XXI Edital Ceará Junino: Secult abre inscrições para projetos de todo o Ceará

Os preparativos para a Festa Junina do Ceará vão começar. O XXI Edital Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com inscrições abertas a partir deste domingo, 28/4. Com o objetivo de selecionar e apoiar a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino, o edital traz três categorias: Quadrilha Junina (adulta, infantil e da diversidade); Festival Regional de Quadrilhas Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino. Ao todo, o Edital destina R$ 3,15 milhões para o apoio a 136 projetos. As inscrições seguem abertas até o dia 13 maio deste ano e são online, feitas pelo site de editais da Secult: www.editais.cultura.ce.gov.br, onde também está disponível o edital e seus anexos.

O XXI Edital Ceará Junino 2019 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações populares do ciclo junino nas várias regiões do Estado do Ceará, com o intuito de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura junina cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos; e fortalecer as manifestações do ciclo junino no circuito cultural e turístico do Ceará.

Casa da Cultura recebe a exposição inspirada no sertão nordestino nesta terça-feira (30/04)

A Casa da Cultura de Sobral recebe, a partir desta terça-feira (30/04), a exposição “SER_TAUM”, do artista piauiense Pedro Vidal, que traz 12 pinturas inspiradas nas paisagens do Sertão nordestino, na obra “Grande Sertão: veredas” de Guimarães Rosa, na estética naif e da xilogravura e cordel.

A pinturas do SER_TAUM nascem de forma espontânea, de lampejo: uma vista (que pode ser de memória) vira rabisco num papel e depois uma ilustração vetorial. Do virtual volta ao físico através das tintas em telas, kraft e outros anteparos. Os vetores têm a possibilidade de mudar rapidamente e fazer muitos testes de forma, cor e disposição, porém é apenas com a acrílica que o trabalho encontra seu lugar-potencial: são usados tons e meios tons misturados, cores metálicas e a textura do anteparo somada à da tinta em si. No final, quando a pintura está pronta, é um respirar mais leve misturado à vontade de produzir mais e cada vez mais.

A exposição ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h e aos sábados, de 17h às 21h, até o dia 9 de junho.