Cursos gratuitos de dança, música, Libras e artesanato com inscrições abertas no Sesc

Cursos gratuitos de dança, música, Libras e artesanato com inscrições abertas no SescInscrições online estão disponíveis para os workshops, oficinas e minicursos em junho

A Rede de Desenvolvimento Artístico e Cultura do Sesc oferece aulas online gratuitas neste mês. Ao todo, são em sete modalidades, organizadas em workshops, oficinas e minicursos: danças de salão (Forró, Zouk e Samba); flexibilidade para bailarinos; dança para crianças; Ballet para iniciantes; Violão para iniciantes; Libras e aplicabilidade na Cultura e Arte em Contexto. Os níveis vão, desde oficinas introdutórias para crianças e adultos, a aulas específicas para bailarinos.

A programação online é oferecida ao público pela unidade Sesc Fortaleza, por meio do Núcleo de Formação e Mediação e do Programa Cultura.  “A Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico Cultural proporciona aprendizado de conhecimentos, informações e técnicas próprias à criação artística, pois vemos a Arte como instrumento de ampliação das capacidades individuais e coletivas”, afirma o Supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza, Cleudivan Noronha.

As aulas acontecem de segunda a sexta até 30 de junho com interação ao vivo em plataformas virtuais. Para ter acesso, os interessados devem fazer a inscrição prévia na turma escolhida (ver horários).

Workshop de danças de salão

Com exercícios e conceitos do movimento e da técnica para ser realizado individualmente em casa com alongamento, a professora Karol Mourão vai mostrar as bases, ritmo, passos básicos do forró, do zouk e do samba às terças e quintas

Forró: terças e quintas,  de 13h às 14h. Inscreva-se

Samba: terças e quintas, de 14h30 às 15h30. Inscreva-se

Zouk Lambada: terças e quintas, de 16h às 17h. Inscreva-se

Oficina de flexibilidade para bailarinos

Voltada para os profissionais da dança que buscam fortalecimento muscular e consciência corporal. A professora, bailarina e coreógrafa Bianca Figueiredo vai ensinar sobre flexibilidade das pernas, mobilidade da coluna, flexibilidade para membros superiores e flexibilidade em preparação para aula. Práticas que aumentam a amplitude do movimento de forma segura e eficiente.

Terças e quintas, de 16 às 17h. Inscreva-se

Oficina de dança para crianças

Desenvolvimento motor e experimentação do movimento através de exercício lúdicos, que propõem equilíbrio, saltos, deslocamento no espaço, fortalecimento muscular que trabalham o ritmo do movimento em relação à música cantada simultaneamente. Bianca Figueiredo, bailarina, coreógrafa, professora de Ballet e Jazz do Sesc Fortaleza mostra jogos de dança brincadeiras cantadas e dançadas, histórias dançadas e vivências sensoriais.

Terças e quintas, de 18h30 às 19h30. Inscreva-se

Ballet para iniciantes

Prática do ballet clássico para iniciantes (a partir dos 14 anos) orientada por Bianca Figueiredo, bailarina, coreógrafa, professora de Ballet e Jazz do Sesc Fortaleza. Desde treinamento técnico, flexibilidade das pernas à flexibilidade em preparação para aula

Segundas e quartas, das 9h às 11. Inscreva-se

Minicurso de violão para iniciantes. Do zero à primeira música

Aprendizado do violão com vídeo curtos em exercícios propostos para a fixação do conteúdo básico. O professor de Música Rodolfo Ricardo vai ensinar sobre cordas do violão; cifras; exercícios; acordes maiores e menores; exercícios de transição; primeira música; desafio cantar e tocar uma música; materiais para seguir os estudos do instrumento.

Quartas e sextas, das 8h às 9h30. Inscreva-se

Libras e aplicabilidade na Cultura

Curso básico da Libras com o intuito de despertar no público a importância de uma cultura acessível para todos os públicos. Ministrado por Douglas Carioca, professor, pedagogo, instrutor, tradutor/Intérprete da Libras, o curso detalha a comunicação visual; o alfabeto manual; numerais; saudações; profissões; cores; verbos; locais e prática com diálogos.

