23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) estão com inscrições abertas até 18 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As escolas públicas e privadas interessadas em participar podem realizar as inscrições até o dia 18 de fevereiro, no site oficial da competição (http://www.oba.org.br).
A prova da OBA será aplicada no dia 15 de maio e terá uma única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do Ensino Fundamental e uma para os estudantes do Ensino Médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica. O resultado final será divulgado no dia 15 de setembro.

As escolas cadastradas para participar da OBA estão, automaticamente, cadastradas para participarem também da MOBFOG, uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar o mais distante possível, um foguete feito de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.

Em 2019, os estudante de Sobral conquistaram 182 medalhas na OBA, sendo 67 de ouro, 47 de prata e 68 de bronze. O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciência, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e da Universidade Paulista (UNIP).

Inscrições e regulamento AQUI

Aberta a votação das eleições complementares do CEPC

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga a abertura da votação, nesta sexta-feira (14/2), das eleições complementares do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará – Novo biênio 2020-2022. Confira aqui: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1627.

A abertura das eleições complementares do CEPC tiveram por objetivo estabelecer os procedimentos para a eleição dos membros da sociedade civil para compor o CEPC para cada segmento cultural que não tiveram seus assentos preenchidos no processo eleitoral datado de 26 deagosto de 2019, assim distribuídos: a) 1 (um) Representante para suplente das Artes Visuais; b) 1 (um) Representante para suplente do Circo; c) 1 (um) Representante titular e 1 (um) representante suplente do Design; d) 1 (um) Representante suplente da Fotografia; e) 1 (um) Representante suplente da Literatura; f) 1 (um) Representante suplente da Moda.

Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) é um órgão colegiado permanente, decaráter normativo, deliberativo, fiscalizatório e consultivo, de composição majoritária da sociedade civil,integrante do Sistema Estadual de Cultura, vinculado administrativa e financeiramente à Secretaria daCultura do Ceará, com a atribuição de institucionalizar as relações entre a administração públicaestadual e os diversos setores da sociedade civil, com a finalidade de promover uma gestãodemocrática e autônoma da política cultural no Estado do Ceará, conforme Lei Estadual Nº 15.552 de31 de março de 2014.

Comenda Patativa do Assaré: Secult divulga os agraciados em 2020

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará torna pública a lista dos agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2020.  São eles: Antônio Rosemberg de Moura; Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho; Josenir Amorim Alves de Lacerda; Raimundo Fagner Cândido Lopes e; Raimundo Oswald Cavalcante Barroso. Confira a Lista dos Agraciados com a Comenda Patativa do Assaré – 2020 

As indicações foram abertas ao público, feitas online, sendo acompanhadas de justificativa do mérito dos nomes sugeridos. Os indicados foram avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré.

A condecoração visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional.