Icapuí será palco para o Festival de Cassimiro Coco do Ceará nos dias 8 e 9 de novembro. O evento apresenta uma das manifestações culturais mais tradicionais da região, a arte do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Oficinas, palestras e apresentações artísticas com mestres bonequeiros são algumas das atrações a se apresentarem na Praça Central Adauto Róseo.
O município conta com importantes representações dessa arte milenar e que tem ajudado na sua difusão pelo país: são os mestres Gilberto Calungueiro, Marquinhos Calungueiro e Miguel Calungueiro, um dos mais novos calungueiros do país, com apenas seis anos de idade, fruto do aprendizado tradicional da arte da qual a família é porta voz há mais de seis décadas.
A iniciativa tem o propósito de promover a Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, garantindo valorização, promoção e sustentabilidade a essa arte, além de promover a arte manual e secular de confecção de bonecos, fortalecendo o trabalho através da ligação com outras linguagens artísticas locais.
A realização do evento é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
Nesta quinta-feira (7), às 14 horas, a Casa do Capitão-mor José Xerez Furna Uchôa vai sediar o 4º Encontro da Rede de Museus da Região Norte do Ceará. O acesso é livre e o momento é voltado para gestores de espaços museológicos da região.
Novos equipamentos – a Estação das Artes, em Fortaleza, e o Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato -, criação de novos editais, entre outras ações estão previstas no Plano de Gestão 2019-2022 da Secult, que foi lançado nesta terça-feira, 5 de novembro.
Neste mês de Novembro, o projeto Cinema na Casa traz uma programação com temática sobre Consciência Negra, evidenciando percursos de conflitos e superações comuns na sociedade.