Quartas-feiras, de 15h às 17h. Inscreva-se

Centec oferece 420 vagas em cursos gratuitos com aulas online

ImageTurmas iniciam dia 29 de junho e são voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade

A partir desta terça-feira (23), o Instituto Centec estará com inscrições abertas para oito cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados por meio de aulas remotas. São, ao todo, 420 vagas voltadas, preferencialmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, de 29 de junho a 10 de julho, e, para participar, o aluno deverá ter um computador, notebook ou celular com acesso à internet.

Desta vez, estão sendo ofertadas vagas nos cursos de: noções de informática; operador de caixa, ferramentas digitais, assistente administrativo, excelência no atendimento, nutrição e alimentos, eletricista, empreendedorismo. Os pré-requisitos de cada curso são informados no sistema de inscrições. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos, com renda familiar de até um salário mínimo, desempregados ou que estejam em busca do primeiro emprego.

As inscrições encerram dia 25 de junho ou quando esgotarem as vagas.

Como funcionam as aulas remotas

As aulas remotas do Instituto Centec são transmitidas pelo Google Sala de Aula. Será criado um e-mail institucional do Centec para cada participante, que será válido apenas para o curso e turma escolhidos. Para acessar as aulas pelo celular, é necessário que o discente baixe e instale os aplicativos Google Classroom e Google Meet.

Ficou com dúvidas? Entre em contato pelo e-mail deti@centec.org.br ou pelo WhatsApp (85) 9 9867-0030.

Onda de denúncias de assédio a garotas chega a Sobral e Cariri

Na onda de denúncias de assédio a garotas em Fortaleza que tomaram conta das redes sociais nesta terça-feira (23), com a hashtag #exposedfortal, casos começaram a ser relatados também em Sobral e na região do Cariri, nesta quarta (24). As hashtags #exposedsobral e #exposedcariri ficaram em alta no Twitter.

Nas postagens, jovens denunciam denunciam rapazes que compartilham fotos íntimas (os chamados nudes) de garotas sem o consentimento delas, e também apontam homens que já assediaram mulheres.

O secretário de Segurança Pública do Ceará, André Costa, que já havia determinado a Polícia Civil prioridade nessa investigação, prometeu que os casos no interior do Ceará também serão apurados.

“São crimes inaceitáveis e que marcam para sempre a vida dessas garotas”, escreveu André Costa, em seu perfil no Twitter.

Para fazer novas denúncias, basta ligar para 181 ou acessar o site delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo. A secretaria de segurança pública garante o sigilo às denunciantes.

via tribuna do ceará

Confira as lives dos artistas de hoje (25/06)

Acompanhe a agenda de transmissões ao vivo online - live - de artistas nacionais e internacionais para hoje, quinta-feira, 25 de junho (25/06); cantora Solange Almeida se apresenta em festival que também tem Elba Ramalho, Dorgival Dantas e Preta Gil (Foto: Raul Matheus/Divulgação)Confira as lives, transmissão ao vivo via rede sociais, programadas para hoje, quinta-feira, 25 de junho (25/06), de artistas do Brasil e do mundo. Abaixo está a programação de cada artista ou grupo, com hora e local da transmissão.

14 horas: Josiel Bernardo e Jessika Luiza – recital do cordel “Folclore em verso prosa e poesia”, com participação das autoras do cordel
Onde: no Instagram dos cordelistas

14 horas: United We Stream
14 horas: Nyoko Bokbaë
14h30min: Ascendant Vierge
15 horas: Voiron
16 horas: Sentimental Rave (gravado)
17 horas: Anetha (gravado)
18 horas: Von Bikräv & Sidi Sid (gravado)
Onde: no canal Arte Concert no Youtube

14 horas: Beatles Para Crianças
Onde: no Instagram da dupla

14 horas: Sofi Tukker
Onde: no Instagram da dupla

16 horas: Depeche Mode (gravado)
Onde: no canal Live Nation no Youtube

17 horas: João do Crato
Onde: no Instagram do artista

17 horas: Cineclube da Vila – exibição do filme “Passando Batom” (2017, Kiko Alves) e debate com Kiko Alves, Lorena Soares, Nik Hot, Pedro Felipe e Rennata Ferreira
Onde: no canal da Vila das Artes no Youtube

