Nesta quinta-feira (30/04), às 20 horas, o MC Rogerinho vai cantar seus maiores sucessos, no perfil @secjelsobral e no seu canal do Youtube! Então prepara o coração que o batidão vai ser forte!
Mês: abril 2020
Mais de 20 festivais de cinema de todo o mundo se uniram para transmitir filmes de graça no YouTube depois que a pandemia do novo coronavírus fechou as salas de exibição e forçou o cancelamento dos eventos anuais em Cannes e Nova York.
Com duração de 10 dias, “We Are One: A Global Film Festival” terá conteúdo com curadoria dos festivais de Berlim, Cannes, Veneza, Sundance, Toronto e Tribeca, entre outros, a partir de 29 de maio, disseram os organizadores Tribeca Enterprises e YouTube em um comunicado emitido nesta segunda-feira (27).
O festival contará com filmes, documentários, música, comédia e conversas. Nenhum detalhe da programação foi anunciado e é improvável que grandes títulos novos que geralmente são lançados em festivais de cinema sejam incluídos.
O festival será transmitido de graça, mas se pedirá aos espectadores que doem para o Fundo de Reação de Solidariedade da Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS).
via g1.com
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará encerrou neste domingo 26/4, a realização da primeira e segunda fases da estudo de impacto da pandemia de Covid-19 na economia da cultura cearense. O estudo tem por objetivo buscar dimensionar as consequências das medidas adotadas para enfrentamento do Coronavírus no campo cultural e propor medidas para o setor com eficácia e precisão.
As duas fases foram executadas por meio de formulários online. A primeira, publicada em 1/4, foi dirigida a produtores culturais, artistas, técnicos e demais profissionais envolvidos com a arte e cultura no Estado. Já a segunda fase, lançada em 15/4, teve como objetivo buscar dados complementares junto aos gestores de equipamentos e espaços culturais do setor público e do setor privado que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia de Covid-19.
“Nesta fase, o alcance das perguntas era mais extenso, o que nos permitirá acesso a dados que não poderíamos solicitar diretamente dos produtores independentes. Reforçamos, oportunamente, que as informações das duas etapas são complementares, motivo pelo qual optamos por deixar a primeira fase aberta para termos o máximo de informações possíveis”, ressaltou a coordenadora de Economia da Cultura da Secult, Laízi Fracalossi.
A gestora acrescenta ainda que “os dados fornecidos pelos 17 equipamentos que compõem a rede da Secretaria da Cultura do Estado já garantem uma excelente base de dados, uma vez que contempla um número representativo das ações culturais executadas no Ceará”.
Os dois formulários permaneceram disponíveis para preenchimento até o dia 26 de abril de 2020. O resultado final deverá ser divulgado no fim do mês de abril.
“Para a pesquisa, foi necessário ouvir os setores público e privado para fazer um ‘confrontamento’ de informações. Há dados que só conseguimos ouvindo cada um dos lados, e precisamos comparar todos os elementos.
Disponibilizamos os dois questionários para o preenchimento até o dia 26/4, pois quanto mais respostas tivermos, mais chances teremos de obter um retrato fiel do impacto dessa pandemia no setor cultural para buscar soluções que atendam de forma mais fidedigna as demandas do setor”, destaca a coordenadora da Secult. “Essa pesquisa também é uma resposta à população. Teremos o número e perfil de profissionais e de famílias impactadas economicamente no campo da cultura, para qualificar melhor nossas ações e ajudar a construir decisões e novos rumos que devemos tomar. Teremos mais certeza sobre o caminho que devemos seguir”, finaliza a gestora.
Em tempos de pandemia, as chamadas de vídeo têm sido estão sendo mais usadas que nunca, fazendo até com que plataformas mais corporativas, como Zoom, se tornassem populares. Em meio a tudo isso, por onde será que estava o Facebook, hein? Pois bem, a rede fez alguns anúncios quanto a isto nesta sexta-feira (24), e o principal é que o WhatsApp passará a aceitar mais pessoas em chamadas de vídeo.
Se você nunca tentou o WhatsApp só permitia até quatro pessoas em vídeo chamadas. Agora, a dona da plataforma informou que será possível reunir até oito pessoas em uma mesma conversa. A atualização começará a ser liberada a partir da próxima semana.
