Casa da Cultura recebe a exposição “Natureza da Arte” nesta quarta-feira (13/11)

Nesta quarta-feira (13/11), às 19 horas, no hall da Casa da Cultura, vai acontecer a abertura da exposição “Natureza da Arte”, montada para proporcionar um passeio aos visitantes e mostrar a representação clássica da arte e de paisagens naturais. A exposição ficará na Casa da Cultura até 21 de dezembro.

A forma de produção das obras saem do modelo clássico, conhecido pela representação da pintura em tela, e partem para outros elementos como cartão e papel, não utilizando mais a tinta óleo como principal meio de produção, passando a adotar outros materiais como guache, carvão, aquarela e serigrafia.

XII Edital Ceará de Incentivo às Artes está com inscrições abertas

Com 10 linguagens, 293 projetos apoiados e mais de R$ 7 milhões em investimentos, edital segue com inscrições abertas até o dia 6 de dezembro de 2019. Novo edital promove incentivo financeiro a projetos de artes visuais, circo, dança, fotografia, humor, literatura, música, teatro, prêmio Alberto Nepomuceno, prêmio Pedro Boca Rica de Teatro de Bonecos.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) abre inscrições, nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, para o XII Edital Ceará Incentivo às Artes. Com 10 linguagens, 293 projetos apoiados, essa nova edição traz um investimento de R$ 7.129.744,00. O edital segue com inscrições abertas até o dia 6 de dezembro de 2019, são gratuitas e podem ser realizadas no site http://editais.cultura.ce.gov.br/. O Edital foi reajustado em 19% em relação à última edição.

O XII Edital Ceará de Incentivo às Artes foi lançado no dia 11 de setembro, no Porto Dragão, com grande presença de artistas, produtores e gestores culturais. Entre as novidades, o lançamento do prêmio Pedro Boca Rica de Teatro de Bonecos. O edital contempla linguagens de artes visuais, circo, dança, fotografia, humor, literatura, música, prêmio Alberto Nepomuceno, e teatro.

Ação de promoção e democratização do acesso aos recursos do Fundo Estadual da Cultura – FEC para o fomento de bens e serviços culturais no campo das artes em todas as regiões do estado do Ceará, o Edital atende às diretrizes, aos objetivos e às metas 17 e 20 do Plano Estadual da Cultura, no fomento aos processos de criação, produção, difusão, formação, pesquisa, intercâmbio e fruição das expressões artísticas e culturais cearenses; incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do estado, experimentação e inovação artística no âmbito da cultura cearense e desenvolvimento da agenda social e do calendário cultural e turístico do estado do Ceará.

Quem pode participar

Poderão se inscrever neste edital pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, residentes e domiciliadas no estado do Ceará há pelo menos 02 (dois) anos e com atuação no campo artístico cultural de pelo menos 02 (dois) anos, dentro ou fora do estado. E pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no estado do Ceará há pelo menos 02 (dois) anos e que apresentem expressamente em seus atos constitutivos finalidade ou atividade de cunho artístico e/ou cultural.

Inscrições

As inscrições estão abertas do dia 11 de novembro ao dia 6 de dezembro de 2019, devendo ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site editais – http://editais.cultura.ce.gov.br/ e do Mapa Cultural do Ceará. Mais regras para as inscrições serão divulgadas no edital.

A seleção

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: habilitação e avaliação e seleção da proposta. A habilitação é uma etapa de caráter eliminatório, realizada por uma Comissão de Habilitação formada por integrantes da equipe da Secult, para verificação das condições de participação, das informações e documentação exigida, conforme estabelecido no Edital. A avaliação e seleção da proposta é também de caráter eliminatório e classificatório, em que é realizada a análise técnica dos projetos por uma Comissão de Avaliação e Seleção para cada linguagem, instituída pela Secult.

Atendimento

A Secult disponibiliza atendimento aos proponentes em dias úteis, das 8 às 17 horas, durante o período de inscrição, através de e-mails disponíveis no site http://editais.cultura.ce.gov.br/ e pelos telefones (85) 3101-6763 / 3101-6740.

Quarta do Conto abordará o tema “consciência negra”

Nesta quarta-feira (13/11) vai acontecer uma edição especial do projeto ‘Quarta do Conto’. A temática trabalhada vai ser a da consciência negra com Raylene Prado, realizada em uma contação de história na Sala de Leitura Cordeiro de Andrade (Casa da Cultura), a partir das 9h, com reconto através de desenhos, estimulando o gosto pela leitura e exercitando o poder imaginativo que as histórias proporcionam.

STDE está com inscrições abertas até quinta-feira (14/11) para os cursos de “Figurinista” e “Desenhista de Moda”

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está com inscrições abertas até quinta-feira (14/11) para os cursos de “Figurinista” e “Desenhista de Moda”, que integram o Projeto Zíper – Incubadora de Moda. Vagas limitadas.
O curso Figurinista terá carga horária de 240h/a e acontecerá no período de 18/11/2019 até 19/02/2020, turno da manhã. Já o curso de Desenhista de Moda, com carga horária de 224h/a, será realizado no turno da tarde, no mesmo período, de 18/11/2019 até 19/02/2020. As duas capacitações acontecerão no Senac.
Para se inscrever, o candidato deve anexar ao formulário de inscrição cópias do RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência em Sobral.
O Projeto Zíper tem como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento de novos negócios no segmento da moda, baseados em inovação, colaboração e sustentabilidade, estimulando a geração de emprego e renda no município.
Inscrições:
Curso de Figurinista AQUI
Cursos de Desenhista de Moda AQUI

YouTube muda termos de uso e vai excluir contas que não sejam rentáveis

YouTubeO YouTube está mudando, pela terceira vez em 2019, seus termos de serviço. A nova política deve ser atualizada no dia 10 de dezembro e, entre as novas coisas, a rede deixou mais claro que não precisa manter nenhum vídeo que não queira. “O YouTube não tem obrigação de hospedar ou veicular conteúdo”, afirmou o documento.

Essa afirmação tornou o YouTube alvo de inúmeras críticas: enquanto alguns argumentam que a plataforma poderia fazer mais para derrubar vídeos que violam as regras da empresa, outros afirmam que ela possui uma responsabilidade com a liberdade de expressão e não deveria controlar o que permanece nela.

via olhardigital