17 horas: Festival das Travestidas – Deydianne Piaf e Karina Karão
Onde: no Instagram do coletivo As Travestidas

17 horas: Open Mike Eagle (gravado)
Onde: no Facebook e no Youtube do festival Pickathon

17 horas: Camila Genaro – contação de histórias
Onde: no Instagram da contadora

18 horas: Ruth Lovi e Corpa Caironi
Onde: no Instagram do Centro Cultural Belchior

18 horas: Joquinha Gonzaga
Onde: no Instagram do artista

18 horas: Radiohead (gravado)
Onde: no canal da banda no Youtube

18 horas: Dança-Libras – projeto “Librando Bem”
Onde: no Instagram do grupo

19 horas: Underground Radio – DJs Ricardo Escudeiro e Gé Rodrigues
Onde: no site do Madame Underground Club

19 horas: Yvison Pessoa
Onde: no YoutubeFacebook e Instagram do Sesc São Paulo

19 horas: Bruna Fulô
Onde: no canal da artista no Youtube

19 horas: Ki Resenha
Onde: no canal Mete Som no Youtube

19 horas: Ruy Rodrigues
Onde: no Instagram do artista

19 horas: São João de Todos
19 horas: JM Puxado
21 horas: Noda de Caju
Onde: no canal Sua Música no Youtube

19h30min: Companhia Solos & Bem Acompanhados – espetáculo “CAIO em CASA”
Onde: no Instagram da atriz Deborah Finocchiaro

20 horas: Festival das Travestidas – Fabinho Vieira, Condessa Mireille Blanche e Rayanna Rayovack
Onde: no Instagram do coletivo As Travestidas

20 horas: Festival São João Live – Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Solange Almeida e Preta Gil
Onde: no canal da humorista GKay no Youtube

20 horas: HAIM
Onde: no Instagram Pitchfork

20 horas: Pelados em Sanja (Mamonas Assassinas Cover)
Onde: no Youtube e no Facebook da banda

20 horas: Arraiá Macaco ao Vivo – Targino Gondim, Léo Estakazero e Adelmario Coelho
Onde: no canal Macaco Gordo no Youtube

20 horas: Antônia Gomes
Onde: no canal da cantora no Youtube

20 horas: Bring Me The Horizon
Onde: no canal Danny Wimmer Presents no Youtube

20 horas: Roger e Rogério
Onde: no canal da dupla no Youtube

20 horas: Criolo
Onde: no canal do artista no Twitch

20 horas: Rodrigo Teaser
Onde: no canal do artista no Youtube

20 horas: Marlus Viana e Paulinha Abelha
Onde: no canal do artista no Youtube

20 horas: Samba Arte
Onde: no canal da banda no Youtube

20 horas: Bivolt
Onde: no canal da artista no Youtube

20 horas: Manu
Onde: no canal da artista no Youtube

20h30min: Projeto Decisão
Onde: no canal Praise at Home no Youtube

21 horas: Travis Scott (gravado)
Onde: no canal Governor’s Ball no Youtube

21 horas: Emicida
Onde: no canal do artista no Youtube

21 horas: Clap Your Hands Say Yeah
Onde: no canal da banda no Twitch

21 horas: Festival Forró Caju em Casa
21 horas: Zé Américo do Campo do Brito
21h30min: Glaubert Santos
22 horas: Luiz Fontineli
22h30min: Virgínia Fontes
23 horas: Heitor Mendonça
23h30min: Klebinho Leone
Onde: no canal Prefeitura de Aracaju no Youtube

22 horas: DJ Vick
Onde: no canal da DJ no Youtube

22 horas: Covid-19 Can’t Cancel Pride – Adam Lambert, Ben Platt, Big Freedia with Tank and the Bangas, Katy Perry, Kim Petras, Melissa Etheridge, Ricky Martin e Carla Morrison, Sia, Hedwig, Billy Porter, Crystal Methyd, Hayley Kiyoko, Jaida Essence Hall, Kermit the Frog, Matt Bomer e Neil Patrick Harris
Onde: no canal iHeartRadio no Youtube

22 horas: The Black Keys (gravado)
Onde: no canal Governor’s Ball no Youtube

22 horas: Teresa Cristina
Onde: no Instagram da cantora

via opovoonline

Inscrições abertas para o Prêmio Gestão Escolar 2020

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2020, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O objetivo é reconhecer e valorizar as escolas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos com o distanciamento social de forma criativa e inovadora para a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores.

