Judiciário abre inscrições para alunos assistirem a julgamentos da IV Semana Estadual do Júri

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e textoA Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua (Secap) está recebendo inscrições de estudantes de graduação ou pós-graduação em Direito que estiverem interessados em assistir às sessões de julgamento, que serão realizadas durante a IV Semana Estadual do Júri no Judiciário cearense.

A iniciativa, que tem como objetivo aproximar o Judiciário da sociedade, faz parte das ações sociais que serão desenvolvidas durante a força-tarefa, que ocorre entre os dias 10 a 14 de junho em todas as comarcas do Ceará.

Os graduandos e pós-graduandos podem se inscrever, até 31 de maio, enviando e-mail para inscricoessecap@tjce.jus.br Devem informar nome completo, CPF, nome da instituição de ensino e dias disponíveis para participar da Semana. Será emitido, aos estudantes que participarem, declaração de participação, que pode ser utilizada como crédito para atividade complementar.

As inscrições tiveram início nessa segunda-feira (13/05). Para mais informações, os estudantes podem ligar para a Secap nos números (85) 3492.8060 ou 8066.

SOBRAL

A 1ª Vara Criminal de Sobral, que tem competência para o Tribunal do Júri, irá receber alunos de Direito e de escola profissionalizante para assistirem aos julgamentos agendados para a Semana.

A Faculdade Luciano Feijão, o Centro Universitário INTA (Uninta) e a Universidade Vale do Acaraú (UVA), além da Escola Estadual de Educação Profissional Lysua Pimentel Gomes Sampaio Sales, foram convidados pela unidade a participar como ouvintes das sessões.

“Bacurau”: Um canto de amor ao Nordeste no filme mais político dos últimos tempos

Resultado de imagem para filme bacurau“O protesto, desta vez, está em meu filme.” É assim que Kleber Mendonça Filho explica a ausência de manifestação política no tapete vermelho de “Bacurau”, filme que ele e Juliano Dornelles apresentaram na noite de ontem em Cannes, na disputa pela Palma de Ouro. Diferentemente de quando esteve no evento em 2016, quando a equipe de “Aquarius” levou cartazes contra o impeachment de Dilma Rousseff, o red carpet de ontem não teve nenhum grito contra Jair Bolsonaro; foi marcado pela serenidade e alegria dos diretores e elenco do filme.

Mendonça tem razão: “Bacurau”, mesmo que tenha sido concebido bem antes que Bolsonaro fosse sequer cotado para assumir a presidência do Brasil (o roteiro começou a ser pensado em 2010), fala do país de hoje como quase nenhum outro. E é um filme que prega a resistência a qualquer tipo de opressão, por meio de uma trama barroca, com um pé no fantástico e outro no realismo.

O longa é cheio de metáforas nem sempre muito claras, mas contundentes, com uma inegável competência e originalidade para se apropriar da cultura popular nordestina para falar de luta e sobrevivência. E preservação da própria liberdade.

A trama se passa “daqui a alguns anos”, no sertão do oeste de Pernambuco. A cidadezinha (fictícia) de Bacurau sofre com sabotagens diversas: não recebe mais água, enquanto comida e medicamentos se tornam raridade. O sinal de celular está cortado, e a cidade literalmente sumiu de todos os mapas oficiais. Quando assassinatos começam a acontecer, a população local se une para resistir, mesmo que, para isso, precisem ser tão violentos e sanguinários como os grupos interessados em dizimar a cidadezinha.

O povoado de Bacurau é provavelmente tudo o que Bolsonaro não gostaria que o Brasil fosse. As pessoas são pobres, escapam dos ideais de beleza canônicos brancos e europeus, mas são sobretudo livres e respeitam a liberdade de ser alheia. Personagens transgêneros, lésbicas e prostitutas são tratados com a mesma naturalidade e respeito que qualquer “cidadão de bem” do vilarejo.

São um povo unido e que tem amor próprio; se preciso, mancharão as mãos de sangue em nome da defesa de seu modo se ser, sua altivez e sua cultura, contra invasões e imposições do Brasil sulista ou estrangeiras.

A grande vantagem do filme é que essa forma de ser e de pensar não parece idealizada ou glamorizada; existe muito da Bacurau do longa em diversos locais pelo Brasil, sobretudo no Nordeste, onde, a despeito da carência material, o senso de empatia e de humanidade ainda não se perdeu. O filme é um canto de amor a uma das características que o nordestino tem de mais admirável: sua capacidade de resistir e enfrentar as adversidades, sem perder a capacidade de ter compaixão e o respeito pelos demais. Mas, igualmente, de se impor quando a situação exige.

