Secjel promove live ‘Patrimônio do Meu EU’

A imagem pode conter: 2 pessoasNesta terça-feira (23/06) às 15 horas vai acontecer no instagram da @casadocapitaomor.sobral mais uma super live com o arquiteta Raissa Rodrigues para dialogarmos sobre o tema Patrimônio do Meu Eu – O alimento como conector da cultura e tradições, a live será mediada por Neycikele Sotero, gerente da célula de museologia e patrimônio cultural da Secjel.

Saiba mais?
A arquiteta Raissa Rodrigues desenvolveu uma pesquisa que recebeu o nome de UMBU: complexo educacional de alimentação regional que pretendeu dar voz à vegetação nativa e à tradição alimentar. Conforme suas palavras “a cultura culinária regional é um dos grandes tesouros da cidade de Sobral. Baião de dois, galinha à cabidela, capote torrado, sarapatel, carneiro cozido, torresmo, pão cheio, queijo coalho, tapioca, panelada, feijão verde, farofa d’água, avoante, carne de bode, beiju…e ah! não poderia esquecer os tão famosos doces: canjica, cartola, doce de cajú, compotas de banana e goiaba, coalhada, pé de moleque, rapadura, fartes, alfenim, esquecidos, queijadinhas, bulins e afins. E, acima de tudo, a incrível relação que o cidadão sobralense possui com a mesa.” O foco da sua pesquisa é o alimento e a revalorização das tradições culinárias locais. E como produto desta pesquisa nasceu o projeto UMBU: complexo educacional de alimentação regional que objetiva difundir o ensino sobre a terra, desde os tipos de solo, às diferentes colheitas dos alimentos propícios a eles sobre o preparo, o consumo, o descarte e, sobretudo, sobre o alimento como ato cultural.

Dragão do Mar inicia curso on-line gratuito em educação museal, nesta terça (23)

Dragão do Mar abre inscrições para curso gratuito em educação ...O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense, inicia nesta terça (23) o curso on-line gratuito “Diálogo, participação e colaboração dos públicos em projetos de educação museal”, que será ministrado pela professora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, entre 23 e 25 de junho, das 15 às 17h, em conferência virtual na plataforma Google Meet. Os inscritos que não conseguirem vaga e interessados em geral poderão acompanhar as aulas por meio de transmissão ao vivo, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).

Mais de 270 pessoas se candidataram às 30 vagas ofertadas, dos quais 131 classificados dentro do público-alvo (trabalhadores de museus, espaços de cultura e memória) e 141 oriundos de outros universos de atuação (professores do ensino regular e superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, artistas, produtores culturais, etc.) mas com interesses e afinidades com a educação museal. Desta forma, o Museu da Cultura Cearense fará uma seleção para a conferência fechada, tentando contemplar a diversidade de instituições e modalidades de atuações. O resultado será anunciado nesta segunda-feira (22), no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) e os(as) selecionados(as) contactados(as) via e-mail ou WhatsApp.

O curso é voltado para profissionais de museus, no geral, com ênfase naqueles que desenvolvem programas de educação museal, e tem como objetivo a análise conceitual e operacional de projetos que mobilizam a ideia de diálogo, participação e colaboração dos públicos, desenvolvidos por museus – nacionais e internacionais. A formação visa desenvolver nos participantes a capacidade de elaborar projetos que sejam ética e politicamente orientados, quando se trata de atuar com e a partir dos diferentes públicos dos museus e instituições culturais. Nos encontros, serão abordados os temas “Diálogo, participação e colaboração nos museus – dimensões históricas e conceituais”, “Do problema do público à dimensão pública” e “Por uma abordagem ética das práticas de colaboração nos museus’.

Os matriculados terão acesso à sala de conferência virtual, onde serão realizados 3 encontros de 2h, com 1h reservada para a exposição do tema, seguida de 1 hora de debate com os participantes. O grupo receberá indicações de leituras e um dossiê sobre os projetos que servirão de base para as discussões, além de certificado digital.

Sobre a ministrante

Gleyce Kelly Heitor é educadora e pesquisadora. Graduada em História (UFPE), com mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast). Tem experiência com mediação cultural, educação e programas públicos, sobretudo em museus e instituições de arte. Foi coordenadora de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2019), professora substituta do Bacharelado em Museologia da UFG (2017 – 2018) e integrou a equipe de implementação da Escola do Olhar – MAR, onde foi assessora e coordenadora pedagógica (2012-2017). Realizou, ainda, estágio na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (2016), com bolsa do Programa IBRAM – Escola do Louvre. Atualmente, realiza doutorado em História Social da Cultura – PUC-RJ, onde desenvolve uma tese sobre museus comunitários e direito à moradia, nas cidades do Rio de Janeiro e do Recife. Entre os seus temas de pesquisa estão: as relações entre museus, arte contemporânea e educação; as interfaces entre museologia e pensamento social brasileiro e as relações entre museus e movimentos sociais.

Curso ao Vivo “Diálogo, participação e colaboração dos públicos em projetos de educação museal”, com Gleyce Kelly Heitor

De 23 a 25 de junho (de terça a quinta)

Horário: 15h às 17h

Local: Transmissão aberta no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Carga horária total: 6h (2h por encontro)

Acesso Gratuito

Classificação etária: Livre

Acesse o site http://www.dragaodomar.org.br
http://www.youtube.com/dragaodomarcentro
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:
@dragaodomar
FB/dragaodomar
TT: @dragaodomar_

Gusttavo Lima e Leonardo marcam live juntos!

Cantores farão live juntos no próximo mêsGusttavo Lima e Leonardo já estão escolhendo o repertório de uma live que promete ser histórica.

Sim. Eles já estão falando oficialmente sobre o show online que farão juntos no próximo mês.

Gusttavo Lima e Leonardo farão uma live no início de julho, juntinhos, marcando o começo de um projeto musical ainda maior.

Em seu Instagram o “Embaixador” mandou um recado aos fãs em um vídeo que aparecia ao lado de Leonardo e anuncia a parceria com o amigo.

Fãs dos cantores acreditam que a live em parceria tem tudo para ser recordista em todos os sentidos, uma vez que já há fila de anunciantes para o evento.

Desde março os cantores conversam sobre lives e uma possível parceria para 2021. Os dois podem fazer uma série de shows juntos ao estilo do projeto Cabaré, que Leonardo tinha com Eduardo Costa.

via R7