Saiba mais: premiogestaoescolar.com.br

Inscrições AQUI

Com As Travestidas e Daniel Peixoto, confira programações para o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Festival das Travestidas celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+Este domingo, 28, é dia de exaltar e olhar de forma mais atenta para as bandeiras e almas coloridas. A data marca não só a celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA, mas a reafirmação das lutas e conquistas da comunidade. Dia criado após a chamada “Rebelião de Stonewall“, em que membros LGBTQIA se revoltaram contra a violência da polícia de Nova York, a data mistura sentimentos de orgulho com o intuito de conquistar mais direitos, principalmente.

Daniel Peixoto, cantor e compositor que integra a programação do Porto Iracema, explica que, apesar da comunidade ter direitos e conquistas para orgulhar-se, a data vai além. “Acho que a primeira reivindicação é ter orgulho de quem você é. E outra é entender que os direitos LGBTQIA são direitos humanos. Continuamos lutando. Muito já foi conquistado, mas o caminho ainda é longo”, explica o cantor fortalezense, que, além de carreira solo, integra a banda Montage junto ao artista Leco Jucá.

Com celebrações e bate papos, confira a seguir uma seleção de lives que fazem alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA .

Festival das Travestidas

O coletivo As Travestidas vem mediando durante toda a semana uma série de programações voltada a dar voz aos membros da comunidade. Além de debates sobre assuntos ligados à poesia e música queer, dramaturgia LGBTQIA e outros, sempre relacionando temas como política, ativismo, arte, sexualidade, educação, religiosidade, o coletivo promove apresentações musicais no domingo, 28, recebendo nomes como Mulher Barbada, Yasmim Shirran, Verónica Valenttino, Patrícia Dawsom e DJ Karolaynne. Durante as lives, será disponibilizado um link de um “chapéu virtual”, para que as pessoas possam contribuir financeiramente com o coletivo.

Quinta-feira, 25

20 horas – “Divas com D de Divine”: Fabinho Vieira recebe Condessa Mireille Blanche e Rayanna Rayovack

Sexta-feira, 26

17 horas – “Dramaturgia e poesia LGBTQIA : Mulher Barbada recebe Ave Terrena

20 horas – “Trans, pretas & maravilhosas”: Patrícia Dawsom recebe Jup do Bairro

Sábado, 27

19 horas – “A música queer brasileira”: Mulher Barbada recebe Mumu e Carmen Camaleonte

20 horas – “Música e poesia trans”: Verónica Valenttino recebe Malka

Domingo, 28

17 horas – “De frente com Deydi”, com Silvero Pereira

17h30min – Show e performances de Mulher Barbada, Yasmim Shirran, Verónica Valenttino e Patrícia Dawsom

18h30min – “Transvirada”, com DJ Karolaynne

Onde: no Instagram @astravestidas

Via mais.opovo.com.br

Documentário sobre quadrinhos no Ceará fica disponível online

A imagem pode conter: noite e texto“História das HQ’s no Ceará” é um documentário de Roberto Santos estreado no ano de 2017 sobre a trajetória dos quadrinhos no Estado. Entre movimentos e conquistas do segmento até os dias atuais, a obra resgata grandes personalidades locais do setor. O filme estreia na programação online do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), nesta quinta-feira (25/06), às 20h, através do site do Cineteatro ou em seu canal no YouTube.

Saiba mais:
https://www.secult.ce.gov.br/…/documentario-sobre-quadrinh…/

SERVIÇO
Exibição do documentário “História das HQ’s no Ceará”
25/06 (quinta-feira) às 20h
No site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense ou no canal no YouTube https://bit.ly/SaoLuizNoYoutube.
Direção de Roberto Santos | Documentário | Brasil | 2017 | 1h23
Sinopse: O filme conta a trajetória dos quadrinhos no Estado, expondo os movimentos e conquistas do segmento até os dias atuais, além de resgatar a história de grandes personalidades locais do setor.