Abertas inscrições para o Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), por meio da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED), torna púlbico edital para o Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais.

O curso tem por objetivo proporcionar discussões e diálogos que permitam aos participantes a compreensão da importância das negras e negros, dos indígenas e de outros grupos étnicos para a construção da identidade brasileira. A partir desses momentos formativos, queremos contribuir para a construção de uma educação escolar antirracista capaz de oferecer as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes

Serão ofertadas 320 vagas e as inscrições ocorrerão online no site: http://sic.ced.ce.gov.br/, no período de 03 a 15 de outubro de 2019. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de outubro de 2019 no site do CED (www.ced.seduc.ce.gov.br). A formação tem a carga horária de 140 horas/aula, que acontecerá por meio da modalidade EaD.

Confira o Edital:

EDITAL Nº 26/2019 – CURSO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – PROFESSOR

TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 26/2019

INSCRIÇÕES:

– Entrar no link: http://sic.ced.ce.gov.br
– Clicar em Cadastrar-se;
– Preencher seus dados pessoais e confirmar;
– Clicar em Realizar Nova inscrição;
– Escolher o Curso e solicitar inscrição;
– Visualizar o comprovante de inscrição.

Sobralense está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2019

O sobralense Zé Wellington está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2019, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ele concorre na categoria História em Quadrinhos, com a obra Cangaço Overdrive. Classificada pelo próprio autor como “questionador”, a HQ coloca frente a frente, em um cenário futurista, um cangaceiro e uma comunidade com problemas de ordem sociais e políticas.

Visto pela comunidade como um herói predestinado a livrar o povo de uma tirania cruel que escraviza toda a gente pobre e sofrida, o cangaceiro estigmatizado como vilão por muitos, no passado, tem a chance de se redimir e ocupar o papel de protagonista da trama. Será que esse cangaceiro é mesmo o mocinho ou decepcionará o povo que confia nele? “Tem que ler a história para tirar suas conclusões no final”, diz Zé Wellington.

A história suscita, no futuro, temas políticos atuais e há muito enraizados no cenário nordestino e cria um ambiente que expõe o leitor ao velho dilema ético entre o certo e o errado.

Onde encontrar
O Cangaço Over Drive está disponível nas livrarias de todo o país e também pode ser adquirido pela internet. Foi escrito pelo sobralense Zé Wellington e conta com a parceria de outro cearense, Walter Geovani (de Limoeiro do Norte), que fez os desenhos.

O autor
José Wellinton Alves Grangeiro Filho é escritor e roteirista. Formado em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), é professor do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão e também atua como consultor de marketing.

 

Cinema na Casa divulga programação de outubro

A imagem pode conter: 4 pessoas, textoO projeto Cinema na Casa preparou uma programação especial e inédita para esse mês de outubro. Lembrando que as sessões são GRATUITAS e acontecem às quartas (19h) e aos sábados (17h) na Sala de Cinema Falb Rangel (Casa de Cultura).

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), que visa a ampliação do acesso ao cinema para todos os públicos.