Com a temática “Formação em Artes para Pessoa com Deficiência”, o seminário, com a realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), convida instituições públicas, privadas, artistas, produtores culturais e organização civil para refletir sobre a acessibilidade na formação artística.
Em pesquisas realizadas em 2010 pelo IBGE, cerca de 46 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, em diferentes graus, sejam elas físicas ou mentais. E como essas 46 milhões de pessoas assistem shows, filmes, peças teatrais? Como acessam a formação artística? O quanto estamos avançando e nos mobilizando para tornar o cenário cultural inclusivo?
Com uma programação de encher os olhos e preencher a alma, II Seminário de Cultura do Acesso vem para construir e consolidar noções e políticas básicas de acessibilidade no âmbito da cultura. De 18 a 20 de dezembro, o Porto Dragão vira um espaço para debate, apreciação e co-criação com artistas, produtores e gestores culturais, professores e profissionais da área do Ceará e de outros estados, com deficiência e sem deficiência, para que ações sejam pensadas, providências sejam tomadas e pessoas sejam sensibilizadas.
Fruto de um trabalho de 05 anos desenvolvido pela Secretaria da Cultura do Ceará, o Seminário vem sendo pensado com o GT de Acessibilidade Cultural e agora, em sua segunda edição, ganha a força de mais parcerias com instituições atuantes com o público PcD.
O II Seminário Cultura do Acesso busca fomentar uma apropriação maior do campo cultural com a necessidade urgente de informar, sensibilizar e envolver agentes culturais na realização de seus projetos para que pensem, questionem e adotem práticas acessíveis – práticas essas que já vem sendo cobradas em editais, seja de fomento, circulação ou ocupação. Através de reuniões e debates, objetiva-se também levantar informações e realizar conexões entre o que está sendo feito, pensado e planejado – ou não! – pelas instituições de formação, suporte e apoio voltadas para pessoas com deficiência. Tudo isso para que seja possível conectar criação, produção e fruição cultural, promovendo uma integração. Vale ressaltar que o Seminário vem para provocar, iniciando uma abordagem, mas a temática deve seguir para além das datas de sua realização, ampliando repertório para outras ações.
SERVIÇO
II Seminário Cultura do Acesso
18 a 20 de dezembro de 2019
Porto Dragão – Rua Bóris, 90, Centro
Inscrições até 13/12 através do link https://forms.gle/ahQjn6ptK7DqRQak7.
Informações: seminarioculturadoacesso@gmail.com
Instagram: @culturadoacesso
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, realiza neste mês de dezembro os recitais de final do semestre letivo 2019.2, apresentando e pondo em prática os trabalhos desenvolvidos com os alunos. Nesta sexta-feira (13/12), às 19 horas, o auditório da Escola vai receber mais um recital, desta vez, de Práticas de Conjunto.