O processo para fazer videochamadas é relativamente simples. Após iniciar uma conversa em vídeo, você poderá adicionar outras pessoas à chamada, como mostra o vídeo abaixo:
Messenger Rooms
Em outro esforço da rede sobre transmissões, o Facebook anunciou a criação do que eles chamam de Messenger Rooms.
Como o nome sugere, são salas de conferência com a possibilidade de ter até 50 pessoas que podem participar de uma chamada de vídeo apenas acessando um link, sem a necessidade de instalar um programa no computador ou no celular. No entanto, a empresa ressalta que quem tiver o Messenger instalado poderá usar filtros de realidade aumentada
Por ora, o Messenger Rooms ainda não está disponível, mas o Facebook diz que o recurso será liberado aos poucos nas próximas semanas. Mesmo assim, nada impede o usuário de fazer videochamada usando o Messenger, só não dá para colocar um monte de gente como o prometido pelo Messenger Rooms.

Via Gizmodo
Faça agora o Tour Virtual do CCBB pela exposição “Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade” e conheça mais de 140 peças milenares – de utensílios pessoais até múmias e sarcófagos. Durante a quarentena, aproveite para conhecer a vida dos faraós.
No mês passado, quando as orientações de isolamento social começaram, o CCBB-SP improvisou e encontrou uma forma criativa de levar a mostra para quem ainda não a tinha visitado. No Instagram da fundação, fotografias das salas da exposição foram apresentadas.
Agora, o Centro Cultural decidiu, enquanto a visitação presencial não é retomada, disponibilizar o conteúdo de materiais digitais exclusivos para serem acessados virtualmente de nossas casas.
A Tela Quente de hoje (27/04) vai exibir o filme “O Passageiro” na tela da TV Globo. O longa vai ao ar às 23h36, logo após BBB20.
Sinopse: Durante o seu trajeto usual de volta para casa, um vendedor de seguros é forçado por uma estranha misteriosa a descobrir a identidade de um dos passageiros do trem em que se encontra antes da última parada. Com a rotina quebrada, o homem se encontra no meio de uma conspiração criminosa.
Título original: The Commuter
Elenco: Vera Farmiga; Liam Neeson; Sam Neill; Patrick Wilson
Direção: Jaume Collet-Serra
Nacionalidade: Americana; francesa; britânica
Gênero: Ação
Nesta segunda-feira (27), às 15 horas, a Casa do Capitão- Mor José de Xerez Furna Uchoa realiza mais uma ação do #MUSEUEMCASA trazendo um diálogo com o arqueólogo convidado, Agnelo Queirós, para falar sobre “Arqueologia e a gestão social do patrimônio arqueológico”, compartilhando suas experiências na área, desenvolve ações e pesquisas na área do patrimônio cultural e arte rupestre, com experiência em arqueologia preventiva, educação patrimonial e gestão sócio-cultural.
Segunda- feira, 27 de abril, às 15 horas, no Instagram casadocapiatomor.sobral.
Como forma de reduzir o impacto da Pandemia da Covid-19 na economia da cultura cearense, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) disponibiliza, a partir desta sexta-feira, 24/4, editais nacionais e internacionais que permitem participação de artistas e profissionais da cultura cearenses. Facilitando o processo para quem busca mecanismos de incentivo e fomento à cultura, a lista de editais está concentrada em um único portal, que será monitorado com atualizações. Basta acessar o link do Mapa Cultura do Ceará: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/projeto/1874/#/tab=entity-opportunities.
Esta é mais uma medida lançada pela Secult no campo da Economia da Cultura em tempo de Pandemia. Entre os destaques estão o Edital Festival Cutura Dendicasa, que irá apoiar 400 projetos, com um valor total de R$1 milhão, e um estudo com profissionais da cultura, que irá contribuir com o aprimoramento das políticas culturais em tempo de pandemia.
“Estamos aqui apresentando alternativas para o setor cultural, para que artistas, produtores e outros profissionais possam continuar realizando suas ações, garantindo também a subsistência deste setor. A coordenadoria de Economia da Cultura de Secult começou um trabalho de mapeamento de alternativas em âmbito nacional e internacional. Há recursos de fundos e editais disponíveis que podem ajudar. Concentramos as informações no site do Mapa Cultural do Ceará, assim todos terão acesso a vários editais em um único portal”, destaca a coordenadora de Economia da Cultura da Secult, Laízi Fracalossi.

