A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Cineteatro São Luiz promovem, pelo quarto ano consecutivo, a Semana do Audiovisual Cearense, programação alusiva ao Dia do Audiovisual Cearense, celebrado no dia 15 de outubro. A data registra a exibição do primeiro filme realizado por um cearense, Adhemar Albuquerque, em 1924. Destaque na programação, o lançamento, no dia 15 de outubro, às 18h, no Cineteatro São Luiz, do XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult.
O edital, que nessa edição contará com recursos exclusivos da Secult, disponibilizará um total de sete milhões e cem mil reais em linhas de fomento para diversos eixos da cadeia produtiva do audiovisual cearense, conforme ressalta a Coordenadora de Economia da Cultura, Laízi Fracalossi:
“O XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo apresenta-se como uma confirmação do compromisso do Governo do Estado do Ceará com a Cultura. Nesta edição, apesar do cenário de ajustes fiscais e de redução de investimentos no setor, o investimento do tesouro estadual é equivalente à edição anterior. Neste contexto, a Secretaria da Cultura realizou um estudo aprofundado sobre a execução das últimas edições do edital, além de ter aberto diálogo com entidades representativas do setor do audiovisual, o que viabilizou a ampliação do número de projetos a serem contemplados, apesar do cenário. Além disso, estão previstos mecanismos estratégicos para que seja ampliada a participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQ+.”
Sobre edital
As inscrições para o XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo seguem abertas, no site editais, entre os dias 16 outubro e 16 de novembro. Mais informação (no dia 16 de outubro) no site: http://editais.cultura.ce.gov.br/
Encerram nesta sexta-feira (04/10) as inscrições para o edital do processo seletivo do Projeto Zíper – Incubadora de Moda, que tem como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento de novos negócios no segmento da moda, baseados em inovação, colaboração e sustentabilidade, estimulando a geração de emprego e renda no município.