É provável que desde os filmes de Glauber Rocha (como “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de 1964) nenhuma produção brasileira tenha feito um tratamento cinematográfico tão inspirado da mescla das tradições populares brasileiras aliadas ao cinema de gênero americano (sobretudo o faroeste) como o longa de Mendonça e Dornelles. E tudo é feito com veemência. Aliás, o estilo de “Bacurau” traz muito do cinema de Glauber, delirante e febril, por vezes de difícil compreensão para o grande público em seus detalhes, mas com uma mensagem geral clara. É um filme desigual, com muita coisa aparentemente pela metade, mas o efeito desestabilizador é positivo. O espectador precisa completar sozinho muito do sentido do que algumas cenas sugerem, e o trabalho cerebral é compensador. Mas o essencial está sempre lá.

O elenco é brilhante, e embora a expressiva Barbara Colen seja decepcionantemente desperdiçada em pouquíssimas cenas (começa como protagonista, mas praticamente desaparece com o decorrer do filme), a dupla de diretores utiliza com perfeição o talento de Sônia Braga no papel de uma médica da região e Udo Kier, ator alemão que interpreta um dos estrangeiros interessados em exterminar Bacurau. Há ainda composições impressionantes de Silvero Pereira, Karine Teles, Antonio Saboia e Jonny Mars.

Assista ao trailer de “Bacurau”

via UOL Entretenimento

IFCE abre inscrições para o curso de Produção de Pizza em Sobral

capacita-ifce-pizza-midias-sociais

Formulário de inscrição será liberado na segunda-feira e ficará disponível de 9h às 22 horas

As inscrições para o curso de Produção de Pizza, do projeto de extensão Capacita IFCE, serão realizadas no dia 27 de maio. O formulário de inscrição ficará disponível de 9h às 22 horas. Serão ofertadas 20 vagas e o resultado será divulgado no dia 28.

As inscrições serão classificadas por ordem de preenchimento e de acordo com o perfil do participante, 50% das vagas dos cursos serão destinadas para o público externo e as outras 50% para o público interno (servidores e estudantes). As aulas ocorrerão nos dias 13 e 14 de junho, de 13h30 às 17h30.

O projeto de extensão oferta, mensalmente, cursos gratuitos abertos também ao público externo. A cada mês, é lançada a inscrição para um curso específico, com orientações sobre prazos, requisitos, critérios de seleção e carga horária. Há certificado para os participantes. A iniciativa é da Coordenadoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

Serviço
Inscrições para o Capacita IFCE
Quando: 27 de maio, de 9h às 22 horas
Onde: através de formulário eletrônico ( http://bit.ly/30pUlaO)
Para saber quais cursos serão ofertados em 2019, clique aqui ( https://goo.gl/ktQZsu )

Ressuscitou 2019 celebra 20 anos da Comunidade Shalom em Sobral

A nona edição do Festival Ressuscitou (RSCT), o som da esperança, dará início à celebração dos 20 anos da Comunidade Católica Shalom em Sobral. O evento musical, considerado um dos maiores da região norte do Ceará, será realizado nos dias 24 e 25 de maio. A expectativa é alcançar um público de 25 mil pessoas na arena Ressuscitou, localizada no estacionamento do Centro de Convenções de Sobral. A entrada é gratuita.

O evento contará com atrações nacionais e locais de diversos estilos. O público vai se agitar ao som do reggae e rock da Banda E3, o ritmo contagiante do Swing Leva Deus e o estilo da Banda Emanuel. Entre as atrações nacionais, contamos com o pop rock do Missionário Shalom e o talento inconfundível de Adriana Arydes. Na primeira noite, sexta-feira (24), a abertura será com Santa Missa da Misericórdia, às 18h, celebrada por Padre Antônio Furtado, sacerdote da Comunidade Shalom.

O objetivo do evento é que as pessoas tenham uma experiência com o amor de Deus, segundo Rodielson Silva, responsável pela Comunidade Shalom em Sobral. “Queremos oferecer às pessoas uma experiência de paz com o outro, consigo mesmos e com a pessoa de Jesus Cristo através desse evento que une arte, música, entretenimento e momentos de oração”, destaca.

Projeto Vida na Teias da Cultura apresenta espetáculo “Nossas Danças Resistem” na palco do Theatro São Jão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoO Instituto Teias da Juventude convida você e sua família para prestigiar o espetáculo “nossas danças resistem” promovido pelo Projeto Vida na Teias da Cultura. Este tem como objetivo desenvolver um trabalho com jovens e adolescentes nos bairros Terrenos Novos, Caiçara, Dom José, Sumaré, Padre Palhano e distritos como Aprazível, Pau Darco e Pedra de Fogo. Uma das atividades oferecidas pelo projeto é a dança, com o propósito de promover a qualidade de vida e desenvolver movimentos culturais com as comunidades. O Espetáculo Nossas Danças Resistem apresentará diversas expressões da dança que retratam a diversidade cultural brasileira.

