exposição que contém fotos e vídeos dos artistas pesquisados. Sendo eles: Ângela Escudeiro, Augusto Bonequeiro, Graça Freitas (Grupo Formosura), Izabel Vasconcelos (Epidemia de Bonecos), Cristiano Castro (Bricoleiros), Eliézio Pereira (Calú Maravilha), Claudio Magalhães (Epidemia de Bonecos), Eliania Damasceno (Bricoleiros), Omar Rocha (Circo Tupiniquim) e João Andirá.

Mas porquê “Atrás da Empanada”? Empanada é o nome dado a tenda utilizada pelos bonequeiros, de onde eles animam e dão vida aos bonecos. A pesquisa dá voz aos artistas que contam duas histórias e a prática de botar boneco, revelando o que está por trás da empanada. “A pesquisa, desde o começo, se propunha a ouvir o bonequeiro, espiar para dentro da empanada e construir um olhar sobre o ‘botar boneco’. No percurso, fomos percebendo que ela ganhava a cada visita, os contornos da alteridade, pois a partir das memórias de todos os bonequeiros, fomos olhando para nossa própria trajetória”, explica Tatiane Sousa.

A pesquisa foi realizada com foco nos bonequeiros que vem trabalhando desde a década 1980 a 1990. “Nesse período houve uma intensa movimentação no cenário artístico da cidade. Procuramos quem vem desde lá se especializando, aprimorando e construindo esse cenário entorno do boneco”, afirma Cleomir Alencar que completa: “No decorrer da pesquisa surgiram muitos nomes que, em pouco tempo de trabalho, percebemos que tanto teríamos que voltar aos entrevistados para novas conversas e imagens, como visitar os que não puderam participar desse primeiro recorte”.

O Grupo

O Ânima surgiu a partir da vivência de seus integrantes com a cultura popular, tendo sido criado pelos atores e bonequeiros, Cleomir Alencar e João Andirá. O Grupo desenvolve trabalhos teatrais com técnicas de construção e de manipulação de bonecos, improvisação e dramaturgia titereira, tendo espetáculos com bonecos de luvas, Cassimiros Cocos, Teatro de Sombra e Teatro de Objetos.

Mês da Cultura Popular

Em agosto o Cineteatro São Luiz promoveu uma programação voltada a celebração da data, comemorada oficialmente no dia 22 de agosto. Dentre elas as exposições “Mestres e Contos” do fotógrafo paraibano Thiago Nozi e “Perto da Terra” de Iago Barreto, ambas disponíveis na galeria virtual do equipamento no endereço: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes. No dia 22 o equipamento exibiu o primeiro espetáculo de teatro online, “O Boi Estrela” do Grupo Formosura, disponível para acesso gratuito no canal no YouTube do equipamento. A exposição “Atrás da Empanada” encerra a celebração, vai ao ar nesta sexta (28) e ficará disponível para acesso por tempo indeterminado.

Arte em Rede

A exposição “Atrás da Empanada” foi selecionada no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Serviço

Exposição: Atrás da empanada: memórias virtuais sobre o teatro de bonecos no Ceará” de Casulo Produções e Arte

A partir de 28/08 (sexta-feira), às 18h

Na galeria virtual do Cineteatro São Luiz: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

Instituto Eurofarma abre curso gratuito “De olho no Enem” para estudantes de todo o país

Reaplicação do Enem 2020 deverá incluir quem estiver com covid-19

O Instituto Eurofarma, braço social da Eurofarma que visa à inclusão por meio da educação transformadora, está com inscrições abertas para seu curso preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O “De olho no Enem” é gratuito e a novidade é que ele será ministrado on-line (via Google Meet) e para estudantes de escola pública de todo o país.

As inscrições já estão abertas no www.institutoeurofarma.com.br e vão até 30 de agosto. Estudantes de escolas públicas que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio (ou que já concluíram há no máximo três anos) podem concorrer a uma vaga.

As aulas são ministradas pelos professores do Instituto Eurofarma e são focadas nos conteúdos exigidos nos exames, das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Redação. O curso oferece também exercícios de fixação, palestras e simulados.

O estudante precisa ter um equipamento (computador, tablet ou smartphone) com acesso à internet para assistir às aulas e realizar as atividades em plataformas educacionais.

Serviço
De Olho no Enem Carga horária aproximada: Aproximadamente 196 horas
Duração: 3 meses, com início em setembro e término em 17 de dezembro)

Público: Alunos do 3º ano do Ensino Médio (ou que já concluíram há no máximo três anos) de escolas públicas

Exposição “Infância em liberdade” está disponível na programação do Tudo em Casa Fecomércio

Está disponível até quarta-feira (26) desta semana para visitação virtual a exposição “Infância em liberdade” da artista plástica Maiara Capistrano. A exposição faz parte da programação do Tudo em Casa Fecomércio, e retrata em forma de poesia, cores e movimentos as brincadeiras de criança e as memórias dessa fase da vida. As obras estiveram presentes no Carroussel du Louvre, em Paris, tendo sido ela a primeira mulher cearense a representar o Estado no evento.

Acesse pelo link: https://www.flickr.com/photos/189730431@N08/albums/72157715441337562/

SAIU! Confira o novo trailer de ”Mulher Maravilha 1984”

Mulher Maravilha 1984

Sábado (22) aconteceu o DC FAnDome, evento virtual promovido pelos estúdios Warner e a DC para divulgar seus próximos lançamentos. Dentre eles, estão ”The Flash”, o novo ”Esquadrão Suicida”, ”Liga da Justica (Snyder Cut)”, ”Adão Negro” e o tão aguardado ”Mulher Maravilha 1984”.

O primeiro painel foi o de Diana Prince e conta com a presença da diretora Patty Jenkins e o elenco, composto por Gal GadotChris PinePedro PascalKristen Wiig e Robin Wright.

Durante um bate-papo entre eles sobre o que esperar do longa e de toda a situação de adiamentos por causa do coronavírus, um novo trailer de Mulher Maravilha 1984 foi liberado, com cenas exclusivas de Diana, Steve e o primeiro aparecimento de Kristen Wiig como Cheetah.

Confira:

O filme está previsto para ser lançado no dia 15 de outubro, podendo ser adiado novamente devido à pandemia. Outras propostas parecem estar sendo discutidas, como o lançamento do longa em um serviço de streaming, mas nada oficial foi revelado.

De acordo com a sinopse do filme, durante a Guerra Fria, no ano de 1984, Diana Prince/Mulher-Maravilha (Gal Gadot) entra em conflito com dois grande inimigos – o empresário de mídia Maxwell Lord (Pedro Pascal) e a amiga que virou inimiga Barbara Minerva/Cheetah (Kristen Wiig) – enquanto se reúne com seu interesse amoroso Steve Trevor (Chris Pine).

via portal popeek