Regional Arriégua faz show nesta quinta (13) no Becco do Cotovelo

IMG_1669O grupo Regional Arriégua se apresenta na noite desta quinta-feira (13) na primeira edição do projeto “Forró no Becco”.

A banda é formada por alunos da Escola de Música de Sobral e coordenada pelo professor de teclado e acordeon França Guimarães, e traz em seu repertório músicas que retratam o modo de ser e viver baseado na obra musical do rei do Baião, Luiz Gonzaga. Seguindo também a obra de alguns de seus discípulos, como por exemplo: Dominguinhos, Fagner, Flávio José, Sivuca dentre outros tão importantes para música nordestina.

O grupo foi criado em 2010 e atualmente tem em sua formação os músicos: Pablo Lima (Acordeon), Lucas Kennedy (Bateria), Valdenir Filho (Percussão), Arielson Firmo (Guitarra), Miguel Bass (Baixo),  Junior Costa (Voz), Carlos Daniel (voz) e o coordenador do grupo França Guimarães (Teclado e Acordeon).

A apresentação é uma realização do SESC, da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), com apoio do Café Jaibaras e da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.

Vem conferir esse forró danado de bom!

SERVIÇO
Show do Regional Arriégua no Forró do Becco
13 de junho de 2019 (quinta-feira)
19h no Becco do Covelo em Sobral/CE
Acesso livre

Sobral realiza Seminário Junino 2019

Nenhuma descrição de foto disponível.A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce), realizará no dia 15 de junho, a partir das 08 horas, na Casa da Cultura de Sobral, o Seminário Junino de Sobral 2019.

Com o tema ‘São João de Sobral: Memória, Festa e Tradição’, a programação contará com mesas redondas e grupos de discussão. Propondo reflexões sobre as festas juninas enquanto manifestação popular, o momento visa proporcionar um ambiente de debates sobre os ofícios artísticos que envolvem o ciclo junino e seu contexto enquanto cadeia produtiva da cultura popular.

Confira a programação completa e participe!

VI Festival de Artes, Ecologia e Empreendedorismo acontece de 28 e 30 de junho na Serra da Meruoca

Nenhuma descrição de foto disponível.Realizado pela Associação Comunitária Sônia Maria e Portal Vida, o Festival de Arte, Ecologia e Empreendedorismo é uma grande celebração da comunidade de São Vicente, na Serra da Meruoca, que por meio do programa de desenvolvimento comunitário, cria a oportunidade de integrar e difundir as ações voltadas à Ecologia, Educação Biocêntrica, Saúde Comunitária, Turismo Sócio Ecológico, Arte, Cultura e Empreendedorismo.

Com o tema “Nutrindo as raízes, florescendo uma cultura biocêntrica, pela paz e cidadania”, a sexta edição do Festival será realizada com a participação de vários parceiros: Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Banco do Nordeste (BNB) Prefeitura Municipal de Meruoca, SESC/Sobral, Instituto ECOA Sobral, Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL/Sobral), Universidade Federal do Ceará (UFC), Escola Comunitária de Biodança (ECOMBIO), Cáritas Diocesana de Sobral, PJ do Norte, Coletivo Ocuparte, Instituto Tapuia, Promova, além de artistas, artesãos, agricultores, terapeutas, grupos juvenis do município e coletivos, dentre outros colaboradores.

Entre os dias 28 e 30 de junho poderão ser vivenciadas múltiplas atividades passando pela Agroecologia, Saúde, Práticas Integrativas em Medicinas Alternativas, Trilhas Ecológicas, Camping, Espetáculos, Shows, Manifestações da Cultura Popular, Cinema, Feiras, Rodas de Diálogos, Vivências Pedagógicas e muito mais.

Garanta a sua participação nos três dias de Festival e venha celebrar com a gente!

Conferência Internacional de Economia Criativa acontece dias 25 e 26 de junho

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Sebrae/CE realizam, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), a Conferência Internacional de Economia Criativa, nos dias 25 e 26 de junho, no Auditório do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema, Fortaleza). Com o tema “Territórios e Redes Criativas como Estratégia de Desenvolvimento”, o evento tem o propósito de debater novas propostas, modelos e alternativas de desenvolvimento, a partir da economia criativa, e é destinado a empreendedores criativos, pesquisadores, estudantes, secretários de cultura, gestores públicos e privados e o público em geral.

A Conferência Internacional de Economia Criativa também tem o propósito de discutir modelos de desenvolvimento que tomem a cultura como referência, de forma a valorizar as identidades, fortalecer os laços de solidariedade, gerar novas e ampliadas formas de produção, circulação e fruição de bens culturais, assim como discutir questões relacionadas ao desenvolvimento através da cultura, formas de organização, financiamento e modelos sustentáveis.

O evento propiciará um ambiente em que todos os agentes e instituições parceiras estarão voltados para a propósito de construção de uma nova visão de Estado em busca de soluções para transformar a vocação criativa do Ceará.

A Economia Criativa no Ceará

De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 2016, as indústrias criativas geraram durante o ano de 2015, R$ 165,6 bilhões para o País e a participação do PIB criativo estimado no PIB brasileiro cresceu de 2,56% para 2,64%, no período de 2013 a 2015.

Segundo a mesma pesquisa, em 2015 o Ceará contava com 4,1 mil empreendimentos criativos, o que representava 2,4% de todos os estabelecimentos do Estado. Esses negócios, organizações, empreendimentos, foram responsáveis pela geração de um PIB Criativo de R$ 2,3 bilhões, o que equivale a 1,6% de tudo que foi produzido no Estado, sendo o terceiro maior PIB do Nordeste e o décimo do país.

Diante desses dados, observa-se o papel da cultura como destaque no desenvolvimento do Ceará e do Nordeste, tendo por base o potencial de crescimento do mercado de bens e serviços criativos que geram alto valor agregado a setores tradicionais, a exemplo do design, da moda, do setor de confecções, arquitetura, construção civil, dentre outros.

Serviço:
Conferência Internacional de Economia Criativa
Data: 25 e 26 de junho
Local: Auditório do Sebrae
(Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema, Fortaleza)

Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de Ciências

Estão abertas, até o dia 6 de agosto, as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2019. Podem participar da competição estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o país, que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas.

A olimpíada ocorrerá em duas fases: a primeira, de 15 a 17 de agosto, nas próprias escolas; a segunda, no dia 21 de setembro, em local a definir. As provas terão 15 questões objetivas envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física e Química. A cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 28 de novembro com local a ser definido.

Poderão participar estudantes de todos os estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado. Para isso, o responsável de cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição online em http://www.onciencias.org/.

Com o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, a Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio do programa institucional “Ciência na Escola”, e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsáveis por sua execução.

Inscrições AQUI

Regulamento AQUI