A Netflix cancelou a produção do drama turco “If Only“ às vésperas das filmagens. Segundo Ece Yorenc, a roteirista da série, o governo turco havia solicitado uma alteração no roteiro da série, pedindo que um personagem LGBTQ+ fosse retirado da história.
“Devido a um personagem gay, a permissão para filmar a série não foi concedida e isso é muito assustador para o futuro”, disse a roteirista ao site turco Altyazi Fasikul.
A escritora afirmou que não havia cenas de sexo gay ou contato físico entre o personagem LGBTQ+ com outros personagens, mas ainda assim a série foi vítima de boicote. A Netflix não quis se curvar às exigências governamentais e decidiu cancelar o programa.
O vice-presidente do partido no poder da Turquia, Mahir Unal, publicou na segunda-feira no Twitter uma mensagem dizendo acreditar que a Netflix “mostraria maior sensibilidade à cultura e à arte turcas com uma cooperação mais profunda no futuro”.
“If Only” foi anunciada em março e seria protagonizada pela atriz Özge Özpirincci. A série seguiria a história de Reyhan, uma infeliz mãe casada de dois gêmeos, que de repente é transportada de volta 30 anos para a noite em que seu marido a engravidou.