Laboratório de Gestão Cultural promove palestra e mesa com convidados das áreas de produção e gestão cultural do estado

Palestra Práticas de Gestão e Produção CulturalA gestora do Cineteatro São Luiz e Diretora de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, discorre sobre “Práticas em Gestão e Produção Cultural” no Laboratório de Gestão Cultural, neste sábado, 11 de maio, às 13h, na Casa da Cultura de Sobral. Acesso gratuito para ouvintes, com vagas limitadas.

Para contribuir no debate, participam da mesa profissionais das áreas de gestão e produção cultural do estado. Os convidados para a mesa são: Eugênio Leandro, cantor, compositor e escritor; Dora Freitas, jornalista e produtora cultural; Paulo Feitosa, gestor cultural e diretor da Quitanda das Artes; Emídio Sanderson, produtor cultural e especialista em Gestão e Políticas Culturais; e Valéria Cordeiro, administradora, produtora e gestora cultural.

Rachel explica que a proposta da disciplina é trabalhar a compreensão do que são as atividades de produção e gestão cultural e como elas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos. “Vamos ver como eram as formas que essas atividades eram exercidas antes das leis de incentivo e como passaram a ser com as leis e quais são os principais desafios que estão postos para quem trabalha com produção e gestão cultural”, esclarece.

SERVIÇO 

Palestra “Práticas em Gestão e Produção Cultural”, com Rachel Gadelha – Dia 11/05 (Sábado), às 13h na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, nº 929 – Centro Sobral – CE). A atividade acontece como parte da Pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural. Informações:www.laboratoriosculturais.com. Acesso gratuito com vagas para ouvintes.

Instituto Ecoa realiza concurso fotográfico com o tema “A Cidade e a Luz”

O Instituto Ecoa promove, nos dias 20 a 31 de maio, a primeira edição da Maratona Fotográfica com o tema “A Cidade e a Luz”. A programação faz parte da comemoração ao Centenário do Eclipse de Sobral (1919). Sob curadoria do fotógrafo Alex Costa, o concurso apresenta três modalidades: infantojuvenil, adulta e livre, com regras, critérios e datas específicas.

A modalidade infantojuvenil é reservada aos alunos das escolas Osmar de Sá Ponte e Edgar Linhares, com oficinas nos dias 20 e 21 de maio (seg e ter). A seleção das fotografias acontece dia 22 (qua) e os estudantes vencedores serão premiados com dois smartphones, um para cada escola. Ao final desta modalidade, os registros irão compor ainda uma exposição, de 27 a 31 de maio, em ambas as escolas.

Na modalidade adulta acontece em duas etapas e é aberta ao público, com inscrições online através do link (http://bit.ly/inscmaratonafotografica), de 8 a 12 de maio. Na primeira etapa os candidatos devem preencher o formulário de inscrição anexando uma foto na resolução mínima de 1920 x 1080, obedecendo o tema “A Cidade e a Luz”, o resultado da pré-seleção será divulgado dia 14 (ter) de maio. Na segunda etapa os selecionados irão participar de uma prática de campo, dias 17 e 18 (sex e sáb), onde poderão compor a fotografia que irá concorrer, dia 30 (qui), ao prêmio de uma câmera Canon.

A terceira e última modalidade é livre e acontecerá de 17 (sex) a 28 (ter) de maio. Nela, cada participante deverá publicar uma foto em seu feed no Instagram com a hashtag #SobralACidadeEaLuz, marcar os perfis @prefeituradesobral, @secjelsobral e @ecoasobral, e replicar a publicação no story. O resultado sai dia 29 de maio e o vencedor será premiado com um smartphone.

A Maratona Fotográfica é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto ECOA, e irá utilizar como critério avaliativo o tema “A Cidade e a Luz” para todas as modalidades.

Inscrições na modalidade adulta AQUI