SERVIÇO
Espetáculo ‘Nossa danças resistem”
DIA: 25 de maio 2019
Horário: 19h
Local: Teatro São João
Entrada: 1kg de alimento não perecível.

IX Semana do Bebê acontece de 18 a 24 de maio

Resultado de imagem para Prefeitura de Sobral realiza IX Semana do Bebê de 18 a 24 de maioA Prefeitura de Sobral, por meio do Gabinete da Vice-Prefeita, realiza, de 18 a 24 de maio, a IX Semana Municipal do Bebê, com o tema “Quem ama cuida e protege”. O evento ocorre em parceria com as secretarias da Educação; da Saúde; dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e da Segurança e Cidadania.

A programação contará com atividades entre oficinas, rodas de conversas, contação de história, caminhadas, resgate de brincadeiras e apresentações teatrais. As ações irão contemplar escolas municipais, Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros e distritos.

Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Programação

Dia 18 de maio de 2019 (sábado)

Abertura da IX Semana do Bebê
6h às 7h – Concentração para a Passeata do Bebê – Local: Rua Domingos Olímpio entre a Praça da Coluna da Hora e Praça de Cuba.
7h – Passeata de Abertura da IX Semana do Bebê – Percurso: Domingos Olímpio/ Coronel Rangel /Rua Viriato de Medeiros/Rua Diogo Gomes/Praça do Patrocínio.
8h – Estação do Brincar – Local: Praça do Patrocínio.

Dia 20 de maio de 2019 (segunda-feira)

Território Cras Aracatiaçu
9h – Palestra – Tema Quem Ama Cuida – Aracatiaçu – Local: Salão Paroquial de Aracatiaçu.
9h – Palestra: Alimentação Saudável – Local: Escola Frederico Auto Correia/Vassouras.
13:30h – Cine Infantil SCFV 0 a 6 Anos Local: Escola Deliza Lopes/Água Doce I.

Dia 22 de maio de 2019 (quarta – feira)

8h ás 12h – Encontro de Promoção da Saúde do Bebê/Premiação do Selo Trevo de Quatro Folha e Apresentação do Protocolo da Saúde da Criança – Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – Local: Centro de Ciências da Saúde – CCS.

Dia 24 de maio de 2019 (sexta – feira)

14h às 17h – Seminário de Encerramento:
– Exposição sobre o Fortalecimento da Rede de Proteção e Cuidado à Criança – A Importância dos Primeiros 1000 Dias – Expositora: Professora Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva-Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e doutoranda em Educação Brasileira pela UFC na Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança com ênfase nas práticas pedagógicas e identidade docente na Educação Infantil. Experiência de formadora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil.
– Lançamento do Projeto PIPA.
– Lançamento do Cartão Sobral.

‘Mestres do Universo’: Filme com Noah Centineo é adiado para 2021

'Mestres do Universo': Filme com Noah Centineo é adiado para 2021Segundo novas informações da VarietyHe-Man e os Mestres do Universo, que será protagonizado por Noah Centineo, foi adiado mais uma vez.

Originalmente com estreia marcada para o dia 17 de dezembro de 2019, o longa-metragem da Sony Pictures já havia ganhado uma nova data de estreia (meados de 2020). Agora, tudo indica que a companhia escolheu um novo dia para o lançamento: 05 de março de 2021.

Art Marcum e Matt Holloway, roteiristas de ‘Homem de Ferro’, foram contratados pela Sony para reescrever o roteiro de David Goyer.

Adam e Aaron Nee serão os diretores.

Além disso, ficamos sabendo mais detalhes sobre a trama do reboot e as mudanças que serão feitas. Entre as mais interessantes: He-Man e Esqueleto serão irmãos. Confira:
“O Rei Randor é um grande guerreiro de Eternia, descendente dos Grayskulls, e pai de dois filhos: Adam e Keldor, que é escolhido como herdeiro para o trono, enquanto que seu irmão, Adam, é jovem, irresponsável, a ovelha negra da família. Como o relacionamento de Adam com seu pai é tenso, Keldor é tido como um filho perfeito, amado por seu pai, porém o destino de Eternia é posto em risco. Com seu reino em perigo, Randor coloca seu povo como prioridade, traindo Keldor, e iniciando uma série de eventos que o levam a se tornar o icônico vilão Esqueleto”

via cinepop